Rotina do bebê: quando e como começar a criar uma

23/02

A rotina do bebê é fundamental para um desenvolvimento saudável. Neste post, falo sobre como criar uma rotina para o bebê e quando começar a fazer isso.

Quem tem um bebê pequeno em casa sabe que nem sempre é fácil ter uma rotina bem definida. Mas, por mais desafiador que seja, criar uma rotina é algo que traz inúmeros benefícios não só para o bebê, mas também para os pais.

Quando eu era mãe de primeira viagem, não sabia que a rotina do bebê era tão importante – mas a experiência ensina, né, gente? Com a ajuda do Kinedu, eu entendi como criar a rotina do bebê para a Anne Liv – e, agora, para o Liam! 

Aliás, se você tem um bebê ou uma criança pequena em casa e ainda não tem o aplicativo, aproveita para baixar GRÁTIS AQUI. O app é uma mão na roda para quem tem bebê, pois dá pra acompanhar o desenvolvimento da criança e acessar milhares de atividades criadas por especialistas para ajudar no desenvolvimento do seu filho!

A importância da rotina do bebê

A rotina do bebê é superimportante, pois ajuda no desenvolvimento integral do seu filho. Pra começar, porque a previsibilidade ajuda os bebês a entenderem o que vai acontecer em seguida e esperarem por isso. Dessa forma, eles se sentem mais seguros, o que contribui para o desenvolvimento emocional.

Outro ponto importante é que bebês pequenos ainda não desenvolveram o conceito de tempo. Eles não sabem o que é dia e o que é noite. E, nesse sentido, a rotina do bebê também vai ajudar a “configurar” esse relógio biológico (ou ritmo circadiano). Para isso, é necessário que haja uma sequência de eventos diariamente, sempre nos mesmos horários e na mesma sequência – sei o quanto a vida de mãe é agitada e isso nem sempre é viável, mas tente fazer o seu possível dentro da sua realidade.

A rotina do bebê também será útil para a mamãe e o papai, pois quando o seu filho estiver se sentindo seguro e com o sono mais regulado, vocês também poderão dormir melhor.

Por fim, uma criança que tem uma rotina bem definida geralmente possui maior autocontrole e menor propensão a birras. Isso porque ela passa a entender as transições – por exemplo, depois de brincar, é hora de comer; depois de tomar banho, é hora de dormir. 

Como criar uma rotina para o bebê

A melhor forma de criar a rotina do bebê é começar a observar os horários de sono e de mamar, para entender padrões sobre a programação natural do seu filho.

Para a rotina do sono, faça atividades que deixem o seu bebê relaxado (na mesma ordem e no mesmo horário, sempre que possível) – por exemplo: dê um banho, leia uma historinha ou cante uma canção de ninar. Aqui em casa, massagens também funcionam bem, o Liam adora!

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades para ajudar no desenvolvimento do seu bebê!

Os hábitos de dormir e de mamar dos bebês começam a ficar mais consistentes a partir dos 3 meses de idade, então não se preocupe se o seu pituco quiser mamar em momentos diferentes do previsto ou continuar acordando. Com o tempo, ele vai se ajustando aos horários.

A ideia não é que a rotina do bebê seja um cronograma rígido. Se ele estiver chorando com fome, ofereça o leite. Se for a hora de dormir, mas o seu filho estiver agitado, acalme-o. Programações não são mais importantes que as necessidades do seu bebê (especialmente nos primeiros meses de vida).

Como eu mencionei lá em cima, faça o que for viável dentro das suas possibilidades e da realidade da sua família – e dê tempo ao tempo, rs!

Quando começar?

Você pode começar a criar uma rotina para o seu bebê desde o nascimento, mas é importante ter em mente que ele vai começar a compreender essa sequência de eventos por volta dos 2 a 4 meses.

Como o Kinedu pode te apoiar na rotina do bebê

Eu uso o Kinedu desde a gestação da Anne Liv, minha filha mais velha, e considero o app parte da minha rede de apoio. Além de usá-lo para acompanhar os marcos do desenvolvimento dos meus filhos, os dois têm planos de atividades personalizados não só para a idade deles, mas também para a fase que cada um está vivendo e as habilidades que eles estão desenvolvendo.

rotina do bebê como criar

Na coleção de Sono, do Kinedu, você encontra várias atividades para criar a rotina de sono do seu bebê.

O Kinedu vai te sugerir atividades para a rotina do seu filho com base no momento dele, o que é muito útil – porque o que funciona aos 2 meses não é o mesmo que vai funcionar quando seu pituco tiver 1 ano.

Você pode baixar GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android AQUI

 

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

ROTINA NOTURNA DO BEBÊ | Como criar uma rotina do sono e sua importância

AMAMENTAÇÃO | Pega correta, ordenha, posições e dicas

O app que os pediatras recomendam

 

Agora que você já sabe a importância da rotina do bebê, quando e como criar uma, me conta nos comentários: como está funcionando a rotina do seu pituco? Vamos trocar dicas!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade