PANDEMIA: Saiba como se manter saudável!

10/04

Estamos passando por uma pandemia em 2020 e acredito que nada melhor do que ter informação sobre como se manter saudável. Assista o vídeo!

PANDEMIA: Como se manter saudável?

O momento é desafiador? Sim! Temos muitas dúvidas? Muitaaaas! Por isso, esse é o primeiro episódio de uma série pensada para trazer conhecimento e tirar as nossas dúvidas sobre como nos manter saudáveis durante a pandemia.

Eu convidei dois profissionais que super confio para passar recomendações importantes e cuidados necessários nesse momento de quarentena. A Dra Thamyres Neves é imunologista, pediatra e alergista e também o Dr Bruno Zaher que (além de ser um anjo na nossa vida) é ginecologista e obstetra. 

Resgatei meus dons jornalísticos e fiz uma entrevista (literalmente) para esclarecer esse momento e nos manter informados e cuidando melhor da nossa saúde!

Pergunta – Como fortalecer da imunidade durante a pandemia?

Resposta Dra Thamyres: Quando eu falo em imunidade e saúde, a primeira coisa que eu abordo é a alimentação! A nossa alimentação precisa estar muito saudável, o ideal é evitar alimentos industrializados e optar por mais frutas, legumes, verduras.

Alimentos com alto teor de zinco e magnésio influenciam no nosso sistema imunológico, como: amêndoas, castanhas, semente de abóbora, alimentos de origem animal e folhagens mais escuras são as mais indicadas para consumo além de garantir que a nossa vitamina D esteja equilibrada.

Pergunta – Que práticas auxiliam nossa saúde mental durante a pandemia?

Resposta Dra Thamyres: Nossa saúde mental está ligada com a nossa imunidade. É necessário utilizar medidas anti-stress e ações para o controle da ansiedade pro nosso organismo trabalhar da melhor forma possível.

Praticar meditação, yoga, nosso sono precisa estar em dia e a ingestão hídrica também precisa estar adequada porque nossos órgãos precisam de água e todo nosso sistema físico precisa para trabalhar de forma ideal.

Movimente-se! Independente da modalidade que você escolher, se mantenha em movimento. Não precisa ser nenhum tipo de exercício extenuante, mas nosso corpo precisa se manter em movimento.

Pergunta – Quais os cuidados básicos que devemos ter? O que fazer e o que não fazer?

Resposta Dra Thamyres: A primeira coisa que eu acho fundamental – pra quem conseguir – isolamento social! O isolamento social não é uma medida de proteção apenas pra gente, mas também para as pessoas que fazem parte dos grupos de risco. 

Outra coisa que eu considero fundamental é que a gente evite tocar nos olhos e no rosto constantemente. Como o vírus não é contraído pelo ar, apenas pelo contato com gotículas contendo o vírus, então evitar tocar os olhos, nariz e boca diminui a chance de contrair a Covid-19.

Pergunta – Como manter a higiene durante a pandemia?

Resposta Dra Thamyres: Lavagem das mãos! A gente precisa lavar a mão o tempo todo, todas vez  que gente tocar algo que não sabemos a procedência é preciso fazer a lavagem das mãos.

Sempre recomendo usar o álcool gel quando estiver fora de casa, caso seja realmente necessário sair. Assim economizamos para ocasiões realmente necessárias e durante o isolamento, principalmente em casa recomendo a lavagem das mãos com água e sabão.

Pergunta – Em que ocasiões devemos usar a máscara diante dessa pandemia?

Resposta Dr Bruno: A máscara de pano tem efeito nos cuidados com a pessoa doente e como forma de barreira pra pessoa não doente. É importante dizer que a máscara não vai barrar micro-gotículas, mas as macro-gotículas e sujeiras grosseiras que podem conter o vírus podem ser barrados sim pela máscara.

Em países que adotaram o uso da máscara parece que o nível de contaminação foi bem mais baixo do que países que não tinham esse cuidado. Então, façam duas máscaras! O Ministério da saúde disponibilizou como fazer, temos algumas formas disponíveis na internet de como fazer máscaras simples e praticamente sem custo.

Importante dizer que elas não podem ficar úmidas, se umedecer tem que trocar. Se possível, trocar a cada 2/3 horas se estiver usando de forma constante, mesmo se for pegar uma entrega na portaria do prédio é importante se cuidar!

Resposta Dra Thamyres: O uso de máscara deve ser feito por quem tem sintomas realmente, pra quem está em isolamento social e os profissionais de saúde que entram em contato com esse doente também tenham máscara disponível. As demais pessoas podem aderir outras formas de controle, existem máscaras de pano e não necessariamente precisa ser a máscara cirúrgica. 

Pergunta – Quais cuidados precisamos ter morando em prédio e condomínio?

Resposta Dr Bruno: Elevador, se possível encostar no botão com o cotovelo, encostou na maçaneta tem que higienizar as mãos. Se você tiver como andar com álcool gel em um frasco pequeno no bolso, é legal sempre usar quando for manusear qualquer produto.

Em casa, você não precisa ficar abusando do álcool gel, lave bem as mãos porque água e sabão são tão eficazes quanto e você vai economizar mais ao invés de usar álcool gel toda hora.

Pergunta –  O que é o distanciamento social e como colocar em prática quando for preciso?

Resposta Thamyres: É o distanciamento entre as pessoas! Tentar manter pelo menos dois metros de distância se a gente tiver que sair na rua. O vírus não passa pelo ar, não é o simples fato de respirar que indica que vamos ter contato com o vírus, a gente precisa ter contato com a gotícula contendo o vírus pra se infectar. 

Então, imagina que se uma pessoa espirrou ou tossiu e você estiver muito próxima dela, a chance de você se contaminar é muito maior. A higiene respiratória é muito importante! Sempre que for tossir ou espirrar, evitar usar a mão, tentando usar sempre o braço para conter ou um lenço descartável.

PANDEMIA: Como você tá se cuidando?

Me conta como tá sendo essa fase de quarentena, como você está lidando com essa pandemia? Espero que essa série possa trazer esclarecimento e muita informação pra todos nós!

Compartilhe com seus amigos, familiares, vizinhos e quem mais achar necessário. Quanto mais a gente se cuidar, mais vamos evitar que essa doença atinja um número ainda maior de pessoas.

VEJA OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ POSSA SE INTERESSAR:

VLOG QUARENTENA #1 | Cozinhando em Família

VLOG QUARENTENA #2 | A nossa rotina

DICAS DE SAÚDE: Como se cuidar melhor!

Com amor,

Ju, Dra Thamyres e Dr Bruno