Maternidade: Como fazer o desmame noturno

12/03

Toda mãe sonha com um desmame noturno tranquilo, mas eu sei que é um desafio fazer o bebê dormir sem mamar. Assista o vídeo!

Eu tenho recebido muitas mensagens de mães perguntando o que fazer para começar o desmame noturno, como faço a Anne Liv dormir sem mamar. E mais uma vez, eu venho aqui compartilhar com vocês os meus erros e acertos nessa aventura do desmame noturno.

Dormir no peito era a realidade da Anne Liv e foi durante grande parte da existência dela porque era muito cômodo no começo. Já contei pra vocês que fizemos quarto compartilhado e cama compartilhada para me poupar de ter que levantar e ir no outro quarto pela a pituca. Deu certo pra nossa família!

Depois de um tempo, quando ela já estava maior, percebi que na hora de dormir ela pedia pra mamar e mesmo quando mamava tudo ela ficava chupetando meu peito, foi aí que percebi que precisava mudar isso porque não era legal.

Minhas dicas para o desmame noturno

A primeira dica é observar se seu pituco ou pituca está mamando por necessidade ou apenas por hábito. Eu percebi que quando precisava dormir fora em viagem de trabalho ou quando chegava em casa um pouco mais tarde, a Liliu dormia bem sem mamar. Isso mostra que ela não precisava realmente do peito, ela mamava como acalento.

A segunda dica é buscar informação com outras mães, com profissionais e até mesmo com aplicativos como o Kinedu, tem muitos artigos super completos e conteúdo sobre o sono dos bebês que me ajudaram muito a entender que caminhos a gente poderia tomar na hora de fazer a Liliu dormir.

Depois de ter um “método”, começamos a comunicar pra Anne Liv que para dormir, ela não precisava mais mamar, que o papai ia pegar ela no colo e dar acalento e carinho para fazer ela dormir. Assim o Crica foi assumindo mais essa momento dia após dia, colocando músicas para acalmar, contando história, usando o Zen e achamos que ia ser mil maravilhas, mas se eu estava em casa era o caos porque ela chorava, gritava, ficava muito brava e queria o peito para chupetar.

Eu comprei a chupeta, ela cuspia longe. Fiquei meio perdia e estava tentando até o que eu não queria para tentar fazer esse momento ser mais tranquilo, mas não foi.

Consistência é fundamental para o desmame noturno acontecer!

O Crica insistiu muito e mesmo depois de chorar bastante ela dormia. Nesse momento é preciso ter consistência e não desistir nos primeiros dias, mesmo em meio ao caos do choro e da raiva. Lembre-se que seu pituco ainda não sabe controlar as emoções!

Um ponto que ajudou muito foi o fato de ela ir pra escola. Durante a aulinha, ela gastava e ainda gasta bastante energia e chegava em casa mais cansada. Esse foi um ponto importante em que ela deixou de ser mais dependente de mim durante o dia e consequentemente na hora de dormir também.

Ter uma playlist de músicas para acalmar desde quando ela era bebê também ajudou muito. Se você não tem uma playlist com músicas tranquilizantes, faça agora meeeeesmo. Faz toda diferença!

Aqui em casa, quando anoitece a gente baixa as luzes de casa, deixamos apenas uma penumbra. Isso ajuda a acalmar e diminuir o ritmo da casa. O nosso corpo precisa entender o momento de desacelerar e acalmar para descansar. Não ficamos expostos às telas por horas seguidas e isso ajuda muito o nosso organismo a entender a hora de relaxar.

Uma dica que vale ouro é o banho de balde. Antes a gente tinha um ofurô para bebês, mas ela cresceu e decidi comprar um balde maior que coubesse ela e funciona muito bem. Antes de dormir dou um banho com aromaterapia na Anne Liv,  uso óleo essencial de lavanda, calêndula e isso ajuda muito.

Faça seu pituco entender o que é o desmame

Quando tudo parecia não dar muito certo, eu resolvi conversar com a Anne Liv, contar que o leite tinha acabado porque ela mamou tudo e que a missão dela foi cumprida. Passei a oferecer ombro e dizer que era acalento e que era tão bom quanto mamar porque ela poderia ouvir meu coração, assim como quando estava na barriga e isso fez toda diferença!

Demoramos um tempo até chegar ao ponto de ter a hora de dormir como um momento tranquilo, mas no final deu tudo certo! Me conta, você já fez o desmame noturno aí? Como você costuma fazer seu pituco dormir? Quero saber TUDO!

Agora depois do desmame sinto que podemos dizer que a maturidade do sono fez toda diferença. A Anne Liv dorme sem acordar a noite, foi uma saga, mas conseguimos e agora que ela está com 2 anos e 3 meses já dorme sozinha. Quando quer dormir com a gente, não negamos, mas apagamos a luz e falamos para que é hora de fechar o olho e dormir e ela dorme. MISSÃO CUMPRIDA, MINHA GENTE!

Deixa nos comentários o seu relato e se tiver uma sugestão de conteúdo sobre maternidade que você queira ver por aqui, eu vou amar!

VEJA OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ POSSA GOSTAR:

Desmame: tudo sobre meus erros e acertos

DESMAME: Quando e como fazer?

5 dias longe da Anne Liv

Com amor,

Ju