Gripe ou Resfriado? Receita de Chá para Imunidade e Chás Funcionais da Nutri

13/09
Gripe, resfriado, baixa imunidade? Nesse vídeo eu te mostro uma receita caseira super fácil, um chá que acelera a recuperação e ainda te devolve à disposição que você precisa.

Recentemente comentei no meu snapchat [ me segue lá – jujulianagoes ] que eu tinha ficado gripada e não lembrava a última vez, em anos, que fiquei desse jeito. Toda entupida, com dores de cabeça, dor no corpo e febre. Muitas de vocês sabem que eu sou adepta de uma vida mais natural e evito medicamentos alopáticos. Eu costumo recorrer aos chás, sucos funcionais, ervas e tudo o que temos direito e que venha da natureza. Desde criança isso funciona muito bem comigo e nesse vídeo vou dividir uma receita da mamãe que realmente me salva nessas horas de resfriado e gripe.

O chá é totalmente natural, simples e seus ingredientes são de fácil acesso. Além de encontrar a receitinhas no fim dessa matéria, também vou deixar as propriedades de cada ingrediente para que você entenda mais a fundo os benefícios, entendendo porque ele é tão bom! Cada item da receita tem seu propósito, então vale fazer ela completinha, mesmo se não gostar muito de algum dos ingredientes, pensa que é pela sua saúde e pelo menos para meu gosto, eu adoro esse chazinho e quando acaba eu logo quero repetir.

INGREDIENTES

Limão | 1 unidade
Considerado pela milenar medicina ayurvédica como o alimento mais fantástico da humanidade, tem inúmeros propriedades terapêuticas, energéticas e nutricionais. Já falamos aqui no blog do Detox de Limão que melhora a imunidade e apesar de ser ácido enquanto fruta, quando você ingere ele se transforma automaticamente em um alcalinizante poderoso, ajuda na assimilação de minerais e nutrientes. Ele é antibiótico, desintoxicante e também age como desinfetante quando você inala, ótimo para rinites e sinusites.
Mel | 1 colher de sobremesa
Os egípicios da antiguidade já usavam o mel no tratamento de doenças. É um antibiótico natural, favorece a fixação de sais minerais como o cálcio e o magnésio e também tem propriedades antioxidantes.
Gengibre | Algumas rodelinhas do talo com casca
Usado durante séculos na Ásia para o tratamento de diversas doenças, entre elas a gripe, congestão, dor de cabeça, reumatismo, ele é capaz de curar enjôos e aliviar sintomas de artrite reumatoide. Considerado o alimento da inteligência e lucidez, expande pulmões e todo o sistema respiratório. É termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e melhora a disposição. Use com a casca, já que muito de sua riqueza nutricional está justamente nela. Restrição: mulheres no primeiro trimestre de gravidez devem evitar o consumo do gengibre ou consultar um médico.
Alho | 1 dente em fatias ou pedacinhos
Entre inúmeras propriedades benéficas à saúde, previne e combate gripes e resfriados, por ser antiviral e antibacteriano. Rico em vitamina C, também é uma boa fonte de Vitamina B6.

MODO DE PREPARO
Atenção sempre que fizer um chá: não use água muito quente, se ela ferver demais pode comprometer a integridade dos ativos e propriedades dos ingredientes! Quando aparecerem as primeiras bolhinhas, eu aconselho que você já desligue o fogão ou sua chaleira.
É sempre bom lavar o limão e o gengibre. Se possível, usar ingredientes orgânicos.
Começo descascando e fatiando o alho em rodelas, jogo na caneca. Faço o mesmo com o gengibre, faço algumas fatias com casca, acrescento na caneca. Depois eu espremo o limão e se ele for orgânico, ou seja, livre de agrotóxicos, uso algumas fatias no próprios chá. Por fim coloco o mel e aí sim está tudo pronto para receber a água quente, lembre que é quente e não fervendo. Espere 4 minutinhos com tudo em infusão e está prontíssimo. Assim seu chá vai ter o máximo de benefícios. Eu costumo beber com todos os ingredientes dentro e ainda faço um refil quando acaba, aproveito o que sobrou e coloco mais água.
VEJA O VÍDEO COM A RECEITA E TAMBÉM AS DICAS DA NUTRI

É normal suar um pouco depois, é como se fosse um detox mesmo. Eu costumo tomar esse chá 3 vezes por dia quando o resfriado ou a gripe aparecem. Minha dica é evitar muito gengibre depois das 18hs, já que ele dá uma acelerada no metabolismo e uma boa noite de sono é necessária nessas horas!
Conheça todos os 7 Benefícios da Água Morna com Limão e se tiver dúvidas, veja também os Mitos e Verdades sobre o Detox de Água com Limão, com participação da nutri Mariana Imbelloni @nutrym 🙂
Beijos com amor,

Ju