Recém-nascido dorme muito. É normal?

08/10

Uma das principais dúvidas de quem tem um bebê recém-nascido, especialmente das mães de primeira viagem, é sobre as horas de sono do bebê: “Meu bebê recém-nascido dorme muito. É normal?”. Se essa também é uma dúvida que você tem, fique ligada nesse post!

O Liam tem dormido bastante, assim como a Anne Liv, minha primeira filha, também dormia quando era recém-nascida. Na época, eu já usava o Kinedu com ela, e tinha lido um artigo no app que falava sobre as horas de sono do bebê recém-nascido. 

Clique AQUI e baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Se você ainda não conhece o Kinedu, vale super a pena baixar pra acompanhar e estimular o desenvolvimento do seu bebê. O app personaliza as atividades não só de acordo com a idade, mas também com a fase de desenvolvimento do seu filho e aquilo que ele consegue ou não fazer – além de tirar todas as dúvidas das mamães de primeira viagem (e segunda, terceira… rs!).

Seu bebê recém-nascido dorme muito?

Pra começo de história, vale deixar claro que um bebê é considerado recém-nascido até o 28º dia de vida. Nesse período, quando está acordado, seu bebê vai mamar muito, interagir um pouco com as pessoas e o ambiente ao seu redor, chorar e voltar a dormir. 

Se você acha que seu recém-nascido dorme muito, saiba que “muito” é um conceito subjetivo. Nessa fase, os bebês dormem, em média, 16 horas por dia. Sempre digo que cada bebê é único: alguns dormem menos; outros, mais. 

Apenas preste atenção: dormir menos de 11 horas ou mais de 19 horas por dia não é recomendável. O bebê que dorme menos de 11 horas por dia não está descansando o suficiente e nem recebendo todos os benefícios que o sono proporciona; o bebê que dorme mais de 19 horas por dia não está recebendo a quantidade necessária de alimento e estímulos.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades para estimular o seu bebê!

Se o seu recém-nascido dorme muito, ou seja, mais do que 19 horas por dia, é importante acordá-lo para trocar a fralda, mamar e interagir um pouco: essa interação pode acontecer nesses mesmos momentos. No Kinedu, você encontra uma porção de atividades para fazer com o seu bebê enquanto amamenta, troca a fralda ou dá banho.

Para quem acha que o bebê recém-nascido dorme muito, eu explico o porquê dessas horas de sono!

Por que o recém-nascido dorme muito?

  • Durante o sono, o bebê economiza energia, e isso permite que ele cresça e ganhe peso mais rapidamente, o que favorece seu desenvolvimento. É também durante o sono que o corpinho do seu bebê libera o hormônio do crescimento.
  • Dormir também ajuda o seu bebê a ter mais apetite, para que ele se alimente melhor e receba os nutrientes necessários para se desenvolver.
  • Quando seu bebê está dormindo, os órgãos dele se desenvolvem e o sistema imunológico fica mais forte. Assim, ele fica mais protegido de infecções e outras doenças.

É importante ter em mente que os ciclos de sono do bebê são diferentes dos nossos. Embora os recém-nascidos acordem várias vezes ao dia para mamar e, portanto, cada dormida dure menos, eles dormem mais profundamente.

Outra coisa que é importante mencionar é que, geralmente, bebês que mamam no peito acordam para mamar a cada 2 ou 3 horas, enquanto os bebês que usam fórmula geralmente acordam a cada 4 horas. Isso acontece porque a digestão da fórmula é mais lenta do que a do leite materno.

Se esse sono leve do seu bebê recém-nascido está prejudicando o seu sono, o melhor a fazer é respirar fundo, contar com a sua rede de apoio e ter em mente que essa é só uma fase – e uma fase importante para o desenvolvimento do cérebro do seu bebê! Por volta dos 3 meses de idade, o seu filho vai começar a dormir algumas horas a mais sem interrupção. Ufa!

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

7 dicas para mães de recém-nascido

8 atividades para recém-nascido

O app que os pediatras recomendam

Consegui esclarecer por que seu recém-nascido dorme muito? Deixa aqui nos comentários a sua experiência, ela pode ajudar outras mamães!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu