MORTE, LUTO E PERDAS | Aprendendo a Lidar

02/06

Começamos um novo mês, um novo ciclo, e falando em ciclos como você lida com o luto? Você está lidando com o luto nesse momento ou já teve que lidar com ele?

Os nossos domingos são dedicados a falar sobre nossas emoções, desafios, e juntos aprendemos muito. Falar sobre luto também é falar sobre partida, despedida, perdão, momentos em que você não teve como se despedir de fato, fala de encerramento de um ciclo que dói, e muitas vezes pode doer por muito tempo

Tem uma ferramenta que eu acho fantástica para tudo que você quis dizer e não pode é o Ho’oponopono, uma técnica, uma filosofia, uma prática havaiana que fala muito do perdão. E as vezes a partida de alguém envolve muito seu perdão. O Ho’oponopono é um caminho que ajuda muito nesse sentido, mas no Zen temos outros programas, cursos e meditações guiadas para te ajudar por ai. Para chorar, comemorar, lidar com mágoas, se fortalecer e se reestruturar te convido a conhecer o meu app Zen.

Em outras culturas a morte é enxergada de uma forma completamente diferente da nossa, eu vivenciei recentemente uma situação diferente em um velório de um ente querido da família do Crica, que é de origem dinamarquesa. Eles fizeram discursos sobre tudo que tiveram de motivos para agradecer pela pessoa, sobre o que aprenderam com ela, foi tudo bem leve. A forma como a gente enxerga o luto e a morte pode mudar com o passar do tempo, nós temos outras formas de lidar com essa situação.

Quando eu era mais nova vivi uma fase em que muitas pessoas da minha vida faleceram, e até hoje eu lido com o fato do meu pai ter falecido. Eu acho que cada pessoa tem suas crenças, sua religião, mas no meu coração eu acredito que o meu pai ainda está comigo, me protegendo, me guiando, acompanhando tudo que eu estou vivendo por aqui. Eu olho pra cima e falo com ele, que vou continuar nossa história, que vou continuar honrando nossa história, seguindo tudo aquilo que ele me seguiu, mas eu vivo um dia de cada vez.

Como você pode honrar tudo aquilo que a pessoa viveu, as coisas boas que vocês viveram? No seu tempo, você vai lidar com a dor e com o sofrimento, mas coloque uma intensão na dor, seja para agradecer, para pedir perdão ou qualquer outra coisa.

Os ciclos vão se encerrar, mas a gente tem escolhas, né? Como você quer viver a sua vida hoje? Como essa pessoa que partiu gostaria que você lidasse com esse luto? Eu tento lidar com a passagem de alguém dessa forma mais leve, honrando a história dela e tudo que ela deixou pra nós por aqui.

Estamos todos aprendendo juntos, mais um vídeo da série assinada pelo meu aplicativo Zen, onde trazemos uma extensão de todo conteúdo do app que pode te ajudar nesse caminho do autoconhecimento. Esperamos te ajudar a ter capacidade de criar e gerar felicidade, equilíbrio, autocontrole e saúde emocional.

O meu app Zen está em mais de 150 países, temos conteúdos como meditações guiadas, trilhas de relaxamento entre outros programas que vão ter ajudar nessa caminhada. Toda semana nossa equipe lança conteúdo pra vocês, meditações guiadas, ferramentas para seu desenvolvimento, programas para insônia e ansiedade, em inglês português e espanhol. Te espero por lá, se você ainda não conhece o Zen, tem link aqui para baixar. Se você já conhece, deixa nos comentários o que você mais gosta e o que deseja ver por lá.