Conheça o Método Canguru para bebês prematuros

04/12

Você já ouviu falar no Método Canguru? Esta é uma ferramenta muito indicada para ajudar no desenvolvimento dos bebês prematuros, mas que possui tantos benefícios, que os pediatras recomendam usá-la não apenas com os prematuros, mas com todos os bebês. Então, independentemente de o seu bebê ser ou não prematuro, o método canguru pode ser para vocês!

A primeira vez que ouvi falar no método canguru foi quando estava grávida da Anne Liv e li um artigo do Kinedu  sobre esse assunto. O Kinedu é um app recomendado pelos pediatras, e que uso desde a gestação da Liliu até hoje, pois ele tem me ajudado demais com informações valiosas e científicas sobre os desenvolvimento dos bebês e atividades personalizadas para estimular minha filha.

Clique AQUI e baixe grátis o Kinedu, o app que os pediatras recomendam!

O app conta com artigos e atividades baseados na ciência do desenvolvimento infantil.

Como mãe interessada que sou, quis saber tudo sobre o método canguru e devorei o artigo!

Mas afinal, o que é o Método Canguru?

O Método Canguru é um modelo de atenção ao bebê recém-nascido prematuro e sua família, voltado para o cuidado humanizado, em que os pais têm livre acesso e participação nos cuidados do bebê que está na UTI neonatal e são incentivados a realizar a posição canguru.

O que é a posição canguru?

Assim como a mamãe canguru carrega seu filhote na bolsa, junto à sua pele, a posição canguru envolve manter contato pele a pele com o bebê, que fica com o corpinho na vertical junto ao peito da mãe ou do pai. O uso de um cobertor ou uma mantinha nas costas do bebê é indicado, para que ele fique aquecido.

Benefícios do Método Canguru

  • Estimula o aleitamento materno. No método canguru, a mãe é orientada a extrair o leite manualmente junto à incubadora e oferecê-lo ao bebê com o auxílio da equipe da UTI. Vários estudos mostraram que as mães que praticam o método têm mais leite e amamentam por mais tempo.
  • Fortalece os laços afetivos entre os pais e o bebê.
  • Ajuda os bebês prematuros a estabilizarem seus sinais vitais.
  • Acelera a recuperação do bebê prematuro e reduz o tempo na incubadora.
  • Melhora a qualidade do sono dos bebês.
  • Provoca um aumento de peso.
  • Tem impactos positivos na capacidade de raciocínio futura do bebê.

Qual é a explicação por trás do Método Canguru?

Existem coisas que nós, mamães, intuitivamente sabemos que funcionam. Mas uma coisa que eu acho incrível no Kinedu é que ele me mostra a ciência por trás dessas coisas. Cada atividade é pensada para trabalhar em uma habilidade e uma área específica do cérebro, e tudo tem um porquê.

Enfim, foi assim que eu entendi o funcionamento do método canguru. Quando os bebês nascem prematuros, o desenvolvimento do cérebro e de alguns sistemas corporais é interrompido, e alguns estudos mostram que isso acontece porque esses sistemas são sensíveis à estimulação do contato materno.

O Método Canguru simula o calor do útero e o contato materno que os bebês geralmente recebem quando estão na nossa barriga, dando continuidade ao desenvolvimento que aconteceria se o bebê continuasse na barriga.

App para o desenvolvimento dos bebês

Como eu disse lá em cima, uso o Kinedu desde que estava grávida da Anne Liv, e o app tem me ajudado demais com o desenvolvimento dela! 

Ao baixá-lo, você coloca o seu nome, nome e sexo do seu bebê, data de nascimento e semanas de gestação – o Kinedu usa essa última informação para calcular a “idade corrigida” do bebê que nasceu antes da 40ª semana, pois os marcos do desenvolvimento dele serão provavelmente atingidos depois dos que nasceram a termo, ainda que cada bebê seja único.

O Kinedu sugere atividades e artigos baseados personalizados de acordo com a idade (ou idade corrigida) e os marcos que o seu bebê já atingiu, ou seja, ele fornece para a mãe exatamente aquilo que ela precisa para ajudar o bebê em seu desenvolvimento de acordo com as necessidades únicas dele.

Plano de atividades da Anne Liv personalizado de acordo com o estágio do desenvolvimento dela

Ao baixar o app, o acesso é gratuito, e você pode permanecer assim por quanto tempo quiser. Mas a versão para assinantes é incrível, pois dá acesso ilimitado ao conteúdo e permite acompanhar o progresso do bebê e adicionar quantos cuidadores quiser. Eu uso, amo e recomendo!

Clique AQUI e baixe grátis o Kinedu para iPhone ou Android!

Você também pode se interessar por:

7 fatos curiosos sobre o bebê recém-nascido

Quando o bebê começa a enxergar?

Marcos do desenvolvimento infantil: o que é e qual a sua importância?

Que o contato pele a pele é uma delícia e faz bem para o bebê e a mamãe, não é nenhuma novidade! Mas você já tinha ouvido falar no Método Canguru ou conhecia seus benefícios? Me conta nos comentários!

 

Beijos com amor,

Ju e Kinedu