Primeiro mês do bebê: saiba o que esperar

03/11

Você está esperando um bebê ou tem um recém-nascido? Nessa fase, é superimportante saber o que esperar do primeiro mês do bebê – tanto em relação à rotina e cuidados quanto em relação ao desenvolvimento. Para isso, eu uso um app muito legal chamado Kinedu desde a gestação da Anne Liv, e agora estou usando com o Liam também!

O Kinedu é uma mão na roda para estimular e acompanhar o desenvolvimento dos nossos pitucos, não só no primeiro mês do bebê, como até os 48 meses! Eu amo e super recomendo!

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Dito isso, vamos falar um pouco sobre o desenvolvimento do bebê nessa fase!

Marcos do desenvolvimento no primeiro mês no bebê

No primeiro mês do bebê, você vai observar marcos relacionados à postura, ao desenvolvimento dos sentidos e aos reflexos primitivos. São eles:

Postura do bebê

  • Seu bebê fica com os braços e joelhos flexionados.
  • Ele mantém as pernas ligeiramente abertas quando está deitado de barriga para cima.
  • Ele fica com as mãos fechadas.
  • Ele sorri como um reflexo (por exemplo, quando está dormindo).

Reflexos do recém-nascido

  • Se você colocar o seu dedo na mão dele, ele fecha a mão ao redor do seu dedo (é o chamado reflexo de preensão).
  • Quando ele se assusta, joga a cabeça para trás, estica os braços e as pernas e, depois, encolhe-os contra o peito (é o chamado reflexo de Moro, e acontece frequentemente quando você vai colocar o seu bebê no berço).
  • Quando você pressiona o pé do seu bebê, o dedão dele levanta, enquanto os outros dedos se esticam (é o chamado reflexo de Babinski).
  • Ele começa a sugar automaticamente quando alguma coisa toca o palato dele (é o chamado reflexo de sucção).
  • Se você tocar a bochecha dele, ele vira o rostinho em direção ao toque e abre a boca (é o chamado reflexo de busca).

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Desenvolvimento dos sentidos

  • O bebê se assusta com ruídos altos.
  • Ele reage ao seu toque.

No Kinedu, você assinala os marcos do desenvolvimento do seu bebê no momento de criar o perfil e depois de realizar as atividades com o seu pituco. Aliás, essa avaliação inicial foi feita em parceria com a Universidade de Stanford, e saber que é um app sério e baseado na ciência faz toda a diferença para nos deixar mais tranquilos aqui em casa, rs!

Com esses marcos preenchidos, além de o seu plano de atividades ficar personalizado de acordo com as necessidades únicas do seu bebê, você também consegue ver como está o progresso dele em relação a outras crianças da mesma idade. É sempre importante ter em mente que cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo, mas isso permite que a gente identifique se está tudo certo com o desenvolvimento dos nossos filhos para poder comunicar o pediatra e fazer uma intervenção precoce, se necessário.

Rotina no primeiro mês no bebê

Fiz um post e um vídeo super completos sobre a rotina com recém-nascido, mas trouxe aqui um resumo para você ter uma noção do que esperar no primeiro mês do bebê:

  • Seu bebê vai dormir muito: em média, 16 horas por dia. É importante que ele não durma muito menos do que isso (pois ele precisa de descanso e de todos os benefícios do sono) e nem muito mais do que isso (pois ele também precisa de estímulos para se desenvolver).
  • Ele vai mamar bastante. O Liam acorda mais ou menos de 2 em 2 ou 3 em 3 horas para mamar.
  • Ele vai precisar arrotar depois de mamar. Você pode fazer o bebê arrotar acima do seu ombro, deitado de bruços no seu colo ou sentado no seu colo.
  • Ele vai tomar muitos banhinhos. Se seu bebê nasceu no hospital, é provável que a enfermeira já tenha ensinado como dar o banho, mas lembre-se sempre de garantir também a higiene do coto umbilical a cada troca de fralda.
  • Serão muitas trocas de fralda: no primeiro mês do bebê, ele irá molhar por volta de 6 fraldas e sujar de 1 a 4 fraldas por dia.
  • Ele terá cólicas. As cólicas são muito comuns até o 3 ou 4 mês de vida, pois o aparelho digestivo ainda está amadurecendo e se adaptando à digestão do leite.
  • Vale a pena deixar o bebê de bruços. Essa é a minha dica para incluir na sua rotina, porque ajuda a fortalecer os músculos do bebê. O famoso tummy time pode ser feito desde o nascimento, desde que o seu bebê não tenha acabado de mamar ou esteja com sono. Vários bebês não curtem ficar nessa posição, então eu recomendo que você dê uma olhada nas atividades do Kinedu que facilitam esses momentos!

Gostou de saber sobre como é a rotina no primeiro mês do bebê e o que esperar nessa fase? Aproveite para baixar grátis o Kinedu e acompanhar o desenvolvimento do seu bebê!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Rotina com recém-nascido: primeiros dias do bebê

7 dicas para mães de recém-nascido

O app que os pediatras recomendam

Como foi ou está sendo o primeiro mês do seu bebê? Deixa aqui nos comentários, vamos trocar experiências!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu