Música para bebê: 6 dicas para estimular o desenvolvimento do seu filho

03/09

Que a música traz um monte de benefícios para nós, adultos, não é nenhuma novidade. Mas você sabia que ela também é uma importante aliada no desenvolvimento infantil? Conheça alguns dos benefícios da música para bebê.

A música estimula todas as áreas de desenvolvimento da criança e ajuda a mente e o corpo a trabalharem juntos.  Estudos realizados com a ajuda de tomografias e ressonâncias magnéticas mostraram que ouvir música ilumina várias áreas do cérebro em segundos, e que expor nossos filhos à música durante a primeira infância ajuda a desenvolver a fala, a audição, a coordenação e até as habilidades sociais. Incrível, né?

Um aplicativo que eu uso com a Anne Liv e que tem várias atividades com música para bebê, entre muitas outras coisas, é o Kinedu. Selecionei várias dicas do aplicativo com música pra você fazer com o seu pituco.

Baixe GRÁTIS o Kinedu clicando AQUI!

Dicas para usar música para bebê:

  • Deixe seu filho brincar com objetos sonoros para estimular a audição e melhorar as habilidades musicais do seu bebê.

Atividade: Orquestra do bebê

música para bebê tocar

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

  • Cante músicas que tenham um ritmo bem marcado (pesquisas mostraram que isso ajuda a acalmar os bebês duas vezes mais do que falar com eles!).
  • Improvise uma música para bebê incluindo os sons que o seu filho faz (isso estimula o “jogo de ação e reação”, que é maravilhoso para fortalecer os laços afetivos entre vocês!).

Atividade: Interpretando a música

música para cantar para o bebê

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

  • Improvise uma música com os números ou componha rimas para músicas que o seu filho já conhece (isso ajuda na aprendizagem e do desenvolvimento da linguagem).
  • Dance com o seu bebê (isso estimula o ritmo e fortalece os laços afetivos).
  • Acompanhe o ritmo da música batendo palmas com o seu bebê para estimular o ritmo dele. A Anne Liv ama!

Atividade: A música

música de bebê

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Se você está grávida, saiba que a música também pode ser uma ferramenta maravilhosa! Os bebês são capazes de ouvir sons externos a partir do quarto mês de gestação, e aqueles que têm sua audição estimulada no útero dormem melhor, choram menos e têm uma capacidade de aprendizado melhor.  Além disso, os ritmos que os bebês ouvem no útero podem acalmá-los depois do nascimento. Não é demais?

Para se beneficiar da estimulação auditiva no pré-natal, você pode ouvir músicas bem calmas ou áudios de sons da natureza, ou ainda cantar uma música para bebê de forma clara e lenta. O importante é ser consistente (ouvir ou cantar a mesma música no mesmo horário) e não alterar muito o volume ou o ritmo.

Além dessas dicas, você tem acesso a muitas outras atividades e artigos no Kinedu. O legal é que o app oferece conteúdo de acordo com o estágio de desenvolvimento do seu bebê, e não apenas à idade dele!

Deixa nos comentários como você usa a música para brincar com o seu bebê! Vou adorar conhecer outras dicas!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade