Ginástica Laboral

08/01

por Edu Nogueira | Educador Físico

A Ginástica Laboral (GL) é considerada um grande instrumento para a melhoria da saúde do trabalhador, pois, por meio de exercícios físicos específicos, tem a finalidade de prevenir acidentes de trabalho e possíveis lesões decorrentes das atividades ocupacionais, conhecidas como LER (lesões por esforços repetitivos) e DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), que afetam tendões, músculos, nervos, fáscias entre outros.

A GL não causa desconforto, transpiração e não cansa, porque é de leve intensidade e de curta duração (de 5 a 15 minutos), sendo as atividades prescritas de acordo com a função de cada trabalhador.
É realizada no próprio local de trabalho, de forma voluntária e coletiva na hora do expediente, podendo ser realizada antes, durante ou após a jornada de trabalho.

Estudos mostram que a GL aplicada de forma contínua e bem orientada tem beneficiado e muito a vida do trabalhador e do empregador, pois ambos acabam sofrendo consequências quando um funcionário é afastado do emprego por problemas na saúde. As mesmas pesquisas mostram também que, com a aplicação da GL, é possível mudar a vida do trabalhador tornando-o mais apto e ativo pras atividades físicas fora do local de trabalho.
 
 
BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL PARA O FUNCIONÁRIO

– Reeducação postural
– Alívio do estresse e da ansiedade
– Melhora da saúde física e psicológica
– Melhora no desempenho profissional
– Aumenta a disposição para o trabalho
– Aumento da integração e interação social
– Redução das tensões acumuladas no trabalho
– Diminuição da fadiga visual, corporal e mental
– Melhora nos hábitos alimentares e na qualidade do sono
 
 
BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL PARA A EMPRESA

– Redução de faltas, e afastamentos, por parte dos funcionários
– Aumento da produtividade
– Diminuição de erros e falhas
– Maior integração da equipe
– Funcionários mais dispostos ao trabalho
 
Fotos: Reprodução