Nutrição | Aproveite os feriados sem engordar

23/04
por Dra. Ingrid Seiler Prior*

A Páscoa está chegando e é inevitável comer um pouco mais de doce ou abusar nas reuniões familiares. Você pode fazer algumas coisas para evitar os exageros.

Coma algo antes da festa ou da reunião com a família e amigos. Se não comer durante o dia inteiro, na hora da festa você estará faminto e perderá o controle. Coma algo de baixo valor calórico, mas saciador: uma maçã, biscoito ou cereal integral ou um prato de sopa.


 
Coloque em seu prato 20% a menos de alimentos de alto teor calórico e 20% a mais de frutas, verduras e legumes. Você não notará a diferença.
 
Escolha alimentos que deixam “sobras” no prato, como ossos de asas de frango, pois desta forma você comerá menos.
 
Tente não colocar mais do que dois ou três itens em seu prato de cada vez, pois comemos mais quando o alimento está na nossa frente.
 
Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Lembre-se: quanto mais rápido comemos, mais comemos! Após a refeição o cérebro demora cerca de 20 minutos para perceber que o corpo está saciado.
 
As refeições, durante os feriados festivos, costumam demorar mais e se você comer vorazmente, seu prato ficará vazio quando outras pessoas ainda estão comendo, o que o levará a repetir.
 
Se tiver escolha, use um prato menor e tente sempre se servir! Você deve ter noção do que coloca no próprio prato.
 
Tome cuidado com o álcool, que é rico em calorias e desacelera o metabolismo. O álcool também prejudica o julgamento, portanto, quanto mais você beber, mais irá comer.

Foto: Reprodução

*Artigo escrito pela colunista Dra. Ingrid Seiler Prior | Nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo. Docente do curso técnico de Nutrição no Colégio Marquês de Olinda.



Já conhece meu Curso de Maquiagem Online? São 21 vídeo aulas + um super e-book!