CONHEÇA AS FASES DO BEBÊ E SAIBA O QUE FAZER EM CADA UMA DELAS

09/10

Ter um bebê em casa pode ser motivo de alegria, mas também de muitas dúvidas – especialmente se você for mãe de primeira viagem. Isso é completamente normal não só quando o assunto é ter um filho, mas com qualquer coisa que seja nova na nossa vida. E vamos combinar que as crianças não vêm com manual de instruções, né? No entanto, conhecer as fases do bebê e saber como estimular o seu filho em cada uma delas pode ser transformador!

Talvez você já tenha lido em algum post aqui do blog que eu uso um aplicativo chamado Kinedu desde que a Anne Liv estava na minha barriga. Entre tantos motivos que eu tenho para recomendar esse app, acompanhar o progresso da minha filha talvez seja o principal! Para começar a usar o Kinedu, é só fazer a avaliação do seu bebê (que, por sinal, foi desenvolvida junto com especialistas em desenvolvimento infantil da Universidade de Stanford!).

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Depois de cada atividade que você realiza com o seu filho, o Kinedu já mostra a opção para você atualizar os marcos do desenvolvimento dele. Assim, o app entende em que fase do desenvolvimento o seu bebê está, e oferece brincadeiras personalizadas de acordo com as necessidades dele.

fases desenvolvimento bebê

Fases do bebê

A seguir, listei as principais fases do bebê e algumas atividades do Kinedu que você pode fazer com o seu filho de acordo com o estágio em que ele está.

0 a 3 meses

Depois de tanta espera, seu bebê finalmente veio ao mundo! Dos 0 aos 3 meses, você deverá verificar a presença dos reflexos primitivos no seu filho, seja na consulta com o pediatra ou em casa, com o Kinedu.

Seu filho também vai aprender a sustentar a cabeça (o que será fundamental para que, no futuro, ele aprenda a sentar, comer, engatinhar, etc.), colocar as mãos na boca, fixar o olhar nos objetos e tentar localizar a origem de um som.

Veja como estimular o seu bebê nesta fase:

Atividade: Me afasto

Essa atividade irá exercitar a capacidade do seu bebê de prestar atenção aos sons.

fases do bebê - sustentar a cabeça

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

4 a 6 meses

Esta fase é encantadora! É nela que o seu bebê provavelmente irá começar a se sentar sem apoio, virar, rolar, prestar atenção às conversas e gargalhar (fazendo a mamãe rir à toa!). 

Veja como estimular o seu bebê nesta fase:

Atividade: Posição sentada

Essa atividade irá estimular a coordenação motora do seu bebê, ensinando-o a se sentar.

fase do bebê - sentar

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

7 a 9 meses

Nesta fase, muita coisa muda, e a maioria das mães começa a dar outros alimentos além do leite materno para os seus filhos. Além disso, os bebês começam a balbuciar sílabas repetidas (como “ma-ma”), ficar em quatro apoios (na posição para engatinhar), amassar papel com as duas mãos e segurar coisas com as pontas dos dedos.

Por volta dessa época, eles também começam a entender o significado de “não” e a apontar para as coisas para pedir ajuda.

Veja como estimular o seu bebê nesta fase:

Atividade: Deslize

Essa atividade irá estimular a coordenação motora do seu bebê e prepará-lo para engatinhar. 

fase do bebê - introdução alimentar

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

10 a 12 meses

Nesta fase, é muito provável que o seu filho já engatinhe e consiga andar apoiando-se em móveis ou com a ajuda dos pais. Ele também já conseguirá controlar melhor os objetos com as mãos e começará a comer sem ajuda.

Também nessa época, seu bebê irá ficar mais apegado a você e desconfiar mais das pessoas que ele não conhece. 

Veja como estimular o seu bebê nesta fase:

Atividade: A caixa escondida

Essa atividade irá reforçar a compreensão do conceito de permanência do objeto, que será necessária para o seu bebê trabalhar a ansiedade de separação.

fase do  bebê - engatinhar

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Vale sempre lembrar que os marcos do desenvolvimento servem como uma referência, já que cada criança é única e se desenvolve da sua própria maneira. No entanto, observar as fases do bebê é muito importante para poder dar ao seu filho os estímulos que irão ajudá-lo a atingir seu potencial pleno em cada fase. Se você achar que o seu pituco está apresentando algum atraso, converse com o seu pediatra.

Sobre o Kinedu

O Kinedu é um aplicativo criado por especialistas em desenvolvimento infantil e recomendado por pediatras (e pela mamãe aqui!). Ele tem uma versão gratuita, com algumas atividades por semana, e uma versão premium (que é a que eu uso e amo!), com um plano diário de brincadeiras, acesso completo ao catálogo de atividades e artigos e ao progresso do bebê, e permissão para adicionar até 5 bebês e quantos familiares você quiser!

A versão premium tem 7 dias grátis para você testar com o seu bebê – vale muuuito a pena!

Clique AQUI e baixe o Kinedu com 7 dias de teste grátis para iPhone e Android!

Você também pode se interessar por:

Marcos do desenvolvimento infantil: o que é e qual a sua importância?

Brincadeiras educação infantil | Coordenação motora

Com quantos meses o bebê senta?

Agora que você conhece melhor as fases do bebê, me conta: em que fase o seu filho está? O que você tem feito para ajudá-lo com o desenvolvimento dele? Deixa nos comentários, vou adorar saber!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade