Quero viajar para fora do Brasil! Por onde Começar?

18/09
Eu sou viajante de carteirinha e para mim é regra de vida conhecer outras culturas e realidades. Ainda tem muita gente que confunde viagem com luxo, gente que acha que precisa ter muita grana para viajar. Eu discordo totalmente.
 
Viajar é uma escolha e um investimento, basta ter um planejamento, fazer algumas economias que é possível viajar, sim! Poxa, quem nunca gastou com bobagens e ao longo do ano poderia ter juntado um dinheirinho legal para viajar?! Até eu! Então planejar seria o primeiro passo na saga de um viajante.


Índia – Taj Mahal – 2010
 
O segundo passo é ler, pesquisar e se informar sobre as possibilidades. Assim você começa a ter noção de como funciona esse destino e entende se é para lá que você realmente quer ir. Muitas vezes, uma amiga volta empolgada de viagem e acaba contagiando a gente, aí você se anima e passa a desejar esse destino para sua próxima viagem.


Budapeste – Hungria – 2013
 
Pare e pense se você e sua amiga tem os mesmos anseios, os mesmos gostos. Eu já vi amizades que quase acabaram depois de uma viagem, é algo muito pessoal, cada um tem um olhar, um interesse e um timing quando está fora de casa. Por exemplo, eu prefiro destinos exóticos, meus países preferidos são India e Cuba, imagine uma pessoa que gosta de luxo e compras ir parar em lugares onde não existe vaidade. É disso que eu falo, cada viagem tem um ritmo, cada viajante tem sua personalidade, é importante respeitar isso também.


Butão – 2010
 
Claro que existem pessoas, tipo eu (rsrs), que se enfiam em qualquer lugar. Eu já fiquei em albergue da juventude, em quarto coletivo com mais de 15 pessoas, já tomei banho em banheiro público, já fiquei em casa de gente que nunca vi na vida, como também já estive hospedada em suíte presidencial de hotel 5 estrelas. Para mim não importa nada disso, onde eu vou me hospedar e como vou dormir, afinal é só para dormir… Para mim o que importa é vivenciar a vida que está lá fora, fora do quarto do hotel, fora do albergue.


Dinamarca – 2013
 
Garantir sua segurança é muito importante e independe do seu destino. Estar com seus documentos bem organizados, correr atrás de um seguro saúde e seguro viagem, que vão te assegurar assistência em caso de necessidade. Prestar atenção a sua volta, ler bem a conta do restaurante e nunca deixar suas coisas espalhadas por onde passar… esses são alguns são mandamentos de um viajante!
 

Islândia – 2013


República Dominicana – 2009

Em viagens internacionais, eu costumo andar com uma xerox do meu passaporte e minha carteira de habilitação e deixo passaporte e documentos importantes no cofre – pelo amor… não vá largar seu passaporte no cofre quando for embora – a dica que dou é sempre deixar a maior parte de seu dinheiro também no cofre, porque do dinheiro a gente lembra (rsrs) e já ajuda a lembrar do passaporte!


Turquia – 2007
 

 A cópia do passaporte nunca me deu problema e já um documento menos importante – porém original – como a habilitação ou até carteira de estudante, me assegura na hora de comprar com cartão de crédito, pois você precisa comprovar que é você mesma (rsrs).
 

Uruguay – 2012

Hoje internet te faz viajar sem sair de casa, então se joga, existem sites confiáveis onde você pode colher todo tipo de informação, pesquisar preços e, o que mais gosto, opinião de quem já esteve lá.
 
Segue uma listinha de sites legais:
 
www.tripadvisor.com – para você ver avaliações de todo tipo, sobre restaurantes, hotéis, pontos turísticos e acompanhar fóruns de discussão com dicas de cada destino.
 
www.wikitravel.com – adoro! É a versão wiki de viagens, mas em inglês tem muito mais conteúdo, pois é um site feito por pessoas comuns, que vão lá e escrevem artigos. Como inglês ainda é o idioma oficial do viajante, o wikitravel nesse idioma é o mais encorpado de informações.
 
www.lonelyplanet.com – também em inglês, é uma grande referencia quando se fala em viagem, publica guias, livros, eu tenho vários livros, informações preciosas.
 
www.skyscanner.com – excelente ferramenta para busca de passagens aéreas, lá eles vasculham praticamente todas as companhias aéreas do mundo, todos os destinos. Não te cobram taxa nenhuma, simplesmente te redirecionam para o site da cia aérea na hora da compra.
 
www.melhoresdestinos.com.br – blog de viagens, onde você encontra em primeira mão promoções de passagens aéreas, pelo blog eu já consegui 2 bem bolados: passagem de ida e volta para Espanha por R$900, acreditem! E viajar para Europa, também ida e volta, com apenas 20 mil milhas. Eles realmente tem o melhor conteúdo do tipo, descontos, novidades, promoções!
 
www.viajenaviagem.com – também um blog super bacana para você pegar dicas sobre os destinos, tem sempre comentários muito pertinentes de leitores e assim você vai se informando ainda mais.

Espero que vocês tenham gostado das dicas. Tentei reunir as ferramentas que mais me ajudam no pré, durante e pós viagem.
 
Beijos com amor,
 
Ju