Roda da Vida: Você tem qualidade de vida?

28/10

Você tem qualidade de vida? É importante ter momentos livres para os hobbies, se sentir feliz e plena. Por isso, nesse episódio da série Roda da Vida, vamos falar sobre  QUALIDADE DE VIDA

Hoje é dia de concluir a nossa série de construção da nossa Roda da Vida! Assim, vamos completar a quarta semana refletindo e avaliando como está a nossa QUALIDADE DE VIDA. Vamos juntas?

Se você chegou de paraquedas aqui, a Roda da Vida é uma ferramenta muito utilizada em processos de coaching. Essa ferramenta vai te ajudar a entender, qual é o seu estado de vida atual, em relação às diversas áreas da sua vida.

Você auto avalia cada área de acordo com o seu grau de satisfação e a partir disso adquire clareza para traçar um plano de mudança em busca da vida que você deseja ter.

Se você ainda não viu o primeiro episódio sobre a Área Pessoal, basta clicar AQUI!

Pegue a sua Roda da Vida, pois antes de iniciar nossa avaliação, precisamos fazer pontos de 0 à 10. Onde 0 é o centro do círculo e 10 o topo do círculo, após pontuar, ligue os pontos em cada parte e vamos juntos!

RODA DA VIDA: Qualidade de Vida

Todo mundo precisa ter qualidade de vida para manter a saúde e o bom humor. Contudo, se nos falta tempo para atividades relaxantes e de pura diversão, o resultado é o acumulo de stress. Sendo assim, vamos refletir sobre a qualidade de vida e sua importância avaliando as subcategorias que são: hobbies e diversão, plenitude e felicidade, espiritualidade.

 Qualidade de vida: Hobbies e diversão

O que você tem feito nas horas vagas para se divertir? Você muitas horas vagas? No meu caso, tenho poucas horas vagas, mas posso dizer que estou satisfeita com a QUALIDADE do que tenho feito nesses momentos oportunos.

É importante avaliar com uma visão otimista! Sendo assim, busque ver o copo meio cheio e eu te garanto que se você buscar os pequenos detalhes e os momentos despretensiosos, o resultado vai ser bacana e saudável.

Depois de analisar com calma, dê a sua nota de 0 à 10, de acordo com o seu grau de satisfação HOJE.

Eu dei nota 7, justamente por reconhecer que são poucos sim, porém são bons momentos! Aproveite esse momento de avaliação para se perguntar: O que tem faltado? O que você gosta de fazer que você não tem feito?

Qualidade de vida: Plenitude e felicidade

A plenitude e a felicidade parecem ser mais abstratas, mas acredito que tem muito a ver com o nosso estado interno. Como você anda se sentindo? Você acorda feliz? Você está feliz e plena no que você faz ou durante o seu dia está infeliz e cansada?

Ultimamente eu tenho visto muitas pessoas dizendo que estão sempre cansadas, ansiosas e correndo atrás do tempo, por isso parece que nunca sobra tempo para elas mesmas. O que é importante se perguntar é: Você se sente feliz dentro dos momentos possíveis? Você se sente plena em que momento?

Aliás, quero aproveitar esse momento para te perguntar: qual é a sua definição de plenitude? Pra mim, plenitude significa estar bem e feliz onde eu estou, me sentir completa com o que eu tenho, me sentir preenchida de alguma forma. Me conta nos comentários a sua definição!

Depois de analisar com calma, dê a sua nota de 0 à 10, de acordo com o seu grau de satisfação HOJE.

Nessa subcategoria, eu vou dar nota 8, porque por mais que eu fique cansada e stressada, eu sei que no geral sou muito feliz com o que eu faço e com a direção que a minha vida está tomando.

É importante você avaliar de forma geral, tire um tempo para se conectar com a sua essência, se precisar faça um momento de meditação e depois pondere, sobre seu nível de felicidade e plenitude, porque essa é uma das subcategorias mais importantes da sua Roda da Vida.

Qualidade da Vida: Espiritualidade

A espiritualidade é a forma que você encontrou de se conectar com uma força maior! Talvez você tenha uma religião, talvez não, mas você se conecte e agradeça por estar vivo. A espiritualidade corresponde à sua maneira de se conectar com o Divino e o Supremo.

Algumas pessoas podem dizer que não se conectam dessa maneira, mas afirmam que possuem fé. A sua espiritualidade é a sua fé! Fé em alguma coisa, ainda que seja fé em você mesmo!

Nessa subcategoria, é importante você avaliar como estão suas práticas espirituais. Você tem lembrado? Tem algum ritual? Dê a sua nota de coração aberto!

A minha nota foi 8, porque eu tenho minha maneira de me conectar e acredito em uma força maior sim, mas confesso que algumas vezes no fim do dia, eu acabo esquecendo de agradecer, na correria do dia nem sempre tenho meus momentos de silêncio que são tão importantes para a minha forma de me conectar.

Tarefa da semana

Olhando a sua avaliação hoje, qual a área que você deu a menor nota em grau de satisfação?

Essa pergunta é necessária para que possamos gerar uma atitude ou ajuste que esteja ao nosso alcance para melhorar esse grau de satisfação que está menor. Então, o que você pode fazer hoje, que esteja ao seu alcance, para gerar um maior grau de satisfação?

Pense em um pequeno ajuste, alguma ação possível e simples dentro da sua realidade para executar AGORA! É importante não ignorar as pequenas atitudes, elas são ótimas para galgar passos em busca de uma grande mudança de hábitos.

A minha nota mais baixa hoje foi para Hobbies e Diversão! Contudo, eu entendo que com a maternidade e com o meu trabalho, ambos numa fase intensa, não será tão fácil aumentar o meu grau de satisfação agora. E tudo bem!

Percebam que muitas vezes, o simples fato de ter uma visão e reflexão sobre a nossa vida de forma mais abrangente, já nos ajuda a ter mais foco e saber quais são as nossas prioridades. No meu caso, eu sei que preciso de mais tempo, preciso me organizar melhor. O que a sua Roda da Vida finalizada está te dizendo?

Esse é um momento importante para você se autoavaliar, fazer um desabafo e traçar tarefas e planos para atingir o grau de satisfação que você tanto deseja!

Foi um prazer construir a nossa Roda da Vida com você nesse mês que passou. Se você concluiu a sua Roda da Vida comigo e puder tirar uma foto, posta lá no Instagram e marca com a #RodaDaVidaJG e #MomentoZen. Vou amar ver como ficou a sua depois dos nossos encontros de reflexão e avaliação.

Compartilhe também com quem você gosta, para que eles possam fazer, a Roda da Vida é uma ferramenta incrível de autoconhecimento.

Sobre o meu aplicativo: o Zen App

O meu app Zen está em mais de 150 países, temos conteúdos como meditações guiadas, trilhas de relaxamento entre outros programas que vão ter ajudar nessa caminhada de transformação. Toda semana nossa equipe lança conteúdo pra vocês. No Zen lançamos meditações guiadas, ferramentas para seu desenvolvimento, programas para insônia e ansiedade, em inglês português e espanhol. Além dos podcasts que estamos criando para contribuir ainda mais com a sua jornada. Te espero por lá, se você ainda não conhece o Zen, tem link aqui para baixar. Se você já conhece, deixa nos comentários o que você mais gosta e o que deseja ver por lá.

 

Com amor,

Ju