Recém-nascido não dorme

07/01

Seu bebê recém-nascido não dorme? Isso pode acontecer por uma série de razões, e entendê-las e saber contorná-las pode te ajudar a colocar o sono do seu pituco (e, consequentemente, o seu!) nos trilhos. As dicas a seguir são do Kinedu, um aplicativo que eu uso para estimular o desenvolvimento da Anne Liv com atividades e brincadeiras.

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

O Kinedu mudou minha vida, uso para tudo: desde marcar os marcos de desenvolvimento da Liliu até acompanhar os artigos, que são embasados cientificamente, já que o aplicativo tem parcerias com as universidades mais importantes do mundo!

hora de dormir - recém-nascido não dorme

Por que seu bebê recém-nascido não dorme?

Vamos aos motivos pelos quais seu bebê recém-nascido não dorme (e algumas possíveis soluções):

1. O seu bebê ainda não entende os conceitos de “dia” e “noite”. Durante as primeiras semanas de vida, os bebês ainda não têm o ciclo circadiano estabelecido, o que começa a acontecer a partir dos 3 meses, quando o corpo passa a produzir a melatonina, o hormônio do sono. Para ajudar o seu bebê recém-nascido a começar a compreender esses conceitos, mantenha-o exposto à luz do dia e deixe algumas luzes acesas, mesmo que ele esteja tirando uma soneca. À noite, apague as luzes e tente manter o ambiente mais silencioso.

2. O seu bebê tem fome. Nos primeiros meses, os bebês acordam para mamar, em média, a cada 3 horas – embora alguns mamem mais e, outros, menos. Sei que esta fase é cansativa, mas respeitar a livre demanda do bebê é importante, não só porque ele precisa do leite materno para crescer e se desenvolver, mas também porque o leite que você produz de madrugada é rico em melatonina e prolactina – um hormônio que ajuda a manter a sua produção de leite adequada para o seu bebê.

Atividade: Amor nutritivo

Faça essa atividade do Kinedu para fortalecer os laços afetivos com o seu bebê durante a amamentação e acalmá-lo para dormir.

bebê não dorme - atividade amor nutritivo

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

3. O seu bebê ainda não sabe “pegar no sono”. Seu filho acabou de nascer, e precisa aprender aos poucos coisas que nós, adultos, também tivemos que aprender. Adormecer é um ritual, e tudo que fazemos antes de ir para a cama “avisa” o corpo que é hora de dormir. Estabelecer uma rotina do sono é superimportante não só para fazer com que o seu bebê se sinta mais seguro, por ser capaz de prever o que virá a seguir, mas também para enviar sinais para o cérebro dele de que a hora de dormir está se aproximando. Mamadas, historinhas, canções de ninar e banhos quentes podem fazer parte da rotina noturna do seu filho, contanto que você realize essas atividades na mesma ordem todos os dias.

Atividade: Balanço suave

Essa atividade do Kinedu estimula o sistema vestibular do seu filho (responsável pela detecção do movimento) de forma relaxante, para ajudá-lo a dormir. Você pode inclui-la na rotina noturna do seu pituco.

ajudar o recém-nascido a dormir - atividade balanço suave

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

4. O seu bebê pode estar muito cansado ou sem sono. Coisas que são comuns para nós, adultos, como o barulho da TV, receber visitas ou realizar as tarefas domésticas, podem superestimular o seu bebê. As sonecas do dia podem ajudá-lo a ter mais disposição durante o dia e dormir melhor à noite. Colocá-lo para dormir sem sono também não é uma boa ideia. Observe sinais como esfregar os olhos, bocejar ou evitar o seu olhar para saber se o seu bebê está com sono. Aos poucos, você irá conhecer o ritmo biológico do seu filho.

5. O seu bebê pode estar com cólica. Cólicas são comuns nos primeiros 3 meses de vida, pois a flora intestinal do bebê ainda não está formada e ele está se acostumando a digerir o leite. Se você já amamentou o seu bebê, trocou a fralda, viu que ele não está com frio ou com calor, mas ele continua chorando, talvez seja por isso. O choro da cólica costuma ser agudo e começar e terminar “do nada”. Também é comum que o bebê fique se esticando e se encolhendo.

Atividade: Aliviando a cólica

O vídeo dessa atividade do Kinedu propõe uma série de movimentos que você pode fazer com o seu bebê para ajudar a aliviar as cólicas e proporcionar a ele uma noite de sono tranquila.

mãe aliviando a cólica do recém-nascido para o bebê dormir

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

6. O seu bebê pode estar com frio ou com calor. Sentir frio ou calor é algo que atrapalha o nosso sono, certo? O mesmo vale para os bebês. No caso dos recém-nascidos, o problema é mais grave, pois a temperatura inadequada não só traz desconforto e insônia; como eles ainda não conseguem regular a própria temperatura, o excesso de frio pode levar à hipotermia, enquanto o excesso de calor pode levar à desidratação. Sinta a temperatura do seu filho por baixo da roupa, na barriga, no peito e nas costas. No calor, é possível que ele esteja suado; já no frio, talvez você identifique tremores ou palidez.

O Kinedu é um aplicativo gratuito, mas tem também a versão premium, com 7 dias de teste grátis, que eu super recomendo, pois dá acesso à toda a família e permite que a gente acesse o catálogo completo com mais de 1.600 atividades em vídeo!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Você também pode se interessar por:

Como fazer o bebê dormir? Conheça 4 truques infalíveis

3 formas de acalmar o seu bebê antes de dormir

Desenvolvimento do bebê | 0 a 3 meses

O que você faz quando seu bebê recém-nascido não dorme de jeito nenhum? Deixa seu comentário, adoro trocar dicas com outras mamães!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu
publicidade