O LEITE EMPEDROU?! | Diário da Amamentação

24/05

Será que o leite empedrou? Passei por um quase perrengue aqui na amamentação e gravei um diário sobre isso! Espero poder te ajudar com essas informações e dicas, afinal é sempre bom compartilhar experiências com vocês!

Eis que muitas me perguntaram a quantas anda a experiência da amamentação por aqui. Por isso resolvi gravar mais um diário, até mesmo porque, apesar de tudo estar fluindo bem, aconteceu algo novo. Comecei a sentir uma região do peito mais dura e dolorida. Corri pra ajuda mais uma vez e entendi o que era. Felizmente consegui tratar a tempo de não ter complicações. Entenda no vídeo exatamente o que aconteceu comigo!

SAIBA MAIS NO VÍDEO!

Além de sentir que uma parte do seio não esvaziava após Anne Liv mamar e ficava dolorida, também tive um pontinho branco, semelhante a uma espinha na auréola, no bico mesmo. Levei um susto, achei que fosse fungo ou alguma complicação do tipo. Não era… com a ajuda da Sandra Abreu, enfermeira à frente da assessoria Anjos do Leite, consegui ter um diagnóstico. Era um ducto obstruído! Coisa que eu nunca tinha ouvido falar. E que sim, se a gente não cuidar logo, pode evoluir para uma mastite, por exemplo.

No meu caso foi preciso fazer um procedimento de furar a pele para o leite que estava preso passar. Aí que está o problema, o ducto obstruído impede a passagem do leite e ele acaba acumulando na mama, o que pode gerar uma complicação. Pode empedrar, chegar inflamação, até mastite. No vídeo a Sandra explica mais a fundo esse quadro e diz que a massagem e o ato de chacoalhar a mama podem ser muito eficazes para a melhora. O que ela não indica é ficar esperando passar, não fazer nada, pois isso tudo pode se agravar rapidamente.

De resto, não posso reclamar. Os tempos desafiadores ou dolorosos passaram. Já sei o que fazer caso apareça esse ducto obstruído, o que já se repetiu algumas vezes, mas em questão de minutos eu já consigo resolve com massagem, colocando Anne Liv pra mamar. E se necessário chamando a Sandra para furar com agulha esterilizada, finalizando com o laser para cicatrização.

Me conta, você já sabia sobre isso?! Já passou por algo semelhante?

Onde procurar ajuda:

Bancos de Leite

Postos de Saúde

Profissionais que trabalhem com Amamentação (enfermeiras, consultoras, assessoras)

Agradecimentos:

Sandra Abreu | Anjos do Leite

Veja mais vídeos relacionados:

Dicas que me Ajudaram na Amamentação

Diário da Amamentação | Primeiro Mês

Beijos com amor,

Ju