O QUE É DOULA? | Diário de Gravidez

984
29/09

Afinal o que é uma Doula? Qual o papel dela na gravidez? O que ela faz e o que não faz? Gravei esse vídeo com a Adriana Vieira, minha doula lindeza, para contar mais sobre esse trabalho e tudo o que ele envolve para a gestante, o canal grávido e o bebê!

Confesso para vocês que no começo da gravidez eu mesma não compreendia o que era uma doula, mas pelo pouco que eu sabia tinha certeza que gostaria de ter uma me acompanhando! Depois, pesquisei, me inteirei, o Crica também viu importância na presença dessa profissional ao nosso lado. Fizemos uma reunião para entender melhor e amamos esse apoio de cara. Entendi melhor tudo que a doula pode fazer por nós na gravidez, me encantei! E não é só para a grávida, o Crica também participa das aulas e está aprendendo cada dia mais.

Eu conheço a Adriana já faz uma boa década rsrs, ela também é jornalista, doula, professora de yoga e educadora perinatal. Atua na preparação da gestante e do parceiro (a) para o parto, dá todo o apoio durante o parto e pós-parto. Ela oferece muita informação de qualidade, desmistifica algumas questões sobre essa fase, ensina sobre sobre a fisiologia do parto, da pelve feminina.

A doula incentiva a mulher a ser protagonista do nascimento do seu filho, ela conversa constantemente sobre nossos medos, necessidades e expectativas, ela compreende que eles devem ser ouvidos sempre. A doula é uma ocupação oficialmente reconhecida pelo Ministério do Trabalho e a profissional incentiva as práticas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.

Nós sempre conversamos muito nas aulas, ela me passa até lição de casa que muitas vezes é a leitura de livros, se vocês quiserem nós vamos gravar um vídeo com dicas de leitura para essa fase da gravidez. O trabalho da doula contribui para a redução do tempo de trabalho de parto, auxilia nas questões relacionadas ao aleitamento materno, orienta e ajuda a diminuir a tensão durante o trabalho de parto, sempre com um trabalho individualizado para cada mulher.

A doula oferece apoio físico e emocional durante o trabalho de parto, no parto e pós-parto imediato. Ela utiliza métodos não farmacológicos de alívio da dor como massagens, compressas, técnicas de respiração, movimentos corporais, técnicas de relaxamento e posições que ajudam na descida do bebê através do canal pélvico.

A doula não substitui o médico, obstetra, a enfermeira nem qualquer outro profissional, ela atua junto a essas pessoas e não realiza procedimentos técnicos ou médicos. Sua função é dar apoio emocional, encorajamento e suporte com informações a respeito da gestação, parto e amamentação.

Quando você optar por ter o acompanhamento da doula, vale se informar se o hospital onde você vai ter o parto é humanizado ou adequado. De preferência, o hospital precisa ter um espaço com privacidade para essa gestante, para que ela coloque em prática as posições, exercícios que fizerem sentido naquele momento. Além da concentração na prática das técnicas que veio aprendendo ao longo da preparação pré-natal.

VEJA MAIS INFORMAÇÕES NO VÍDEO

Falamos no vídeo sobre afinal onde está nosso períneo! Ele fica na região do nosso corpo que constitui a base do púbis, onde estão situados os órgãos genitais e o ânus. Parte da minha preparação para o parto são os exercícios para essa região, eles são como contrações que trabalham a musculatura interna, que precisa ficar forte e flexível para o parto.

Eu e o Crica gostamos muito de estudar, de buscar informações então esse foi um caminho que a gente se identificou e estamos seguindo! É um assunto que gera muitas dúvidas, mas também esclarecimentos e a gente pode aprender muito durante esse processo junto à doula! Quero gravar mais vídeos com a Adriana e quero saber quais dúvidas vocês têm, se já conheciam o que é a doula e qual a experiência de vocês com esse tema. Me conta tudo nos comentários!

Conheça o trabalho da minha doula

Adriana Vieira

www.namaskaryoga.com.br

Instagram: @namaskaryoga

Facebook: @Namaskar.Yoga.Brasil

VEJA VÍDEOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

Diário da Gravidez | 25 Semanas

Rotina de Cuidados + Cosméticos na Gravidez

Beijos com amor,

Ju e Bebê Fadinha CricaJu