por Dra. Ingrid Seiler Prior*

As fibras so substncias que apesar de presentes nos alimentos, no so absorvidas, porm so essenciais para o bom funcionamento do intestino, alm de diminuir o acar do sangue e reduzir os nveis de colesterol. A ingesto insuficiente de fibras est relacionada a algumas doenas como as afeces do clon, constipao e doenas sistmicas (diabetes, hiperlipidemia, doena cardiovascular e obesidade).

O seu consumo dirio beneficia o trato gastrintestinal por estimular a mastigao prolongada e a produo de saliva, por retardar o esvaziamento gstrico e aumentar a saciedade, a velocidade do transito intestinal, o peso e maciez das fezes, o que leva ao aumento da freqncia das evacuaes.

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As fibras so classificadas em solveis e insolveis. As solveis dissolvem-se na gua, tornando-se viscosas. J as insolveis no se dissolvem nem com a mastigao.

As fibras insolveis possuem uma ao primordial, pois e elas tm a extrema capacidade de reteno de gua. Absorvendo-se a gua disponvel, ocorre o aumento do volume e distenso da parede do clon, o que facilita a eliminao do bolo fecal.

As fibras solveis levam ao aumento do tempo de exposio dos nutrientes no estmago, o que propicia uma melhora na absoro dos mesmos.

A recomendao diria de fibras facilmente atingida quando seguidas as recomendaes da pirmide alimentar. Porm, importante ressaltar que a ingesto de gua tambm deve-se apresentar adequada, j que vrias pessoas que aumentam o consumo de fibras sem aumentar o de gua sofrem de constipao, exatamente um dos problemas que desejam combater.

*Artigo escrito pela colunista Dra. Ingrid Seiler Prior | Nutricionista especialista em Fisiologia do Exerccio pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de So Paulo. Docente do curso tcnico de Nutrio no Colgio Marqus de Olinda.