Rotina com recém-nascido: primeiros dias do bebê

27/10

Primeiros dias do bebê Liam! Vim aqui falar pra vocês como está sendo a rotina com um recém-nascido. Gravei esse vídeo em parceria com o Kinedu, um aplicativo que eu amo, e que já usava com a Anne Liv – e agora com o Liam, e que me ajuda a acompanhar o desenvolvimento deles e estimular com atividades. Vale muito a pena!

Clique AQUI e baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Os primeiros dias do bebê podem ser desafiadores, especialmente pra quem é mãe de primeira viagem. Tem a privação do sono, as nossas emoções e inseguranças, os horários, a criação de uma rotina com o recém-nascido… E muitas vezes, a gente não sabe muito bem o que fazer com esse bebê! Uma ótima dica é se apoiar naquilo que vai te trazer segurança, informação, confiança… A gente aqui em casa usa MUITO o Kinedu

Eu amo, uso e recomendo o Kinedu desde que eu estava grávida da Liliu. Usei para o desenvolvimento dela, e agora uso com o Liam também. No app, você vai encontrar centenas de atividades em vídeo que mostram o passo a passo de como cuidar do bebê. A informação é feita por profissionais da área para cada momento do seu filho – não só por idade, mas também pelo estágio de desenvolvimento dele. Você pode baixar o app gratuitamente clicando aqui.

ROTINA COM RECÉM-NASCIDO

Eu sempre fui uma pessoa meio sem rotina e, com filhos, uma coisa que eu aprendi foi a importância da rotina. Mesmo que a gente não consiga cumprir essa rotina com o recém-nascido à risca no começo (e tudo bem!), as rotinas ajudam os bebês a entenderem o que vai acontecer em seguida, e isso faz com que eles se sintam mais seguros.

Verdade seja dita: a rotina de um recém-nascido é composta por muito soninho, mamadas, arrotos, banho e trocas de fralda. MAS eles precisam de uma série de cuidados especiais que vão fazer uma super diferença no futuro deles.

Eu não sei se você que está lendo sabe disso: o cérebro dos bebês é muito mais flexível quando eles nascem – essas sinapses estão acontecendo a todo vapor! E os estímulos que a gente oferece desde a barriga ajudam eles a construir as bases para as habilidades que eles vão ter lá no futuro.

 Inclusive, o Kinedu também é uma super ferramenta para você saber que tipo de estímulo o seu filho precisa em cada fase. O app cria um plano de atividades especialmente pro seu bebê, que é personalizado com base não só na idade dele, mas também naquilo que ele consegue ou não fazer naquele momento. Clique AQUI para baixar GRÁTIS o Kinedu e criar um plano de atividades para o seu bebê!

SONO DO BEBÊ RECÉM-NASCIDO (e o sono da mamãe!)

O sono do recém-nascido é bem picadinho até +ou- o 3º mês de vida. O Liam, por exemplo, dorme mais de 16 horas por dia, mas acorda geralmente de 2 em 2 ou 3 em 3 horas para mamar – ou, às vezes, quando ele está incomodado com os gases. Aliás, se você notar que o seu recém-nascido estica as perninhas, a barriga fica dura, o choro é mais sofrido e, então, quando sai um punzinho e isso alivia, é porque são gases!

Nessa rotina com o recém-nascido, a mãe pode ficar exausta com a privação de sono. Eu fiquei um zumbi quando a Liliu era recém-nascida, mas agora estou um pouco melhor, com mais energia. Por isso, é importante, sempre que você puder, tirar uma soneca. Não queira dar conta de tudo, saiba pedir ajuda, beba bastante água, se alimente bem. Pense em estar bem dentro do seu possível: quanto melhor você estiver, melhor o seu bebê estará. 

Peça ajuda para a sua rede de apoio, nem que seja para cuidarem de algo na casa, fazerem as compras. Nos primeiros dias do bebê, muitas vezes as pessoas querem ajudar a gente, mas não sabem como – comunicação é tudo! Aqui em casa, eu combinei algumas coisas com o Crica: o Liam mama, o Crica põe ele pra arrotar, anda com ele. De madrugada, se ele está custando a dormir, se está com gases, o Crica faz as massagens. A gente procura ter esse revezamento para que a carga não fique toda comigo.

Uma coisa importante sobre o sono é como o bebê deve dormir: de barriga para cima, e num berço que não tenha roupa de cama solta, travesseiro ou outros objetos. Essa posição reduz o risco de morte súbita, e o ideal é que o bebê durma desse jeito pelo menos até ele aprender a rolar sozinho, que é quando ele vai ter habilidade e autonomia pra mudar de posição.

Ainda sobre o sono, nessa rotina do recém-nascido, é legal a gente ir ensinando a diferenciar dia de noite, porque os bebês ainda não têm o ciclo circadiano bem definido. Dia é dia, noite é noite. Então, de dia, o ideal é ter o barulho normal da casa, deixar as cortinas abertas, etc. À noite, a gente faz mais silêncio, deixa o quarto mais escurinho.

