PRIMEIRO DIA LONGE DA MINHA FILHA

12/06

Pela primeira vez fiquei o dia todo fora de casa, será que a Liliu ficou bem? Levei vocês comigo para um dia de evento e trabalho sem Liliu!

Eu sempre comento com vocês que adoro qualquer possibilidade de encontro off-line, estar com outros colegas de profissão, conversar com clientes e agência ou encontrar vocês! E ultimamente estão surgindo eventos assim, e eu fico muito feliz! Quem me acompanha sabe que um dos meus focos atuais é participar mais de palestras, workshops e encontros que promovem algum tipo de bate papo.

Recebi o convite da Seguros Unimed para participar de um encontro no mês do Dia das Mães, a ideia era falar sobre maternidade e sobre parto! Desde 2018 a empresa aderiu ao projeto Parto Adequado, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Ministério da Saúde. O projeto incentiva operadoras de saúde e hospitais a desenvolverem ações que valorizem o parto normal, reduzindo assim o percentual de cesarianas desnecessárias.

No canal eu compartilhei o meu relato de parto com vocês, vou deixar aqui no final do post o link para quem quiser assistir! Mas, contando brevemente o que aconteceu, eu me preparei durante toda a gestação para o parto normal, mas não aconteceu como planejamos! Eu tive uma hemorragia e a minha vida e da minha filha estavam em risco, nosso médico prontamente nos recebeu no hospital, formou uma equipe e a bebê nasceu de uma cesariana de emergência! Naquela situação a cesárea foi necessária para salvar as nossas vidas, mas muitas vezes existem outros caminhos, e foi um encontro bem legal com os queridos Tiago e Gabi e Lia Camargo, conversamos bastante sobre o tema e tem um pouco desse bate papo no vídeo! Lá no canal deles também tem um pouco sobre esse dia, vou deixar os links no final do post também!

Lá no site da Seguros Unimed tem muuuita informação, então se você pretende engravidar ou está grávida, busque informações, converse com amigos e profissionais de confiança! O parto pode e deve ser da forma como você desejar, dentro das possibilidades do seu caso obviamente. Clicando aqui você já cai direto na página sobre o Parto Adequado, você pode usar as informações disponíveis lá para criar o seu plano de parto, assim quem estiver com você no dia do nascimento vai poder conduzir os detalhes, seguindo o que você deseja.

Fiquei bem impressionada com alguns dados apresentados pela Seguros Unimed, você sabia que o Brasil é o país com o maior índice de cesáreas no mundo? As taxas de cesáreas são de 57%. Na saúde suplementar, esse cenário torna-se ainda pior com o índice de cesárea de 84,4% (em 2015), enquanto que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de até 15% de partos cesáreos. 

Uma cesárea sem indicação médica pode aumentar em até 120 vezes a probabilidade de problemas respiratórios no bebê, e triplicar o risco de morte da mãe! Espero que vocês gostem do bate papo, me conta nos comentários o que vocês pensam sobre o assunto, qual foi a experiência de vocês. Essa rede de apoio que nós criamos aqui é muito importante, essa troca de informações pode ajudar muito!

Se você quer saber se a Liliu ficou bem sem a mamãe aqui, ela ficou rsrs! Foram quase 12h sem mamar no peito, só comendo e bebendo água mesmo em casa e na escolinha! O Crica disse que ela ficou muito bem, perguntou de mim, mas nada demais rsrss Eu acho que as mães que sofrem mais, né? Sempre preocupadas para saber se está tudo bem, se a bebê comeu, dormiu e tudo mais!

Eu sou muito grata por ter essa flexibilidade com o meu trabalho, de passar bastante tempo com ela, de ter uma rede de apoio que me ajuda muito, mas confesso que ainda fico com o coração na mão se tenho que ficar muito tempo longe dela. Me conta nos comentários como é essa relação da distância entre você e seu filho ou filhos!

Links para conteúdos mencionados no vídeo:

Relato de parto | Ju e Crica

Tiago e Gabi

Lia Camargo

Beijos com amor, 

Ju

Parceria: Seguros Unimed