Roda da Vida: Vida profissional em foco

14/10

Quantas vezes você já se questionou se estava no caminho certo? Já parou pra analisar a sua trajetória profissional? Você sente orgulho e ama o que faz? A Roda da Vida vai te ajudar com esses questionamentos!

 

Nesse segundo episódio da nossa série Roda da Vida no Momento Zen, eu quero te guiar na reflexão e na avaliação da sua vida profissional.

Se você chegou de paraquedas aqui, a Roda da Vida é uma ferramenta muito utilizada em processos de coaching. Essa ferramenta vai te ajudar a entender, qual é o seu estado de vida atual, em relação às diversas áreas da sua vida. Você auto avalia cada área de acordo com o seu grau de satisfação e a partir disso adquire clareza para traçar um plano de mudança em busca da vida que você deseja ter.

Se você ainda não viu o primeiro episódio sobre a Área Pessoal, basta clicar AQUI!

Pegue a sua Roda da Vida, pois antes de iniciar nossa avaliação, precisamos fazer pontos de 0 à 10. Onde 0 é o centro do círculo e 10 o topo do círculo, após pontuar, ligue os pontos em cada parte e vamos juntos!

Roda da Vida: Área Profissional

Hoje vamos focar no segundo quadrante que representa a ÁREA PROFISSIONAL da sua vida, essa área será dividida em: desenvolvimento intelectual, recursos financeiros e contribuição social.

Desenvolvimento Intelectual

O que você tem feito pelo seu desenvolvimento intelectual? Agora é o momento de focar nos cursos, leituras e estudos que auxiliam na sua performance profissional.

Pinte a fatia correspondente de acordo com o seu grau de satisfação de 0 a 10. Aproveite esse momento para refletir sobre o quanto você tem investido no seu desenvolvimento intelectual.

No meu caso, eu coloquei nota 7! Desenvolvimento intelectual sempre foi muito importante pra mim, talvez porque sempre tive um espírito acadêmico mesmo depois de sair da faculdade, fiz inclusive pós-graduação.

No entanto, depois que me tornei mãe, isso ficou em stand by, porque deixou de ser minha prioridade.

A Liliu agora está com 1 ano e 9 meses, mas no começo, eu me culpava de não estar fazendo cursos, assistindo documentários e nem mesmo lendo a quantidade de livros que eu lia.

Até que eu parei para refletir que não estava deixando de fazer por acomodação ou procrastinação. Era uma nova fase da minha vida em que esses recursos não eram a prioridade.

Agora, como isso é importante pra mim, dei nota 7 para me analisar e investir mais nisso e quem sabe na próxima Roda da Vida chegar na nota 8 ou 9.

Nota: Se você se dá notas muito boas nas áreas da sua vida, significa que você não tem mais tanto o que melhorar e evoluir. Recomento que você seja mais sincera e realista, visando dar uma nota que te permita ver quanto potencial ainda pode ser explorado e desenvolvido.

Recursos Financeiros

Como tem um planejamento financeiro? Você recebe um salário que te deixa satisfeita no fim do mês? Como você utiliza o seu salário? Aproveite esse momento para refletir sobre os seus ganhos e gastos.

Essa fatia não deve ser levada em conta apenas pelo valor que você recebe mensalmente ou quanto tem na sua conta. Sua inteligência financeira entra aqui como um fator principal!

Pare pra pensar no seu fluxo financeiro, como se fosse um caixa de estabelecimento mesmo. Calcule quanto você ganha, quanto você gasta.

É necessário refletir se os gastos são necessários ou se há gastos supérfluos e inconscientes. Será que você otimiza o que você ganha? Você investe ou aplica o seu dinheiro?

Caso você ainda não seja um investidor, temos uma parceria com a Easynvest, que resultou em vídeos muito bacanas.

Para assistir e conhecer o Universo dos Investimentos CLIQUE AQUI!

Eu dei nota 8, porque eu e o Crica conseguimos melhorar muito o nosso planejamento familiar e profissionalmente temos conseguido captar recursos financeiros e feito bom proveito.

Pensando na empresa, eu vou investir em equipamentos e me preparei pra isso. Mas acredito que por um tempo o nosso comportamento foi passivo e dá pra gente ser mais ativo.

Isso inclui muitos projetos pro canal e eventos presenciais, que podemos tirar do papel com um patrocinador e ter retorno financeiro além de contribuir socialmente.

Contribuição social

Essa é uma categoria que está diretamente relacionada com aquilo que você doa pro mundo. Conecta muito com realização e propósito, categoria que falamos no primeiro episódio.

Avalie se o que você faz ajuda outras pessoas e de que maneira o seu trabalho impacta a vida do próximo. Esse é um momento importante, porque talvez você considere que o seu trabalho é muito mecânico e que o seu trabalho não está ajudando ninguém, mas você faz diferença no seu ambiente. Pense em como você contribui com o seu colega de trabalho e no ambiente em que você atua.

Nesse caso, eu dei nota 8 também! Eu sempre acredito que a gente pode contribuir mais. Hoje a gente cria um ambiente de trabalho, onde todo mundo está trabalhando mais feliz e também quero continuar apoiando as pessoas em suas transformações. Essa é a minha MISSÃO!

A contribuição social é ótima para você avaliar o quanto você se doa nos processos e isso nos dá muita clareza sobre a nossa jornada, ajuda a ver se estamos abraçando nossas causas pessoais e se nosso propósito de vida está realmente ligado com a nossa vida profissional.

Tarefa da semana

Olhando a sua avaliação hoje, qual a área que você deu a menor nota em grau de satisfação?

Essa pergunta é necessária para que possamos gerar uma atitude ou ajuste que esteja ao nosso alcance para melhorar esse grau de satisfação que está menor. Então, o que você pode fazer hoje, que esteja ao seu alcance, para gerar um maior grau de satisfação?

Caso as suas notas estejam alinhadas no quadrante profissional, pense em uma ação para o quadrante inteiro, caso tenha pontuado de forma diferente, escolha a fatia com a menor nota.

No meu caso, a fatia com a menor nota foi: desenvolvimento intelectual. O que eu posso fazer? Bom, já estou participando de uma mentoria. Estou lendo ótimos livros e quando aparecer um curso que me atraia, algo nesse sentido, que realmente conecte comigo e caiba na minha agenda e no meu planejamento financeiro, eu vou fazer. Essa também uma boa maneira de fazer um investimento!

Pense em um pequeno ajuste, alguma ação possível e simples dentro da sua realidade para executar AGORA! É importante não ignorar as pequenas atitudes, elas são ótimas para galgar passos em busca de uma grande mudança de hábitos.

Agora, eu quero saber! Que atitudes você já tomou desde a semana passada, para mudar sua ÁREA PESSOAL? Como você está se sentindo? Deixa suas dicas nos comentários!

Sobre o meu aplicativo: o Zen App

O meu app Zen está em mais de 150 países, temos conteúdos como meditações guiadas, trilhas de relaxamento entre outros programas que vão ter ajudar nessa caminhada de transformação. Toda semana nossa equipe lança conteúdo pra vocês. No Zen lançamos meditações guiadas, ferramentas para seu desenvolvimento, programas para insônia e ansiedade, em inglês português e espanhol. Além dos podcasts que estamos criando para contribuir ainda mais com a sua jornada. Te espero por lá, se você ainda não conhece o Zen, tem link aqui para baixar. Se você já conhece, deixa nos comentários o que você mais gosta e o que deseja ver por lá.

Com amor,

Ju