Nutrição | Frozen Yogurt

22/01
por Dra. Ingrid Seiler Prior* 

Com a chegada do verão, essa sobremesa gelada que virou moda volta com tudo. E não é para menos, além de saboroso, possui pouquíssimas calorias: uma porção de 100 gramas tem apenas 80 calorias, já a mesma porção de sorvete de creme possui o dobro do valor calórico.



 
E a diferença não fica só no valor calórico. Os sorvetes cremosos são ricos em gordura vegetal hidrogenada, que deixa o colesterol nas alturas. Em compensação, o frozen yogurt é feito à base de leite desnatado, é fonte de cálcio, zinco, vitaminas e proteínas, e ainda contém microorganismos vivos que melhoram a imunidade e a regulação do intestino. 

Normalmente, este tipo de iogurte é 100% natural. Ele ainda é isento de glúten, podendo então ser consumido por indivíduos portadores da doença celíaca.

Porém, cuidado com os acompanhamentos. Conhecidos como “toppings”, as lojas que oferecem essa sobremesa costumam disponibilizar coberturas e caldas para os mais variados paladares, o que torna mais fácil cair em tentação e sair da dieta.

Escolhas erradas podem se tornar uma cilada! Então, dê preferência às frutas naturais ou secas, castanhas, cereais e granola, e evite as caldas, leite condensado, confetes, balas, caramelos e bolachas.

Opte também pela porção pequena do iogurte, pois as grandes costumam comportar até 500g.

Abaixo encontram-se algumas opções saudáveis da sobremesa:

Estimulante: Açai Frozen + Granola + Castanha

Lanche da tarde: Frozen Yogurt + Fruta + Nozes

Melhora do intestino: Frozen Yogurt + Aveia + Fruta + Linhaça
 
Foto: Reprodução

*Artigo escrito pela colunista Dra. Ingrid Seiler Prior | Nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo. Docente do curso técnico de Nutrição no Colégio Marquês de Olinda.