Nutrição | Transtornos Alimentares 2

20/03
por Dra. Ingrid Seiler Prior*
 
No primeiro post, explicamos o que são os transtornos alimentares, que são distúrbios de imagem corporal que afetam principalmente adolescentes do sexo feminino. Também abordamos as características da anorexia e bulimia. 

Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica:
 
Caracteriza-se por episódios recorrentes de descontrole alimentar, porém sem a presença de purgação, então normalmente são obesos. São pacientes depressivos, que geralmente abusam do álcool e/ou drogas.
Como detectar o problema:

  • Comer mais rápido do que o usual;
  • Comer até se sentir “inconfortavelmente” cheio;
  • Comer grandes quantidades de comida, sem sentir fome;
  • Comer sozinho por se sentir constrangido com a quantidade;
  • Sentir-se decepcionada, deprimido ou culpado após a super-ingestão.
 
Vigorexia:
 
É caracterizada pela distorção da imagem corporal em relação à força, sendo praticamente o inverso da anorexia. Mesmo tendo desenvolvido uma musculatura acima da média, os vigoréxicos se vêem pequenos e fracos.
Esse transtorno, ao contrário dos outros, é mais comum em homens, na faixa etária dos 18 aos 35 anos. E a obsessão por um corpo musculoso leva a alterações comportamentais como longos períodos na academia, levantamento de pesos cada vez maiores, o que pode acarretar em lesões, dietas perigosamente ricas em proteína, o que pode gerar problemas tanto renais quanto hepáticos, além do uso indiscriminado de suplementos alimentares e/ou anabolizantes.
 
Ortorexia:
 
Por ser considerado um transtorno relativamente “novo”, ainda é pouco explorado na literatura. É caracterizado por uma fixação pela saúde alimentar, qualidade dos alimentos e pureza da dieta (livre de pesticidas, corantes, conservantes e outras substâncias artificiais).
A provável causa para tal transtorno é a crescente preocupação com uma vida mais saudável, o que por consequência gera também um maior interesse pelo alcance de uma alimentação saudável.

Confira o primeiro post sobre o assunto: Nutrição | Transtornos Alimentares 1

*Artigo escrito pela colunista Dra. Ingrid Seiler Prior | Nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo. Docente do curso técnico de Nutrição no Colégio Marquês de Olinda.

Conheça meu Curso de Maquiagem Online. São 21 vídeo aulas + um super Ebook por R$ 24,90!