Mala de bordo: dicas práticas para montar a sua!

23/10

Você sabe tudo que pode levar na mala de bordo em uma viagem internacional? Nesse vídeo, eu vou descomplicar e te ajudar a levar tudo que você precisa driblando as burocracias do aeroporto com dicas práticas.

O que é a mala de bordo?

A mala de bordo é aquela bagagem de mão que você tem direito, independente da tarifa ou classe, que você tenha adquirido para sua viagem. Em viagens internacionais, geralmente as pessoas levam mochilas de costas em tamanhos maiores ou malas menores.

Dimensões e Peso

É importante ficar de olho nas dimensões permitidas. O tamanho máximo é de: 55 cm de altura, 35 cm de comprimento e 25 de largura. O peso varia de acordo com as companhias, mas se você vai sair do Brasil, o peso permitido é de até 10 kilos por bagagem de mão.

imagem ilustrativa, define as dimensões de uma mala permitida levar como mala de bordo em viagens internacionais

O meu conselho é que você não arrisque levar mais do que o permitido e nem tente usar uma mala ou bolsa que fuja das recomendações. É provável que você tenha que despachar sua mala e fique sem os itens importante que você precisa ter perto em grandes deslocamentos.

A dica é que você pense na mala de bordo e em uma bolsa ou mochila melhor que você pode levar também, como: bolsa de bebê, bolsa de notebook ou mochila pequena.

O que não pode faltar na minha bagagem de mão!

Pensando em trabalho, meus equipamentos estão sempre comigo. Levo minha câmera, computador, fones de ouvido, carregadores, baterias e microfone. O ideal é que os eletrônicos não sejam despachados, isso porque você vai precisar durante o trajeto e porque são frágeis.

Itens de higiene

Eu sempre separo itens de higiene que eu sei que vou precisar e levo em uma necessaire. Não pode faltar a minha escova de dente, creme dental, desodorante, um produto para lavar o rosto. Porém, produtos líquidos, cremosos, pastosos são limitados na bagagem de mão. Saiba que você pode levar até 10 frascos ou 1 litro de líquidos, então você tem que fazer essa conta.

Roupa extra

Eu sempre levo uma muda de roupa extra! É importante, porque em viagens de longa duração podem acontecer acidentes. Já vi casos em que um rapaz derramou suco na roupa, e já pensou ficar horas com a roupa suja, por não ter roupa extra para trocar?

Eu sempre levo sutiã, calcinha, duas blusinhas e até pijama extra. Pode acontecer de a sua mala não chegar em viagens internacionais. Sua mala pode ser extraviada e mesmo sendo raro é bom estar sempre precavida. Pense sempre “se a minha mala não chegar, o que é importante ter comigo?”.

Nota: Lenços umedecidos são vida! Conte com eles pra tudo, porque você pode precisar tomar um banho de gato, pode não ter papel higiênico, você pode se sujar. Esse é um item indispensável pra mim.

Na hora de montar sua bagagem de mão é importante ser objetivo, quanto menos coisas pra levar, menos coisas pra se preocupar. Tenha sempre sua carteira e documentos acessíveis com você, seja na bagagem de mão ou em uma bolsa menor.

Dicas de amiga

Você sabia que não pode entrar no avião com garrafinha de água em voos internacionais? Para facilitar a sua vida, leve na sua bagagem de mão ou na sua bolsa de apoio uma garrafa vazia, assim você poderá ir enchendo no avião. Evite o uso de copos de plástico para não ter que levantar toda vez que desejar tomar água.

Leve com você um adaptador universal! Muita gente esquece que o padrão das tomadas muda de acordo com cada país. Então o ideal é que você tenha um adaptador para conseguir carregar seus eletrônicos sem dor de cabeça.

Sobre medicamentos e comida

Você pode levar frutas e complementos, mas apenas se estiver acompanhada de uma criança. Eu sempre levo bananas, maçãs e avocados pra Anne Liv. Medicamentos também são permitidos, mas é importante que você tenha com você uma receita prescrita pelo seu médico, porque dependendo do país de destino algumas substâncias podem ser proibidas.

Compras no aeroporto

Se você fez compras no aeroporto, tudo bem! O que acontece é que eles vão lacrar na Duty Free, para esses casos você pode comprar produtos e até bebidas com mais de 100ml. Em alguns casos, você compra e eles te entregam na porta do avião. Caso você compre alguma coisa e não lacrem na loja, guarde o comprovante para resguardar suas comprinhas.

Mas o que não pode levar?

Você não pode levar nenhum objeto cortante, perfurante, explosivo e nada que seja considerado uma arma, nem mesmo arma de brinquedo. Plantas ou seus derivados, materiais em pó, líquidos, gel, recipientes com gás de pimenta e aerossóis. É sempre bacana acessar o site da companhia aérea em que você adquiriu sua passagem para checar melhor as regras sobre a sua bagagem de mão.

Se você gostou dessas dicas, aposto que você vai amar o próximo post. A Fada Nalini, lembram dela? Vai nos ajudar a arrumar a mala direitinho usando o método de arrumação da Marie Kondo.

Veja posts que você pode se interessar

Como arrumar e simplificar sua mala de viagem

Rotina de viagem | Mala de bordo, dicas e preparativos

Mala da Anne Liv + Despedida do México

Me conta nos comentários quem é você no rolê das viagens. Eu sou prática e levo somente o necessário e você?

Com amor

Ju