Roda da Vida: Quem é você nos relacionamentos?

21/10

Quem é você nos relacionamentos? Quanto tempo você dedica para as pessoas que ama? Nesse episódio da série Roda da Vida, vamos falar sobre uma área que é tão importante para o nosso desenvolvimento, a ÁREA DOS RELACIONAMENTOS. Vamos juntos!

Se você chegou de paraquedas aqui, a Roda da Vida é uma ferramenta muito utilizada em processos de coaching. Essa ferramenta vai te ajudar a entender, qual é o seu estado de vida atual, em relação às diversas áreas da sua vida. Você auto avalia cada área de acordo com o seu grau de satisfação e a partir disso adquire clareza para traçar um plano de mudança em busca da vida que você deseja ter.

Se você ainda não viu o primeiro episódio sobre a Área Pessoal, basta clicar AQUI!

Pegue a sua Roda da Vida, pois antes de iniciar nossa avaliação, precisamos fazer pontos de 0 à 10. Onde 0 é o centro do círculo e 10 o topo do círculo, após pontuar, ligue os pontos em cada parte e vamos juntos!

Roda da Vida: Área dos Relacionamentos

Nesse episódio, vamos falar dos RELACIONAMENTOS! Relacionamentos no geral, não apenas amoroso. É importante que você leve em consideração as subcategorias dessa área, para refletir e dar notas que vão te ajudar a pensar ,também nas ações para melhorar de forma geral. Sendo assim, essa área fica dividida em: família, relacionamento amoroso e vida social.

Quem é você na Família?

Como é a sua relação com a sua família de modo geral? Você tem tido tempo de qualidade com as pessoas que fazem parte da sua família? Costuma visitar seus familiares tanto quanto gostaria? É importante que você pondere tudo!

Depois de analisar com calma, dê a sua nota de 0 à 10, de acordo com o seu grau de satisfação HOJE.

Eu dei nota 5, porque não tenho tido tanto tempo de qualidade com a minha família, confesso que isso está me ferindo bastante e quero dar muita atenção para essa área da minha vida. Fui muito sincera nessa nota, depois de pensar bastante.

É importante que você leve em consideração, que não basta só ter tempo ou morar junto, mas é importante ter tempo de qualidade, estar presente. Muitas vezes eu estou com a família, mas tenho feito muitas coisas de trabalho. Então, isso tem sido um pouco complicado! Sei que preciso ter mais tempo de qualidade e também mais tempo em quantidade!

Quem é você no Relacionamento Amoroso?

Essa é uma subcategoria em que a maioria das pessoas costuma focar bastante. É importante que mesmo que você não esteja em um relacionamento, você repense como foram as últimas experiências que você teve. Como costumava ser? Você costuma ser uma pessoa satisfeita quando entra em um relacionamento amoroso?

Se você está buscando um relacionamento amoroso, vale pontuar com uma nota de acordo com o seu grau de comprometimento com essa área, como você vê todas as experiências que já teve. Vale pontuar como você se analisa a respeito dessa área, porque a forma como você se vê é muito importante!

Nota: Eu tenho uma amiga que está solteira, mas buscando um relacionamento. Ela sempre pontua que as coisas não estão bem, acredita só atrai as pessoas erradas. Nesse caso o grau de satisfação está baixo, é importante pontuar. Assim é possível pensar em atitudes para melhorar nessa área.

Tenho algumas perguntas para te ajudar a refletir: Você tem frequentado os lugares certos? Está rodeado das pessoas ideais? Como você se sente, na ausência de um relacionamento? Abra a sua mente e pense em tudo de uma maneira holística para encontrar as suas respostas.

A minha experiência

A minha nota hoje é 8, para quebrar todos os paradigmas de que criança dormindo no mesmo quarto acaba com um relacionamento. Essa nota reflete hoje, que eu e o Crica estamos em muito mais sintonia!

Nem sempre isso vai ser uma constante, porque estamos sempre em transformação, mas como casal tendo as nossas individualidades não abrimos mão de buscar o equilíbrio.

Estamos bem e fica a pergunta: Mas o que pode melhorar?

No nosso caso, podemos ter mais tempo juntos! Agora que a Liliu está uma mocinha e temos a nossa rede de apoio, estamos tendo oportunidade de sair sozinhos, sentimos que só agora chegamos no momento certo e respeitamos cada fase.

Surgiram muitos questionamentos quando optamos por ter um quarto compartilhado e com a cama compartilhada também, mas foi a nossa escolha porque com a gente funciona. Por um tempo, a gente teve que abrir mão de momentos íntimos? Sim! Mas a gente estava a fim de ter momentos íntimos? Não!

Então, entende o que pesa pra você! Agora estamos muito mais conectados, a nossa química tá ótima, temos nos dado mais tempo de conversar.

É importante você entender o que importa e o que realmente vale na prática pra vocês. Não se deixe levar pelos estigmas sociais do tipo: “ahh, mas o casal tem que fazer amor!”, “o casal tem que sair e namorar!”. Porque muitas vezes pode acontecer de na prática, vocês não estarem nesse clima, entende?

Quem é você na Vida Social?

Essa é uma fatia da minha Roda da Vida que logo de cara, eu vou dar nota 4, porque a minha vida social tá muito mesclada com trabalho. A maioria das vezes em que eu tenho viajado ou saído com as minhas amigas, envolve o meu trabalho.

Essa sem dúvidas, é uma subcategoria que eu preciso melhorar na minha vida!

A vida social engloba tudo que você faz que envolve seus amigos, momentos de lazer, atividades que você pratica para conviver com outras pessoas.

Você vai nos lugares que você gosta ou será que vai nos locais, só porque seus amigos vão, mesmo quando não faz mais sentido pra você?

Pense que não é só ter vida social, mas a qualidade da vida social! Você tem visitado algum amigo ou amiga que você ama conversar? Quando chega a sexta à noite, prefere ficar em casa vendo Netflix ou vai no cinema? Você é do tipo que convida os amigos pra sair ou sempre fica esperando um convite?

Dê a sua nota e pense sobre como você pode melhorar nos RELACIONAMENTOS da sua vida.

Tarefa da semana

Olhando a sua avaliação hoje, qual a área que você deu a menor nota em grau de satisfação?

Essa pergunta é necessária para que possamos gerar uma atitude ou ajuste que esteja ao nosso alcance para melhorar esse grau de satisfação que está menor. Então, o que você pode fazer hoje, que esteja ao seu alcance, para gerar um maior grau de satisfação?

Pense em um pequeno ajuste, alguma ação possível e simples dentro da sua realidade para executar AGORA! É importante não ignorar as pequenas atitudes, elas são ótimas para galgar passos em busca de uma grande mudança de hábitos.

Sobre o meu aplicativo: o Zen App

O meu app Zen está em mais de 150 países, temos conteúdos como meditações guiadas, trilhas de relaxamento entre outros programas que vão ter ajudar nessa caminhada de transformação. Toda semana nossa equipe lança conteúdo pra vocês. No Zen lançamos meditações guiadas, ferramentas para seu desenvolvimento, programas para insônia e ansiedade, em inglês português e espanhol. Além dos podcasts que estamos criando para contribuir ainda mais com a sua jornada. Te espero por lá, se você ainda não conhece o Zen, tem link aqui para baixar. Se você já conhece, deixa nos comentários o que você mais gosta e o que deseja ver por lá.

imagem mostra a tela do aplicativo Zen, com a meditação "Melhorando as Relações".

Com amor,

Ju