ROTINA NOTURNA DO BEBÊ | Como criar uma rotina do sono e sua importância

19/01

Se você é mãe ou pai, deve ter ouvido falar sobre a importância da rotina noturna do bebê. Gravei um vídeo sobre isso, em que também mostro como criar uma rotina do sono que ajude seu filho a dormir melhor e se desenvolver de forma saudável.

Para isso, contei com a ajuda do Kinedu, um aplicativo que eu uso desde que a Anne Liv, minha primeira filha, nasceu, e agora também com o Liam. O Kinedu é uma espécie de “guia prático para pais”, em que você acompanha o desenvolvimento do seu bebê e recebe sugestões de atividades em vídeo com os estímulos mais adequados para o seu filho em cada fase. Eu recomendo muuuuito!

Baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Quer saber como criar uma rotina noturna para o seu bebê? Vem comigo!

A importância da rotina noturna do bebê

Uma coisa que a gente nem pensa, mas que influencia a rotina noturna do bebê são os estímulos durante o dia. Brincar durante o dia faz com que o seu filho associe a luz do dia com atividades mais ativas – e o escuro, com o relaxamento.

É por volta dos 2 aos 4 meses de idade que os bebês começam a entender essa sequência de eventos, mas você pode começar a estabelecer rotinas desde os primeiros dias de vida do seu bebê. No Kinedu, você encontra várias ideias para criar a rotina do sono do seu bebê. Baixe GRÁTIS o app AQUI.

rotina do sono do bebê

Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu e acessar +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

Por mais que seja difícil, nesses primeiros meses do bebê, seguir uma rotina noturna à risca, é importante ser o mais consistente possível: ou seja, ter a mesma sequência de eventos todos os dias, de preferência nos mesmos horários – sempre dentro das possibilidades da sua família.

A rotina de sono do bebê:

  • Ajuda a entender o que vem a seguir, e essa previsibilidade faz com que o bebê se sinta mais seguro emocionalmente.
  • Ajuda a relaxar e se preparar para dormir.
  • Ajuda a estabelecer o relógio biológico e diferenciar dia de noite.
  • Ajuda a desenvolver o autocontrole. A criança sabe que depois de fazer uma atividade X, vem a atividade Y, então ela se prepara para isso. Por exemplo, depois de brincar, vem o jantar, então a criança não fica tão frustrada na hora de parar de brincar.
  • Promove comportamentos positivos. As rotinas são como uma série de etapas que orientam as crianças em direção a determinados objetivos. Isso as ajuda a se sentirem seguras e a aprenderem comportamentos responsáveis. Por exemplo, a Liliu sabe que precisa escovar os dentes todos os dias antes de dormir.
  • Facilita as transições. Quando o seu filho sabe o que esperar em seguida, ele não fica surpreso quando, por exemplo, acaba a hora de brincar, e isso facilita a transição de uma atividade para outra.
  • Oferece oportunidades de aprendizagem e de fortalecer os vínculos. Você pode conversar, ler historinhas, cantar, fazer massagem no seu bebê… Tudo isso são oportunidades incríveis para ele aprender e para fortalecer os laços afetivos entre vocês! 

No Kinedu, você encontra várias atividades pra fazer com o seu bebê durante a hora do banho, da mamada, da troca de fralda, etc. que vão ajudar nesse vínculo e no desenvolvimento dele. No vídeo, eu mostro uma atividade do Kinedu que costumo fazer na rotina noturna do Liam.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades para ajudar no desenvolvimento do seu bebê!

Como criar uma rotina do sono para o bebê

  • Independentemente das atividades que você vai escolher para a rotina de sono do bebê, tente ser consistente e fazê-las na mesma sequência e horário todos os dias.
  • O ambiente e a temperatura precisam estar confortáveis para o bebê relaxar. Você pode checar com o seu pediatra a temperatura que ele recomenda. Se for usar ar condicionado, não deixe que o fluxo de ar atinja o seu bebê diretamente.
  • Baixe as luzes da casa no fim do dia. As luzes amarelas têm efeito mais relaxante do que as brancas.
  • Estabeleça uma sequência de atividades para fazer com o seu bebê todos os dias. Essa é a sequência que costumo fazer com o Liam:
    • Massagem – não é algo fixo na nossa rotina noturna, mas costuma ajudar. Lembrando que a massagem não deve ser feita quando o bebê estiver com fome (porque ele fica irritado) e nem logo depois de mamar (pode causar refluxo). No Kinedu, você também encontra o passo a passo em vídeo de várias massagens relaxantes.
    • Banho relaxante – um banho no fim do dia como rotina para que seu bebê saiba que é hora de relaxar e dormir. Aqui em casa, às vezes usamos uma gota de óleo essencial no chão do banheiro (banho de chuveiro), mas você também pode usar na água da banheira ou colocar 2 saquinhos de chá de camomila na água da banheira.
    • Música tranquila depois do banho com o quarto já escurinho para mamar (você pode usar uma playlist com as músicas que a sua família gosta). Geralmente o Liam sai com bastante fome do banho, então mama com mais qualidade, o que ajuda ainda mais no relaxamento. 
    • Quando o Liam não dorme depois de mamar, andamos com ele no colo pela sala, ele costuma gostar de um pouco de movimento
    • Deitar o bebê no berço quando ele estiver começando a adormecer.

Algo que estou levando mais a sério é estimular que o Liam aprenda a pegar no sono sozinho, deitando ele (durante o dia) para as sonecas – ainda acordado, naquele estágio de quase dormindo… Percebo que, à noite, quando ele está bem tranquilo, mas ainda acordado, posso colocar no berço e ele fica numa boa. E, muitas vezes, vai adormecendo por conta própria.

Nessa fase, os bebês precisam de apoio, ou seja, eles precisam ser confortados, e não é bom para o desenvolvimento deles deixá-los chorando no berço. Por aqui, estamos treinando outros colos para o bebê dormir, para não depender só da mamãe.

Lembrando que no Kinedu você encontra centenas de atividades para fazer com o seu bebê tanto de dia quanto de noite, tudo personalizado não só de acordo com a idade, mas também com o estágio de desenvolvimento do seu filho. O aplicativo foi criado por especialistas em desenvolvimento infantil, então pode confiar! Você pode baixar o app gratuitamente AQUI.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Rotina com recém-nascido: primeiros dias do bebê

3 formas de acalmar o seu bebê antes de dormir

O app que os pediatras recomendam

Gostou de saber mais sobre a importância da rotina noturna e como criar uma? Me conta: como é a rotina de sono do seu bebê? Vamos trocar dicas!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade