MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: saiba como ela ajuda no processo de aprendizagem

08/10

Seu filho gosta de música? Por aqui a gente canta com a Liliu todos os dias! Você já se perguntou sobre quais são os benefícios da música na educação infantil?

Clique AQUI e baixe o Kinedu com 7 dias de teste grátis para iPhone e Android!

Hoje é dia de post aqui no blog falando sobre como invisto tempo de qualidade no desenvolvimento da Anne Liv. Quem acompanha os meus vídeos sabe que, desde que a Anne Liv nasceu, eu e o papai Crica temos a preocupação de estimular o desenvolvimento dela. Por isso, vim aqui hoje falar sobre como estimular o desenvolvimento do bebê com auxílio das atividades guiadas do Kinedu, um parceiro que está conosco mesmo antes da Anne Liv nascer. Se você ainda não conhece, aproveite para baixar e mergulhar em um Universo feito especialmente para o desenvolvimento dos pitucos!

A exposição à música na primeira infância estimula e ajuda a desenvolver muitas habilidades, incluindo o desenvolvimento da fala, a audição, a coordenação, o desenvolvimento emocional e até as habilidades sociais. Além de tudo, vários estudos mostram que as crianças ficam alegres quando ouvem música, o que facilita a expressão e o aprendizado. 

Aqui em casa, sempre escolho uma atividade do Kinedu para fazer junto com a Liliu e amo ver como ela sempre reage de maneira positiva e no seu próprio tempo. Ela tá desenvolvendo autonomia durante as brincadeiras e se divertindo de verdade durante o processo de aprendizagem. Agora ela já se mexe no ritmo da música e até samba do nosso jeitinho cantando pra mim “Samba, Juliana!”. É muito amor envolvido!

Quer saber mais benefícios de envolver a música na educação infantil? 

Benefícios da música para o desenvolvimento da linguagem

A exposição à música beneficia a consciência fonêmica, a leitura, a produção do discurso. A música também prepara a audição, a voz e o cérebro para o desenvolvimento da linguagem e reforça a aquisição de vocabulário. Características principais nessa primeira fase do desenvolvimento da comunicação dos bebês.

Benefícios da música para o desenvolvimento cognitivo

A música estimula a memória, melhora a capacidade de atenção, favorece a expressão artística e a criatividade. A Liliu já canta como uma artista e tem as próprias interpretações dela. Vez ou outra eu e o papai Crica postamos nos Stories ela cantando a música nova que aprendeu na escola.

Quando a criança toca em uma tecla ou bate em um tambor e ouve o som, também aprende sobre causa e efeito. Por isso, é tão importante estimular essa experiência para o benefício do desenvolvimento cognitivo nos pequenos.

Benefícios da música para o desenvolvimento socioafetivo

Cantar pro bebê ajuda a formar um apego seguro, ou seja, a construir uma relação de confiança entre vocês. Sempre canto uma canção de ninar adaptada pra Liliu e depois de muito tempo cantando ela me surpreendeu um dia desses segurando a Cecília e cantando pra fazer ela dormir enquanto brincava. Vocês acham que meu coração aguenta?

Tocar com o seu filho envolve habilidades de escuta e revezamento, que serão muito importantes no futuro dele. As músicas que você canta pro bebê se acalmar promovem a autorregulação, ou seja, ajudam o seu filho a aprender a se acalmar sozinho – o que é útil para que ele saiba gerenciar as próprias emoções no futuro.

Benefícios da música para o desenvolvimento físico:

Dançar melhora a coordenação motora grossa, o equilíbrio e a coordenação bilateral, além de ajudar a criança a adquirir consciência corporal. Tocar a tecla de um piano, agitar um chocalho ou mexer os dedos melhora a coordenação motora fina. Além disso, ouvir música estimula a audição e ajuda a aprender a seguir instruções verbais. Exemplo disso é a famosa brincadeira musical: cabeça, ombro, joelho e pé. 

Dicas práticas para inserir a música na educação infantil

Cante sempre com o seu filho músicas fáceis de memorizar e para fazer isso, você pode incluir música na rotina, seja ao acordar ou na hora de dormir. Compartilhe suas músicas favoritas com o seu filho e coloque como música de fundo de vez em quando para estimular o gosto pela música no pituco ou pituca.

Produza sons com brinquedos que façam barulho, pode ser como um chocalho, brinquedos sonoros e até com sininhos. Dance e cante com o bebê descrevendo os diferentes movimentos para desenvolver a linguagem, o ritmo e o equilíbrio.

Ensine a criança a usar o corpo como um instrumento musical, batendo palmas, batendo os pés no chão e caso seja um bebê bem pituquinho, pode dar tapinhas leves nas costas pra ensinar sobre ritmo na hora de fazer dormir. Essa dica é ótima!

Inclua o nome do seu filho na música e mantenha contato visual com ele, isso vai melhorar e fortalecer a autoestima da criança.

Sobre o Kinedu

O Kinedu é um aplicativo que tem uma versão gratuita e uma versão para assinantes (que é a que eu uso e recomendo!). Na versão gratuita, você recebe um plano semanal de atividades . Já na versão para assinantes, o plano de atividades é diário, e elas são personalizadas de acordo com o estágio do desenvolvimento do seu bebê, que o app “conhece” por causa dos marcos do desenvolvimento que você vai marcando – ou seja, aquilo que o seu bebê já consegue fazer.

Na versão para assinantes, você também tem acesso aos gráficos do progresso do seu filho e ao Catálogo com mais de 2 mil atividades e artigos, além de poder adicionar quantos familiares e cuidadores quiser e até 5 bebês à sua conta. Vale muito a pena! Ah, e essa versão tem 7 dias de teste grátis para experimentar com o seu filho. Aproveita!

Clique AQUI e baixe o Kinedu com 7 dias de teste grátis para iPhone e Android!

Agora que você já conhece os benefícios da música na educação infantil, deixa nos comentários o que você tem feito para ajudar o seu pituco. Vamos trocar dicas!

VEJA POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

A importância das brincadeiras de faz de conta

3 atividades com números

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade