Mala de Viagem: Aprenda a organizar a sua!

24/10

Vai uma ajudinha na hora de arrumar a mala aí? Na hora de programar uma viagem internacional é bom saber dicas, e nesse vídeo eu compartilho tudo que aprendi, sobre organização de mala para viagem com a Fada Nalini

Se você caiu aqui de paraquedas e está se programando para uma viagem viagem internacional, quero te dizer que já tem um post aqui no blog, ensinando como montar uma mala de bordo inteligente, pra te poupar de aperreios durante o vôo.

Para ver esse post, basta CLICAR AQUI!

Agora vamos pegar a nossa mala e montar com as dicas preciosas de arrumação da Nalini, pupila da Marie Kondo, a criadora do Método KonMari.

Mala de Viagem: Primeiros passos

Antes de organizar, você precisa saber o que vai levar na viagem. Então, é importante que você separe todas as roupas que vai usar durante a sua aventura fora de casa. Contudo, é preciso ser funcional nesse momento, assim você leva o que é realmente necessário e evite excesso de bagagem.

É importante pesquisar sobre o clima e a previsão do tempo e a sensação térmica da cidade de destino. Isso vai te ajudar a pensar se precisa pensar em roupas de frio, roupas de praia, looks e sapatos sem errar e ter que gastar para não passar perrengue.

Faça uma lista do que não pode esquecer! Contar apenas com a sua memória vai te sobrecarregar, no entanto, se você anotar tudo que precisa depois de dar um Google pesquisando sobre a dica anterior, vai ser tudo mais fácil e assim você não corre o risco de esquecer nada.

Calcule combinações de look

Na hora de separar, pense que geralmente uma peça de roupa, serve para fazer até quatro combinações de looks diferentes. Separando algumas peças pensando nisso, você vai conseguir montar uma mala mais inteligente.

É importante que você antes de tudo, pense na quantidade de roupas, veja quantos quilos você tem direito, de acordo com a sua passagem.

Onde e como as suas roupas vão ficar?

Pensar na forma como as suas roupas vão ficar no seu destino final, vai ajudar na hora de colocar tudo na mala. Você vai ter um guarda-roupa ou as roupas vão ficar na mala?

Assim, caso as roupas fiquem na mala, você pode montar na mala como se fosse uma gaveta. A disposição das roupas nesse formato vai te ajudar manter tudo organizado durante a sua viagem.

Se você vai tirar da mala, pode montar colocando as roupas dobradas, mas abertas. Coloca em pilha, assim quando você chegar, ficar mais simples tirar tudo e organizar fora.

Se a mala será a sua gaveta, é recomendado que você dobre as peças em retângulo, como se fosse colocar em uma gaveta mesmo. A ideia é que as peças cheguem menos amassadas possíveis e que ao abrir a mala, você consiga visualizar tudo que tem nela.

Dica extra: Eu escolho as peças, pensando no que amassa menos para não ficar nada desmilinguido.

Mala de viagem: Cuidado com peças específicas

A Nalini entende muito de organização, fico chocada vendo ela arrumar a mala e como sobra espaço. Sempre tive problema com peças de jeans, malhas mais grossas, casacos e algumas peças de couro (sintéticos no meu caso).

O que eu aprendi com a Nalini foi muito importante! As peças que não podem ser muito dobradas para evitar danificar, como os couros. Devem ser colocadas na mala bem em cima das que já foram dobradas.

Isso porque essas peças devem ser colocadas abertas, assim como os jeans e os casacos, para evitar que ocupem muito espaço. Acreditem, desse modo essas peças vão ficar esticadas, preservadas e prontas para usar quando você abrir a mala.

E as peças íntimas?

As calcinhas ficam melhores quando dobradinhas e organizadas em uma necessaire, junto com as meias, ou seja, a dica é evitar deixar essas peças soltas no meios das outras na mala. Os sutiãs com algum bojo ou aro, você pode encaixar no espaço da mala com algumas peças menores, mas sempre mantendo a estrutura. Isso vai evitar que amasse ou danifique a peça.

Mala de viagem: Produtos líquidos, pastosos e maquiagens

Essa é uma parte essencial! O normal é sempre colocar em uma necessaire, mas lembrando sempre que mesmo assim é bom colocar a necessaire dentro de um saco plástico, isso porque se algo quebrar ou vazar do frasco, pelo menos não vai sujar o que você tem na mala.

Mala de viagem: Sapatos e sandálias

Eu sempre levo só o que eu realmente vou usar, não crio cisma em não repetir looks e sem os sapatos. Uma rasteirinha, um tênis e uma bota ou um salto – dependendo dos eventos ou da proposta dos locais onde pretendo ir na viagem.

Separamos os saquinhos e os sapatos pequenos ficaram juntos, um dentro do outro. O tênis que é maior e ocupa mais espaço, achamos melhor deixar separados e encaixar onde havia espaço.

Ufaaaaaaa! Acabamoooooooooooooooos!

E olha que nessa mala, além das minhas coisas, colocamos as roupas da Liliu também e coube tudo direitinho, gente! Fiquei imensamente feliz e grata pelas dicas da Nalini. E você, gostou?

Escreve nos comentários como você organiza a mala quando vai viajar e se essas dicas também mudaram a sua vida, tanto quanto mudaram a minha.

Veja outros posts sobre organização que você possa se interessar:

Mala de bordo: dicas práticas para montar a sua!

Tirei tudo do armário e olha no que deu

A mágica da arrumação tá acontecendo!

Boa viagem!

Com amor

Ju