3 RITUAIS MATINAIS DE PURIFICAÇÃO

09/06

Sei que os vídeos que mostram algum tipo de rotina são muito pedidos. Então hoje, vou te ensinar 3 rituais de purificação e limpeza que faço todas as manhãs. Eles ajudam na saúde, no equilíbrio e no bem estar!

VEJA MEUS TRÊS RITUAIS DE PURIFICAÇÃO NO VÍDEO

Já que na nossa série ‘Domingo Zen’, falamos de desenvolvimento e equilíbrio, muitas vezes eu trago exercícios para complementar nossas reflexões. E ao longo do mês de maio, em que tivemos vídeos todos os dias no meu canal do YouTube, em alguns vlogs esses rituais de purificação e limpeza apareceram de forma breve. Por isso hoje vamos nos aprofundar em cada um deles, e nos benefícios que eles proporcionam!

Quem pratica yoga e meditação, pode conhecer alguns desses rituais. No yoga temos os Kriyas, práticas de limpeza com diversas finalidades, rituais quase sagrados que acompanham os praticantes e os ajudam no seu caminho evolutivo. Mantendo integridade física, sutil, mental, até emocional. Eu sou uma prova do quanto esses rituais podem ajudar na saúde, sinto mais clareza mental, melhora do sistema respiratório, mais foco, menos reatividade, mais leveza.

Pois bem, no vídeo tem o passo a passo de cada um desses três rituais, mas vou deixar abaixo uma breve explicação sobre eles!

1. Limpeza da Língua

Uma prática bem tradicional Ayurvédica, essencial para ajuda nosso corpo a concluir com sucesso o seu trabalho de liberação de toxinas. De noite nosso corpo trabalha para eliminar toxinas e nossa língua é um exemplo desse processo. Acordamos com uma camada de ‘secreção’ pastosa, que não sai nem escovando. Além das toxinas eliminadas, existe resto de alimentos, células mortas… ao limpar a língua com um raspador de língua ou até uma colher, você elimina tudo o que não serve mais, massageia regiões que correspondem aos órgãos e evita ingerir o que seu corpo trabalhou ativamente pra eliminar.

Após a raspagem da língua, eu escovo os dentes e faço bochechos, pois assim complemento essa limpeza!

2. Lavagem Nasal | Jala Neti

Nesse caso precisamos de um acessório chamado Neti Pot ou Lota para administrar a lavagem das narinas. Eu uso soro fisiológico pra isso, mas você pode usar 1 copo de água filtrada ou mineral, de preferência morna e para essa quantidade dilua 1 colher de café de sal marinho. Eu uso mais ou menos 200ml pra lavar cada narina, nossos nadis, canais de energia sutil. Essa lavagem te ajuda de diversas formas: limpa impurezas, excesso de muco, poluição, poeira, melhorando processos alérgicos, rinites e sinusites. É uma forma de drenar os seios paranasais, sendo um tipo de prevenção de desequilíbrios respiratórios e constipações.

Além disso, as narinas são canais de energia sútil, por onde captamos prana, energia vital. Ao praticar a lavagem você absorve esse energia vital com mais qualidade, auxiliando na disposição, vitalidade, clareza mental e processos intelectuais. Eu sinto mais foco, mais clareza, fora que praticamente curei uma rinite com essa prática diária!

3. Respiração das Narinas Alternadas | Nadi Shodhana

Na sequência dos dois rituais acima, já mais purificada, eu faço alguns minutos desse pranayama, ou seja, exercício respiratório. A respiração das narinas alternadas vai ser melhor compreendida se você assistir ao vídeo rs. Mas basicamente é inspirar por uma das narinas, enquanto tampa a outra… com o pulmão cheio, alterne a narina para exalar. Ao fim da exalação, inspira pela mesma narina e com o pulmão cheio, alterne novamente para exalar.

Essa respiração ajuda na clareza mental, equilibra nossas polaridades de energia feminina e masculina, me dá uma sensação muito boa de paz, leveza e tranquilidade. Eu costumo fazer por 5 a 15 minutos, de acordo com o possível naquele dia!

Por mais que você sinta que sua rotina é corrida, eu acredito que vale se organizar para criar seus rituais conforme seu possível! Afinal eles vão melhorar sua saúde, sua vitalidade e seu bem estar. Eu faço todos eles em mais ou menos 10 minutos, porque tenho uma bebê em casa, então ainda é aquela fase puxada em relação ao tempo. Eu sinto que vale muito se organizar e criar disciplina desses hábitos. Isso me ajuda. Estar mais centrada para outras escolhas, como alimentação, saúde, ambientes e me fortalece para levar com mais afinco outras práticas pessoais e ritmo profissional!

O meu app Zen está em mais de 150 países, temos conteúdos como meditações guiadas, trilhas de relaxamento entre outros programas que vão ter ajudar nessa caminhada. Toda semana nossa equipe lança conteúdo pra vocês, meditações guiadas, ferramentas para seu desenvolvimento, programas para insônia e ansiedade, em inglês português e espanhol. Te espero por lá, se você ainda não conhece o Zen, tem link aqui para baixar. Se você já conhece, deixa nos comentários o que você mais gosta e o que deseja ver por lá.