REFORÇO POSITIVO X JULGAMENTOS

3713
19/11

Como você reage e se relaciona com os julgamentos que recebe e com os elogios no seu dia a dia? Já parou pra pensar que damos muito mais atenção a ferida de um julgamento do que aos próprios elogios? Nessa reflexão vamos desmembrar essa prática para poder viver a importância do reforço positivo!

O que você sente quando alguém te aponta o dedo e faz acusações? O que você sente quando alguém te diz: você é uma decepção, você é covarde, você é mentiroso? Como isso reverbera no seu coração, ao longo de seu dia e quem sabe de meses e anos? Pensei um pouco nisso.

Por outro lado, se eu olhasse pra você e dissesse que você é merecedor, que você é uma pessoa admirável, cheia de coragem, uma pessoa tão inteligente. Como você se sente e por quanto tempo a sensação desse elogio reverbera no seu interior?

A ideia dessa reflexão é que você entenda a maneira como reage a cada um desses cenários, já que comum mesmo é se apegar tanto à dor e ao julgamento. O que acontece é que damos mais atenção e mais espaço aquilo que nos atinge de forma negativa. Todo o outro lado bom da história, o elogio, o reconhecimento, faz bem no momento em que é recebido, mas quantas vezes não se esvai? Não é efêmero e passa rápido?

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o reforço positivo ou até pratique isso em casa com seus pets. O reforço positivo é um tipo de reconhecimento, de mérito, sobre algum feito positivo. Por exemplo, quando meus gatos aprendem algo novo, melhoram a disciplina, é importante que recebam um reforço positivo. Isso por vir com um carinho, uma frase, um petisco, para que o animalzinho entenda seu mérito, que fez algo melhor, que está no caminho certo. Percebi ao longo do convívio com pets, com família e crianças pequenas, que a gente costuma chamar tanto a atenção deles pelo que fizeram de ‘errado’ e quando fazem algo ‘certo’, não reforçamos tanto assim essa mensagem ou nem damos a devida atenção.

VEJA A REFLEXÃO EM VÍDEO

Uma dos caminhos para que a gente aplique isso a nossa vida e isso se manifeste como uma transformação é começar pelo nosso diálogo interno. Cada coisa que você faz no seu dia, por mais simples que seja, merece seu reconhecimento. Acordou, parabéns, foi pra academia, parabéns por ter vencido a preguiça, parabéns pela determinação. Mais um dia de trabalho? Reconheça sua dedicação. Cozinhou? Que maravilha!

Não deixe que suas tarefas, mesmo as mais triviais, caiam no esquecimento quando falamos em mérito e reconhecimento. Conforme você cria reforços positivos para suas atitudes, mesmo as mais simples, você passa a dar mais atenção a isso, se preenche de empoderamento, de motivação. Isso também vai refletir na maneira como você encara o que vem de fora! Pois por dentro você passa a ser mais íntegro, mais seguro e positivo.

Afinal? Como você se sente depois de pensar um pouco nisso? Leve essa prática para sua vida, não deixe que isso fique apenas no nosso domingo zen ou na semana que entra… praticar isso no dia a dia é o que gera grandes transformações e confio de que você pode fazer isso por si mesmo!

VOCÊ JÁ ESTÁ ZEN COMIGO?

Coloque mais autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e meditação na sua vida, aprenda a meditar agora com o Zen!

Se você está a procura de uma vida mais feliz, mais saudável e em busca de melhor equilíbrio emocional, Zen é o app perfeito para você! Premiado pela Apple e Google, o Zen oferece constantemente uma grande variedade de novos conteúdos e funcionalidades, como:

Meditações Guiadas semanais ✓
Mantras ✓
Áudios e vídeos para relaxamento ✓
Frequências Binaurais ✓
ASMR para massagem mental ✓
Ho’oponopono ✓
Piano para foco ✓
Músicas para cura ✓
Reflexões ✓
Relaxamento para Bebês ✓

CLIQUE AQUI e baixe para iPhone e Android.

Beijos com amor,

Ju