BelezaO que muda quando você escolhe produtos naturais e orgânicos
24/04
|
Estamos tão habituados a comprar maquiagens, hidratantes, shampoos, enfim, diversos cosméticos em farmácias e perfumarias, que muitas vezes não damos atenção para os componentes desses produtos, certo? Por isso, nos últimos posts, eu venho falando sobre a importância de entender o que estamos passando na nossa pele e as possíveis consequências desses cosméticos. Hoje, eu quero falar sobre quais são as mudanças que você vai sentir ao escolher produtos naturais e orgânicos.
Para começar, vamos lembrar o que são esses produtos?
Os produtos naturais e orgânicos são aqueles que possuem, pelo menos, 95% dos seus componentes de ingredientes naturais. Além disso, os demais componentes não podem ser sintéticos ou nocivos a nossa saúde. O ideal é que esses 5% sejam de componentes orgânicos, para manter a qualidade dos produtos.
Por isso, os produtos naturais e orgânicos trazem diversos benefícios e mudanças positivas a nossa pele e a nossa saúde. A natureza atua com perfeição, não é mesmo?
Separei as cinco principais mudanças que acontecem quando você escolhe produtos naturais e orgânicos.
Você percebe uma mudança positiva na pele
Você sabia que nossa pele absorve 60% de tudo que colocamos nela? Então imagina comigo: uma pessoa tem a pele com acnes e, por isso, escolheu usar uma maquiagem mais pesada. Você concorda que a pele vai absorver boa parte dos componentes que estão presentes naquele produto? Não é a toa que quando usamos uma maquiagem com químicas pesadas ou componentes mais tóxicos, nosso rosto reage com alergias ou mais acnes.
Já com os produtos naturais e orgânicos, os seus componentes são da natureza e cheios de benefícios para nossa pele. Quando usamos uma maquiagem orgânica, por exemplo, estamos ao mesmo tempo nos embelezando e tratando da nossa pele.
Como resultado, ao longo do tempo, conseguimos ver a nossa pele mais saudável, viçosa, equilibrada, mais macia, com menos incidência de alergias e menos acnes (entre outros benefícios).
Você se atenta mais a sua saúde
Quando você começa a pesquisar sobre beleza natural logo você descobre que diversos componentes não fazem bem para nossa saúde. Alguns ingredientes podem causar de simples alergias a alterações hormonais. Fora que alguns componentes podem contribuir com alguns tipos de câncer.
A partir disso, sendo considerados orgânicos ou não, você já corre atrás de saber se seus cosméticos e maquiagens possuem componentes tóxicos. Todos os produtos que não possuem corantes, fragrâncias sintéticas, glúten e componentes geneticamente modificados, se tornam seus favoritos. Além disso, você fica livre do risco das substâncias bioacumulativas que não conseguem ser processadas e eliminadas pelo nosso corpo, sendo toxinas que vão se acumulando com o passar do tempo e afetam nossa saúde.
E como consequência, você se atenta mais a sua saúde e busca fazer uma limpa em produtos prejudiciais, dentro do seu próprio tempo e possibilidade. Você pode ir substituindo seus produtos convencionais por naturais conforme acabem, por exemplo!
Você usa os produtos até o final
Os produtos naturais e orgânicos costumam ter uma validade um pouco menor do que produtos convencionais com conservantes sintéticos. É normal e aceitável, afinal eles são mais leves e mais gentis.
Se você tem hábito de comprar vários produtos iguais (várias bases, vários blushes, entre outros), você corre o risco de perder o seu produto pelo prazo de validade. Com isso, você aprende a usar melhor o produto e valorizar o que você tem. Quando você compra esses produtos, você passa a usá-los até o final, e dessa forma, você aproveita eles ao máximo, além de exercitar o consumo consciente
Isso é muito positivo. Quantas vezes você comprou um produto, usou um pouco, deixou de lado, e quando foi ver, ele já estava vencido? Essa é uma grande lição que produtos naturais nos ensinam.
Você se atenta a origem dos produtos
Além de se atentar aos componentes, você passa a valorizar a empresa que fez aquele produto, os valores e as missões da marca e as consequências que aquela produção pode gerar.
Esse tópico vai longe!
Podemos citar, por exemplo, que você dará mais atenção para o meio ambiente, para como são desenvolvidos cada produto e seus componentes, a valorizar marcas menores que buscam crescer no mercado. Enfim, são diversos fatores que mudam nosso jeito de pensar e enxergar os produtos que usamos diariamente.
Você muda (muito) seus hábitos
A primeira mudança de hábito está na valorização dos produtos que você compra. Afinal, você passa a entender o que está colocando na pele, ver os resultados que os produtos estão te trazendo, e por fim, passa a evitar ao máximo o desperdício deles.
Aos poucos, vamos criando uma nova rotina de cuidados e repensando o que estamos consumindo. Desde benefícios do produto até os valores que as marcas têm.
No final, mudamos completamente nosso jeito de ver as marcas, os componentes, o que colocamos na nossa pele, e nossos hábitos. É uma mudança muito positiva!
Os produtos naturais e orgânicos transformam a maneira como cuidados de nós mesmos. Trazendo benefícios tão positivos, que conseguem ir além dos cuidados com a pele.
Escrito por Larissa Chinaglia
Toda quarta-feira um texto novo sobre veganismo, beleza e cuidados naturais.
