FRALDAS ECOLÓGICAS | NOSSA EXPERIÊNCIA

1178
07/06

E começamos a testar as fraldas ecológicas por aqui! Gravei esse vídeo contando tudo sobre elas, tirando dúvidas e quebrando mitos. Vamos falar sobre a forma como se usa, se lava e como tem sido essa experiência, vantagens e desvantagens na minha opinião.

Criei esse conteúdo para, acima de tudo, mostrar essa experiência de uma forma leve e neutra. Já muita gente torcendo o nariz sem nem conhecer direito o que são as fraldas ecológicas e reutilizáveis ou achando que era um trabalhão sem nem ter testado. Já vi gente condenando o uso de fraldas descartáveis e não é isso que eu quero aqui. Afinal, cada família vai criando sua rotina baseada naquilo que faz sentido, em suas prioridades e estilo de vida. Não existe certo e errado na maternidade, sempre sou a favor dessa ideia, existem sim muitas formas de viver e fazer acontecer, né?!

De fato eu me identifico com as fraldas ecológicas, pois eu mesma já não usava mais absorventes descartáveis. Eu uso copo coletor menstrual e absorventes laváveis, então sei que não era trabalho a mais fazer dessa forma. Muito pelo contrário, o que sobressaía para mim era o fato de poder ter algo reutilizável e assim algo que me faz economizar dinheiro e reduzir os resíduos que eu coloco no mundo, que vão levar centenas de anos para se decompor. Foi algo para o qual eu despertei com o passar do tempo, de acordo com uma série de ajustes que senti necessidade de fazer, para viver com mais congruência ao que acredito.

Esses e tantos outros ajustes são gradativos, afinal, uma transição de estilo de vida com consciência requer tempo de adaptação e cada um tem seu tempo, seu próprio ritmo. E também eu acolho que talvez ser 100% ecológico, correto, sustentável, é algo que eu não busco ser. Busco ser o melhor possível nesses sentidos, mas nada que seja inalcançável para minha realidade hoje. Porque antes eu acabava frustrada por não ser totalmente isso ou aquilo e deixava de ter certas atitudes, que mesmo que não fossem absolutas ou frequentes, já fariam uma diferença para melhor no mundo.

E é bem esse o caso das fraldas laváveis, eu uso em casa, quando saímos para passeios mais longos, eu levo descartáveis, e para mim isso está ok em meu coração. Já estou fazendo alguma coisa e alguma coisa para melhor!

CONFIRA A MINHA EXPERIÊNCIA NO VÍDEO

No mais eu achei as fraldas ecológicas bem mais práticas do que eu imagina, porque eu também tinha alguns conceitos precipitados sobre elas… Elas de fato são modernas e inteligentas, feitas com abotoaduras que vão mudando conforme o tamanho do bebê. O tecido é pensado para ser gentil para a pele, não há necessidade de usar creme para assaduras.

Uma grande vantagem é que elas duram até 15kgs do bebê, não ocupam tanto espaço para guardar, podem ser acumuladas para lavagem em quantidade, evitando qualquer desperdício de água. E em relação a água, que é o argumento de muitos, que se gasta água na lavagem… na verdade a confecção das fraldas descartáveis exige uma quantidade grande de água e fralda acaba sendo um resíduo não reciclável e poluente.

Tem tudo no vídeo para vocês entenderem mais sobre o que eu tenho sentido sobre essa experiência e gostaria de saber se vocês usam, já usaram e gostaram ou não se adaptaram!

Aqui tem espaço para todo tipo de experiência, valorizados a empatia e o respeito a diferentes tipos de opinião =)

VEJA POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

O Leite Empedrou? Diário da Amamentação

Queda de Cabelo e Pós Parto | Cacheia e Fala

Grande beijo,

Ju