Maquia e Fala: Minimalismo na prática!

07/01

Minimalismo! Chegou a hora de responder a pergunta “Ju, mas você não era minimalista?” e desmitificar como eu emprego essa prática na minha vida de forma leve e sadia. Assista o vídeo!

 

O que é minimalismo?

A palavra minimalismo está bem presente na nossa vida hoje, muito se fala sobre minimalismo. Logo de cara, quero te dizer que minimalismo não tem relação direta com “ter o mínimo para viver”. Apesar de algumas pessoas pensarem assim, o mínimo diz mais sobre a qualidade do que você tem, do que sobre a quantidade em si.

De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra minimalismo tem diversos sentidos. Entre eles, temos um que explica bem o significado do estilo de vida minimalista, que é: “predisposição para redução e simplificação dos elementos que compõem um todo.” 

Abrir espaço é necessário! Eu adotei o minimalismo em uma época em que eu estava saturada. Sentindo ansiedade e vendo que estava com muitas coisas em excesso. Houve uma época em que eu estava mais preocupada em ter do que ser, entende?

Me vi atolada de coisas, fazia compras compulsivas e isso não me fazia bem. Aliás, não bem a ninguém! 

Quando percebi que estava num fluxo que não era meu, eu parei pra refletir e me questionei sobre a minha essência e depois de uma crise existencial, me coloquei no eixo novamente e tive oportunidade de me colocar em novos ares. Isso fez total diferença!

Como eu pratico o minimalismo?

Me livrei dos excessos, passei a focar mais na qualidade do que na quantidade. Hoje eu compro pouquíssimas coisas, de verdade. E 90% do que eu tenho, adquiro por conta do trabalho, eu recebo produtos dos trabalhos que faço, testo para ver a qualidade e fico realmente com o que eu confio, com o que condiz com o meu estilo de vida e principalmente com que vejo benefício e algo durável.

Na minha visão, o minimalismo é sobre você ter na sua vida o que contribui com o seu ser e não ser alguém baseado no que você tem. Isso implica na diminuição do que você tem em volume? Sim! Mas não quer dizer que só possa ter o mínimo pra viver, entende?

Ter o que é realmente útil! Ter o que tem conexão e ligação de afeto com você. Já fizemos uma série de organização com a Nalini no canal e aqui no blog, onde organizamos o meu armário usando o Método KonMari, que é sensacional para acabar com os excessos e deixar o que realmente importa pra você.

Sou ou não sou minimalista?

Sendo bem sincera, eu não sou minimalista se a gente for observar ao pé da letra, o que é ser minimalista. Do ponto de vista estético, por exemplo, eu amo muitas cores, componho looks bem variados, uso estampas e e modelagens diversas. Mas se tem uma coisa que eu aprendi com o passar do tempo, foi a ver vários conceitos, conhecer e estudar sobre várias coisas e absorver o que me cabe e aplicar na minha maneira o que é útil pra mim. Sem me prender aos rótulos!

Você já tentou fazer isso? O que é o minimalismo pra você?

Hoje eu me conheço mais, entendo bem quem é a Juliana e o que funciona pra mim. Me desconstruí bastante, disso eu me orgulho no meu processo evolutivo e mesmo com medo dos julgamentos e da falta de compreensão, eu fui e fiz! 

Fui escrava da aceitação das outras pessoas por muito tempo, mas hoje posso dizer que eu me aceito muito bem e sou bem resolvida com a minha maneira de aplicar o minimalismo e tantos outros conceitos na minha vida.

E aí? O que achou do nosso primeiro maquia e fala do ano? Me conta nos comentários!

A lista completa dos produtinhos usados nesse maquia e fala:

  • Creme Fluido Antissinais FPS50 Make B
  • Base Líquida Matte Effect Make B
  • Corretivo de Alta Cobertura Natura Una
  • Máscara de Cílios Natura Una Volume Impactante
  • Paleta de Sombras Whats The Tea da The Balm
  • Paleta Klasme – Contour & Highlighter
  • Lápis Kajal Natura Una Marrom
  • Brown Pencil 102 Green Me | Kiko Milano
  • Iluminador em Gel Vult
  • Batom Bruna Tavares Max Lip cor Wine
  • Esmalte Natura Una – Açaí

Veja outros posts que você possa se interessar:

Maquia e Fala | Natura Una

MEUS CRITÉRIOS DE BELEZA ATUAIS | Transição Beleza Consciente

TIREI TUDO DO ARMÁRIO E OLHA NO QUE DEU

Com amor,

Ju