Máscara de Argila | Como Usar?

345
14/06

Quer um tratamento incrível e barato? A máscara de argila pode ser uma grande aliada! Cada argila atende a um tipo de pele e objetivo. Nesse vídeo eu te mostro como é minha rotina, como uso e as propriedades de cada uma, para você encontrar a melhor para você!

No vídeo eu usei a argila verde, indicada para pele oleosa, ela vai purificar profundamente os poros e ajudar no equilíbrio da produção de sebo. Existem máscaras de argila prontas, mas muitas vezes eles usam conservantes para aumentar o prazo de validade então, eu prefiro usar essas em pó que tenham uma boa procedência.

Eu mostrei o sachê da Elemento Mineral, é uma marca que eu conheço há muito tempo e já mostrei para vocês. Para fazer uma máscara com uma boa quantidade de produto eu uso 10gr que corresponde a uma colher de sopa e para fazer a mistura eu vou listar algumas alternativas como água mineral, água destilada ou água orgânica de rosas, no vídeo eu usei a água termal da La Roche, que eu uso todos os dias e até mostrei para vocês na minha rotina de cuidados matinais.

Você pode usar a mesma colher de sopa para colocar a água de sua preferência, acho que vale ir colocando aos poucos para chegar na consistência certa, você pode misturar com uma espátula, com a colher ou com o seu dedo mesmo. Ela não pode ficar muito aguada, precisa ficar mais pastosa então é melhor colocar a água aos poucos mesmo.

Para aplicar no rosto, se você não tem um pincel em formato de leque que é indicado para esse tipo de aplicação, você pode usar um pincel de maquiagem muito bem limpo ou que seja novo e você possa usar só para isso, aplicar com os dedos ou com a espátula. A aplicação é feita de dentro para fora, evitando a região do contorno dos olhos e lábios, inclusive os cantinho do nariz caso tenha sensibilidade.

Faça uma camada grossa, eu deixo ela secar mesmo na pele, você vai sentindo e vendo ela mudar de cor e no final, às vezes, para ver o óleo saindo pelos poros.

Depois que secou você vai enxaguar na água, pode ser morna ou fria mas evite a água muito quente. Você pode usar uma bucha vegetal ou uma toalhinha, mas use com cuidado. Depois vale deixar a sua pele sem nada, aproveitando os benefícios desse processo ou finalizar com água termal. Usando uma vez por semana você vai ver o resultado, se a sua pele for muito oleosa você pode usar duas vezes na semana.

VEJA TODOS OS DETALHES NO VÍDEO

Algumas vezes eu intercalo a argila verde com a branca na semana, dando um espaço de três dias entre elas, a branca é indicada para todos os tipos de pele, tem propriedades hidratantes. De uma certa forma todas as argilas vão fazer bem para a sua pele, vou deixar aqui embaixo algumas informações sobre as outras cores.

Argila Verde | Peles Oleosas
A Argila Verde é rica em Óxido de Ferro associado ao Magnésio, Cálcio, Potássio, Manganês, Zinco, Selênio, Molibdênio e outros. Possui efeito detox, equilibra, purifica e reduz o brilho causado pelo excesso de oleosidade da pele.

Argila Negra | Peles Oleosas
Argila rara com alto teor de silício e titânio entre outros oligoelementos e minerais que contribuem na desintoxicação da pele e poros e ajudam a equilibrar a oleosidade excessiva.

Argila Cinza | Todos os Tipos de Pele
Argila rara com alto teor de silício e titânio, é extremamente absorvente e entre seus benefícios: melhora a circulação absorve e depois elimina toxinas e impurezas, realiza um peeling suave, refresca, hidrata e revitaliza.

Argila Marrom Cacau | Pele Madura ou Pele Cansada
Argila rica nutrientes minerais que recuperam a vitalidade, oxigenando e diminuindo sinais de fadiga.

Argila Branca | Todos os Tipos de Pele [Detox]
Argila rica em minerais trazidos pelas águas dos Andes até a foz do Rio Amazonas, local de onde é extraída. Contém partículas orgânicas e nutrientes da floresta. Remove as células mortas, estimula a circulação e limpa profundamente descongestionando os poros. Renova a cor conferindo luminosidade sem desidratar.

Argila Rosa | Pele Delicada ou Sensível
A Argila Rosa em oligoelementos que aumentam a tonicidade. Restaura a vitalidade resultando numa pele bem tratada, macia, limpa, renovada e protegida.

Argila Violeta ou Roxa | Pele Normal a Seca e Madura
A Argila Violeta é rica em Magnésio, oligoelemento importante na sustentação das fibras. Favorece na manutenção da hidratação, eliminação de toxinas e diminui sinais de cansaço da pele.

Argila Amarela ou Dourada | Todos os Tipos de Pele
Seus minerais e oligoelementos são responsáveis por refrescar, desintoxicar, limpar profundamente e ativar a circulação. Confere hidratação e maciez surpreendentes.

Argila Vermelha | Pele Madura ou Cansada
Ativadora da Bioeletricidade cutânea, possui altos teores de ferro e cobre responsáveis por seus efeitos depurativos e revitalizantes. Os minerais presentes nesta argila atuam estimulando a circulação e aumentando sua resistência, viço e luminosidade.

Cristais de Quartzo | Esfoliante Mineral

Você pode misturar com um creminho ou um óleo essencial e fazer uma esfoliação facial/corporal com os cristais. O Cristal de Quartzo (Silica) é um mineral puro que não agride a pele devido ao processo de arredondamento de suas partículas. Ideal para esfoliação corporal e facial, remove as células mortas, refina e suaviza a pele.

Fonte: Elemento Mineral

A argila vem do solo e ele tem suas impurezas, por isso eu indico procurar por marcas que purificam a argila por ozônio e métodos seguros. Ela já vem da natureza com a cor dela mesmo, a Elemento Mineral é uma delas e eu também indicou outras duas marcas nacionais, a Terramater e a Bioart.

Gostaram do vídeo? Deixa nos comentários como você usa argila, se tem alguma outra forma de aplicação ou alguma marca que vocês gostam. Tem pessoas que fazem até pasta de dente com argila rsrs posso testar em outro vídeo para vocês.

VEJA POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

Rotina de Beleza Matinal

Maquiagem de Festa | Preparação Completa + Truques Infalíveis

Beijos com amor,

Ju

[no vídeo eu demonstrei a quantidade ideal com uma colher, mas o ideal é evitar metais para manipular sua argila, preservando assim as propriedades dela]