Maquiagem cruelty free x maquiagem vegana

20/03

Ao usar uma maquiagem é importante se atentar para quais tipo de produtos e ingredientes estão sendo colocados na nossa pele. Afinal, é nosso maior órgão e interfere bastante na nossa auto estima, na nossa saúde. Mas não é só isso. Uma das coisas mais importantes é conhecer a origem do seu produto. Como por exemplo, se ele é uma maquiagem cruelty free ou uma maquiagem vegana.

Com o tempo, vamos descobrindo valores que se tornam importantes para nós. Vamos evoluindo e somos mais exigentes na procura por produtos. Sejam produtos que nos ajudem a manter a pele saudável ou ofereçam benefícios como hidratação e efeito antioxidante, sejam produtos de marcas que acreditamos e julgamos ideais, sejam produtos que se enquadrem no nosso estilo de vida e nas coisas que realmente acreditamos.

Com isso, algumas pessoas (quem sabe um dia muito mais pessoas) começaram a se preocupar se suas maquiagens eram cruelty free ou veganas. Mas afinal, qual é a diferença entre esses dois tipos de produtos?

O que é o cruelty free?

Traduzindo o termo temos que cruelty free é livre de crueldade. Ou seja, todo produto com o selo de cruelty free não passou por testes em animais. Seja esse produto um cosmético, produto de higiene, produto de limpeza, e por aí vai.

Os testes em animais são bastante comuns ainda, infelizmente. E é importante darmos preferências para produtos que se posicionem contra essas ações, se buscamos um mundo com menos crueldade e sofrimento. Com a evolução constante da tecnologia, hoje em dia não precisamos mais contribuir com esse tipo prática de maus tratos aos animais.

Como saber se o produto é cruelty free?  

Alguns produtos possuem o selo de Cruelty free ou uma informação com a frase “Não testado em animais”. Sempre procure por esses selos antes de comprar.

Qualquer um desses selos já indica se o produto é livre de crueldade e testes em animais:

O primeiro selo é da Leaping Bunny, o segundo da PETA e o último do Choose Cruelty Free.

Porém nem todo produto cruelty free possui esse selo ou essa identificação logo de clara. Por isso é importante pesquisar. Na hora que for na farmácia ou na perfumaria comprar seus cosméticos (ou em qualquer outro lugar), você pode procurar no Google se aquela marca faz testes. Um bom site para isso é o PEA.

O que seria a maquiagem cruelty free?

Agora que você já sabe o que significa o termo cruelty free, você já sabe o que é uma maquiagem cruelty free, certo?

Uma maquiagem cruelty free é aquela maquiagem que não passou por nenhum tipo de testes em animais, por tanto você pode comprar com a consciência mais limpa e tranquila.

O que é vegano?

Vegano é mais conhecido por ser aquela pessoa que não come carne, nem consome produtos de origem animal, certo? Certíssimo! Uma pessoa vegana deixa de consumir todo produto animal, além de todo tipo de produto que explore os animais, inclusive roupas, acessórios, etc

Ou seja, o veganismo é bastante amplo. “O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade” (definição segundo a The Vegan Society)

O que seria uma maquiagem vegana?

A maquiagem vegana é aquela que não possui nenhum ingrediente animal ou ingredientes derivados de animais. Dessa forma, mel, cera de abelha, lanolina, colágeno, albumina, carmim, colesterol, gelatina e muitos outros são alguns dos ingredientes que não podem fazer parte de uma maquiagem vegana.

Como saber se a maquiagem é vegana?

Assim como os selos de Cruelty free, as marcas veganas também costumam ter selos.

O primeiro selo é da SVB e os últimos são da Veganismo Brasil (sendo o primeiro nacional e o segundo da Vegan Society).

Às vezes também é possível encontrar o selo da PETA (mostrado acima) com a palavra “vegan” em baixo, mostrando que aquele produto é tanto cruelty free quanto vegano.

Uma maquiagem vegana é cruelty free?

Sim, toda maquiagem vegana precisa ser cruelty free. A marca não pode fazer nenhum tipo de testes em animais, e ter o cuidado de não usar nenhum produto de origem animal na sua composição.

Porém nem toda maquiagem cruelty free é vegana. Para ser cruelty free é necessário apenas não fazer testes em animais. Uma marca pode optar por não fazer testes em animais, mas usar produtos de origem animal na sua composição, como cera de abelha em maquiagens, corante carmim para pigmentação, colágeno, etc

Marcas veganas

“Deve ser muito difícil achar marca vegana no mercado, não é?” Quantas vezes eu já escutei essa frase? Perdi as contas! Mas minha resposta é sempre a mesma: não é!

Quando você começa a pesquisar sobre o assunto, você descobre que várias marcas conhecidas já se importam com a causa.

A Boticário, por exemplo, disse que 30% dos seus produtos de maquiagem já são livres de teste ou matérias-primas de origem animal. Isso é uma vitória, afinal, é uma marca popular e bastante conhecida. Os produtos veganos da marca já começaram a receber o selo de vegano, para facilitar nossas pesquisas.

Além disso, podemos esperar mais novidades positivas sobre o Grupo Boticário. Quando questionada sobre um futuro onde todos os produtos serão veganos, a marca disse: “Temos grandes desafios em termos de ingredientes, mas queremos evoluir a cada lançamento. Entre as estratégias, existem estudos do uso de glicerol somente de origem vegetal.”

O Grupo Boticário inclui as marcas: Eudora, Quem disse Berenice?, The Beauty Box, Vult e Multi B. Nenhuma das marcas faz testes em animais, por tanto, são cruelty free. Porém é importante verificar e pesquisar os ingredientes de cada uma.

Outro grupo que fez questão de negar os testes em animais foi a Natura.

E não para por aí! Separei uma (pequena) lista de marcas para você começar a conhecer o movimento:

Cruelty Free:

Klasme
Elemento Natural
Natura
O Boticário
Vult
The Body Shop
Tracta
Contém 1g
Eudora
Yes cosmetics

Veganas:

Cativa Natureza
Care Natural Beauty
Baims
Herbia
Simple Organic
Arielle Morimoto

Ambas as maquiagens ajudam a diminuir o sofrimento animal. Ainda assim, as maquiagens veganas saem a frente. Não precisamos de ingredientes animais para produzir cosméticos, inclusive o reino vegetal nos dá excelentes matérias primas para a confecção de produtos de cuidados, higiene e beleza

Você gosta prefere comprar maquiagens cruelty free ou veganas? Conta pra gente aqui nos comentários! Você sabia a diferença entre esses termos?


Escrito por Larissa Chinaglia
Toda quarta-feira um texto novo sobre beleza e cuidados naturais.