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Nutrição em Dia | Qual é a função das Fibras?

• 329 dias atrás

por Dra. Ingrid Seiler Prior* 

As fibras são substâncias que apesar de presentes nos alimentos, não são absorvidas, porém são essenciais para o bom funcionamento do intestino, além de diminuir o açúcar do sangue e reduzir os níveis de colesterol. A ingestão insuficiente de fibras está relacionada a algumas doenças como as afecções do cólon, constipação e doenças sistêmicas (diabetes, hiperlipidemia, doença cardiovascular e obesidade).
 
O seu consumo diário beneficia o trato gastrintestinal por estimular a mastigação prolongada e a produção de saliva, por retardar o esvaziamento gástrico e aumentar a saciedade, a velocidade do transito intestinal, o peso e maciez das fezes, o que leva ao aumento da freqüência das evacuações.

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As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis. As solúveis dissolvem-se na água, tornando-se viscosas. Já as insolúveis não se dissolvem nem com a mastigação.
 
As fibras insolúveis possuem uma ação primordial, pois e elas têm a extrema capacidade de retenção de água. Absorvendo-se a água disponível, ocorre o aumento do volume e distensão da parede do cólon, o que facilita a eliminação do bolo fecal.
 
As fibras solúveis levam ao aumento do tempo de exposição dos nutrientes no estômago, o que propicia uma melhora na absorção dos mesmos.
 
A recomendação diária de fibras é facilmente atingida quando seguidas as recomendações da pirâmide alimentar. Porém, é importante ressaltar que a ingestão de água também deve-se apresentar adequada, já que várias pessoas que aumentam o consumo de fibras sem aumentar o de água sofrem de constipação, exatamente um dos problemas que desejam combater.

*Artigo escrito pela colunista Dra. Ingrid Seiler Prior | Nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo. Docente do curso técnico de Nutrição no Colégio Marquês de Olinda.