QUANDO O BEBÊ COMEÇA A FALAR?

06/08

Se você tem um bebê, imagino que se surpreenda com a velocidade com que seu pituco aprende coisas novas – de começar a reagir a sons a contar histórias com frases complexas, cada etapa se constrói sobre as anteriores. Embora cada criança tenha seu próprio ritmo, é importante acompanhar os marcos do desenvolvimento do seu bebê, tanto para identificar possíveis atrasos quanto para saber de que estímulos ele precisa.

Eu tenho feito esse acompanhamento pelo Kinedu, o app que os pediatras recomendam e que uso desde antes do nascimento da Anne Liv. Graças à seção de marcos do desenvolvimento, onde vou marcando e acompanhando o progresso dela, o app “entende” em que estágio minha filha está e me oferece atividades em vídeo personalizadas para fazer com ela.

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Com quantos meses o bebê fala

O desenvolvimento linguístico é composto por várias fases, e talvez não seja tão simples determinar com precisão quando o bebê começa a falar – tanto porque isso pode variar de criança para criança quanto porque “começar a falar” é um conceito um pouco subjetivo.

Até os 3 meses, os bebês usam basicamente expressões faciais, gestos e sons vocálicos ou guturais para se comunicar. Dos 4 aos 7 meses, eles começam a prestar mais atenção aos sons e a fazer imitações – nesta fase, é possível tentar introduzir palavras com sílabas repetidas. Dos 8 aos 12 meses, seu bebê provavelmente irá começar a balbuciar enquanto você fala, simulando uma conversa.

Primeiras palavras

Para crianças, palavras são sons usados com frequência para se referir a pessoas, objetos, etc. Se o seu bebê disser “bó” para se referir a uma bola, entenda isso como uma palavra, mas responda dizendo “bola”- com o tempo, ele irá aprender a palavra correta.

Por volta do primeiro aniversário, seu filho provavelmente falará “mamá” e “papá”, tentará imitar suas palavras e apontará para as coisas que ele quer. Experimente sons com tons e intensidades diferentes para preparar seu bebê para falar. 

Falando, imitando e apontando

Dos 13 aos 18 meses, o vocabulário do seu bebê estará mais amplo, e ele já conseguirá responder suas perguntas com diferentes gestos e palavras, além de ser capaz de apontar para “mamá”, “papá” e objetos familiares ao ouvir seus nomes. Nesta fase, apontar para imagens de animais e ouvir seus sons será uma grande diversão para o seu filho. Dos 19 aos 24 meses, é provável que ele já saiba os nomes das partes do corpo e de alguns alimentos e que repita palavras que costuma ouvir.

Como estimular o bebê a falar

Há várias coisas que você pode fazer para estimular o seu bebê a falar, e o mais legal é que são coisas simples – embora exijam repetição e consistência. Conversar com o bebê é uma delas. Se você não souber bem o que falar, experimente narrar o que está fazendo. Outra coisa que funciona é o famoso “baby talk”, ou “fala de bebê”, ou seja, falar de forma clara e pausada, usando frases simples e articulando bem as vogais. Ler histórias ou versos com rimas também pode ser muito útil para o desenvolvimento linguístico do seu filho.

Experimente essas atividades do Kinedu para estimular o seu bebê a falar:

Atividade: Imitando palavras

Para bebês de 2 a 4 meses, esta atividade estimula a imitação e o desenvolvimento linguístico.

quando o bebê começa a falar - imitando palavras

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Qual é o nome dela?

Para crianças de 11 a 13 meses, esta atividade estimula o desenvolvimento da linguagem e as habilidades sociais.

quando o bebê começa a falar - qual é o nome dela

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Rimas

Para crianças de 12 a 14 meses, esta atividade ajuda a ampliar o vocabulário.

quando o bebê começa a falar - rimas

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

O Kinedu é um aplicativo gratuito, mas também tem uma versão premium, que dá acesso ao catálogo completo de artigos e atividades, além de permitir que a família toda use e acompanhe o progresso do bebê. Aproveita que a versão premium tem 7 dias de teste grátis e experimenta com o seu bebê!

Você também pode se interessar por:

Como estimular a fala do seu bebê

Brincadeiras para estimular a fala do bebê

Marcos do desenvolvimento infantil: o que é e qual a sua importância?

Agora que você já sabe quando o bebê começa a falar, deixa nos comentários o que você faz para estimular o desenvolvimento linguístico do seu filho. Essa troca de experiências é muito enriquecedora!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade