Movimento de pinça: o que é e como estimular?

29/10

O movimento de pinça é um marco do desenvolvimento muito importante para os bebês, pois aumenta a capacidade deles de explorar o mundo, potencializando a aprendizagem.

Para estimular essa e outras habilidades, eu uso um aplicativo chamado Kinedu  desde que a Anne Liv estava na minha barriga. O app tem atividades em vídeo para trabalharmos todas as áreas do desenvolvimento dos nossos pequenos: física, cognitiva, linguística e socioafetiva – além de ter muitas dicas de saúde!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone ou Android!

O legal é que as atividades são simples e podem ser feitas em poucos minutos, muitas vezes aproveitando os momentos da sua rotina com o bebê (como a troca de fraldas, o banho, a amamentação ou a hora de dormir). Afinal, o tempo das mães é escasso, e o Kinedu entende isso!

Mas o que exatamente é o movimento de pinça?

O movimento de pinça é o movimento que envolve os dedos polegar e indicador para pegar pequenos objetos. Embora cada bebê tenha seu próprio ritmo de desenvolvimento, essa destreza com os dedos costuma aparecer por volta dos 8 ou 9 meses do bebê, mas é aprimorada com o tempo – e, como tudo na vida, com a prática!

É graças a essa habilidade motora fina que podemos segurar um lápis para rabiscar, desenhar ou escrever, fechar um zíper ou segurar uma agulha ou a palheta de um violão.

Atividades para estimular o movimento de pinça

Estas são atividades simples do Kinedu, que você pode fazer com materiais que provavelmente já tem em casa para ajudar o seu bebê a desenvolver o movimento de pinça:

Atividade: Lendo com cereais

Tudo o que você precisa para fazer essa atividade, que é recomendada para bebês de 8 a 10 meses, é de um livro e um pote com cereais.

atividade movimento de pinça

Baixe o Kinedu para iPhone ou Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Uma de cada vez

Para bebês de 10 a 12 meses, essa atividade estimula o lóbulo frontal do cérebro, que é responsável pela coordenação motora fina.

exercício movimento de pinça bebê

Baixe o Kinedu para iPhone ou Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: No ritmo do chocalho

Para bebês de 12 a 14 meses, essa atividade envolve a confecção de um chocalho caseiro. Seu pituco vai adorar!

como ajudar o bebê a pinçar

Baixe o Kinedu para iPhone ou Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Outras dicas para estimular o movimento de pinça

Existem muitas coisas que você pode fazer para estimular a coordenação motora fina e o movimento de pinça do seu bebê. Lembre-se apenas de supervisioná-lo sempre que ele estiver manipulando objetos pequenos!

Aqui vão algumas dicas:

  • Dê alguns papéis para ele rasgar e picar.
  • Corte os alimentos em pedaços pequenos, para que ele possa pegá-los e levá-los à boca.
  • Deixe que o seu bebê empilhe blocos de brinquedo.
  • Coloque uma caixa com objetos pequenos na frente do seu filho, e ajude-o a tirar os objetos da caixa e, em seguida, guardá-los de volta.

Sobre o app

O Kinedu tem uma versão gratuita, na qual você pode marcar as habilidades que o seu bebê já conquistou e obter um plano semanal com 3 atividades personalizadas de acordo com o desenvolvimento dele.

Já na versão para assinantes, o plano de atividades é diário, e você também tem acesso ao catálogo completo de atividades e artigos, que pode ser filtrado pela idade do seu bebê e pela habilidade que você quer trabalhar. Quem é assinante também pode adicionar ao plano até 5 bebês e quantos familiares (ou outros cuidadores) quiser, além de poder acompanhar o progresso do bebê em relação a outros da mesma idade. Essa é a versão que eu uso e super recomendo!

Aproveita que dá para testar a assinatura por 7 dias grátis e clica AQUI pra baixar o app e fazer o teste!

Você também pode se interessar por:

Atividades de coordenação motora fina para o seu bebê

Brincadeiras educação infantil | Coordenação motora

Marcos do desenvolvimento infantil: o que é e qual a sua importância?

Me conta: o seu bebê já usa o polegar e o dedo indicador para fazer o movimento de pinça? Você já fez ou faz alguma atividade com ele para desenvolver essa habilidade? Quero saber da sua experiência!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu