INSÔNIA: Dicas para ter um sono saudável

05/05

Tem mais alguém com insônia aí? Resolvi gravar algumas dicas para insônia, afinal dormir bem é qualidade de vida!

Ando tendo insônia nessa fase da gravidez, principalmente desde que iniciamos a quarentena e decidi compartilhar um pouco dos meus rituais criados para lidar com esses momentos em que precisamos dormir, mas olhinhos secam.

Você tem insônia? Já parou pra observar o que acontece na sua rotina que te deixa sem sono? Eu tenho percebido que minha insônia é pontual, sendo sempre uma ou duas vezes por semana.

Vou dividir com vocês o meu passo a passo para amenizar os problemas com a insônia, espero que ajude você ou que consiga adaptar de uma maneira que funcione para você. Vamos lá!

Meu ritual para insônia

Prepare um chá e use óleos essenciais

Esquente água para fazer um chá relaxante. Enquanto a água esquenta, eu costumo aproveitar para usar o que aprendi em um curso de aromaterapia, uso óleo essencial de lavanda para fazer uma pausa com respiração profunda, inspirando esse aroma que é um calmante e relaxante natural.

Por ser totalmente natural, não há nenhuma contra indicação no uso dos óleos essenciais, se você tiver problemas frequentes pode colocar duas gotinhas do óleo essencial de lavanda no seu travesseiro para ter esse momento de relaxar assim que deitar. Preparei um chá calmante, a camomila é ótima e além ajudar no sono é um tonificante facial maravilhoso.

Tenha um momento com o Zen e coma maracujá

Aproveito esse momento para fazer um momento com o Zen, o meu aplicativo que tem muitos conteúdos de meditação, desenvolvimento pessoal e vida saudável. Amo a terapia com cristais, o som das tigelas é muito relaxante e tem muitas trilhas, inclusive uma especial para insônia.

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Outra dica que eu amo é: comer maracujá! Isso mesmo, eu como maracujá e se você quiser experimentar, tente adoçar o maracujá com mel ou melaço, mas evite o açúcar, principalmente à noite ou próximo da hora de dormir.

Faça exercício de respiração consciente e detox digital

Fazer uma pausa para respirar fundo é importante também. Tente inspirar pelas narinas, segure com a barriga inflada e solte o ar lentamente! Geralmente eu inspiro contanto dois tempos, seguro quatro tempos e solto contando seis tempos.

Ter esse momento me ajuda a respirar de forma consciente e contar a respiração ajuda a desconectar de pensamentos que deixam a gente fritando e tiram o sono. Respirar os aromas do chá podem ajudar a acalmar também. E por mais que você tenha vontade de pegar o celular ou ligar a tv, é bom evitar, aproveita o momento para deixar seu corpo fazer um detox digital e entender que é hora de descansar e dormir.

Evite alimentos pesados antes de dormir e faça afirmações positivas

É importante comer algo mais leve no jantar, nosso corpo precisa de ajuda pra diminuir o ritmo e descansar também. Se a gente comer algo muito pesado, nosso organismo vai continuar ligado e trabalhando para administrar os alimentos ingeridos nas últimas horas.

Por fim, eu faço afirmações positivas para dar um fim na insônia, fico repetindo como um mantra:

Eu posso relaxar!
Eu mereço relaxar!
E eu sei o que fazer para me encaminhar para esse relaxamento
Eu me entrego à uma noite de sono restaurador
Um sono profundo, regenerador
Tendo todas as sensações de cada uma dessas práticas me ajuda a induzir um sono profundo
Boa noite!

É isso! Depois desse ritual longoooo e relaxante é impossível a insônia persistir, até ela cai de sono e dorme junto hahahaha. Espero ter ajudado você e se tiver alguma dica mara pra ajudar com a insônia me conta nos comentários, posso aderir no meu ritual e deixar ele ainda mais completo para os dias em que a insônia tentar se encostar por aqui!

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Com amor,

Ju