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Nas primeiras consultas com o pediatra, ele vai ver se o seu bebê está crescendo dentro do esperado, vai pedir alguns exames, ver se está tudo certo com os reflexos do seu bebê… Aliás, os reflexos mostram se o desenvolvimento neurológico do seu recém-nascido está em dia. O pediatra vai checar esses reflexos, mas você também pode testá-los em casa com o Kinedu!

Outra coisa muito legal do Kinedu é que, no app, você também acompanha o desenvolvimento do seu bebê! Isso é muito bacana, porque você consegue ver se está tudo em dia ou se tem algo que você deva levar pra conversar com o pediatra. E tem coisas que você vai descobrir com o app que você nem imaginava… Cada marco do desenvolvimento que você nem sabia que existia! Aqui eu já testei o reflexo de Moro, o reflexo de preensão, o reflexo de busca. Também já percebi que, quando a Liliu está do lado e fala alguma coisa, o Liam procura por ela. Eu vou preenchendo os marcos do desenvolvimento e comemorando por dentro, rs!

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

BANHO

Se o seu bebê nasceu num hospital, é provável que a enfermeira tenha mostrado como dar banho. Mas uma dica importante é ter tudo que você for precisar perto da banheira, assim você não deixa o bebê ali sozinho, desatendido, por nenhum minuto, e também evita um choque térmico depois do banho. Se precisar e puder, peça ajuda!

Aqui em casa, a gente dá banho no chuveiro. Se você usa banheira (acredito que a maioria dos pais usa!), é importante colocar pouca água, e que a água esteja morna, uns 36ºC (mas você não precisa de um termômetro, é só encostar o cotovelo e ver se a temperatura está OK). Outra coisa: primeiro, a gente lava a cabeça, com cuidado pra não entrar água no ouvido do bebê, e, por último, o períneo e o bumbum.

TROCAS DE FRALDA

Nos primeiros dias do bebê, pense na pele dele como uma pele que está descobrindo o mundo fora da barriga. Quando você for trocar a fralda do seu bebê, é importante fazer a limpeza com algodão e água morna – é bom evitar os lenços umedecidos, porque eles podem irritar a pele do seu recém-nascido, que ainda está muito desprotegida.

Outra coisa importante é limpar a base do coto do cortão umbilical com uma haste flexível embebida em álcool 70% sempre que você trocar a fralda. O coto do Liam caiu com uns 15 dias, mas pode demorar em torno de 20 dias para o coto do seu recém-nascido cair.

VÍNCULO PAIS-BEBÊ

É claro que a mãe, amamentando, tem uma doação imensa. Se o seu bebê toma o leite de outras formas, você pode colocar o seu parceiro ou outras pessoas que sejam próximas pra alimentar o seu filho – isso ajuda bastante na construção do vínculo. Mas existem muitas outras formas de se fazer isso!

Por exemplo, conversar com o seu bebê, ler uma história, cantar pra ele, gesticular… Isso tudo ajuda! E, óbvio, super importante: o contato pele a pele, que ajuda o bebê a relaxar e se sentir seguro. Nessa rotina com o recém-nascido, você vai encontrando suas próximas formas de conexão entre o seu filho e você e outras pessoas da sua rede de apoio.

OUTRAS DICAS

  • CÓLICAS: é super normal e esperado que seu bebê tenha cólicas nos primeiros meses de vida, porque o aparelho digestivo dele ainda não amadureceu o suficiente. Gente, paciência e massagens ajudam muito nessas horas! No Kinedu, você encontra várias dicas para aliviar as cólicas do seu bebê.
  • REFLUXO: os bebês recém-nascidos costumam ter bastante refluxo, principalmente os que usam mamadeira, porque eles acabam ingerindo mais ar, ou então se mamam no peito e ainda não se acertaram com a pega. Como eles ainda não conseguem sustentar a cabeça, é importante deixar a cabecinha deles mais elevada que o resto do corpo para ajudar a evitar o refluxo. Você também pode colocar embaixo do colchão alguma coisa que eleve um pouquinho a cabeça dele, como uma fraldinha de pano.
  • TUMMY TIME: muita gente não sabe, mas você já pode deixar o seu bebê de bruços desde o nascimento, é o que a gente chama de tummy time. Só não vale fazer isso se ele tiver acabado de mamar ou estiver com muito sono. E nem pra dormir, claro. Deixar o bebê de bruços ajuda a fortalecer os músculos das costas, do abdômen, das pernas, dos braços, dos ombros e do pescoço, e isso é fundamental para ele começar a desenvolver o controle da cabeça e, mais tarde, sentar, engatinhar, ficar de pé e andar. Apesar de ser importante deixar o seu bebê de bruços, eles geralmente não gostam de ficar nessa posição… Então a dica que eu dou é que no Kinedu você também encontra ideias criativas de atividades pra facilitar esses momentos!
  •  

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades para ajudar no desenvolvimento do seu bebê!

Eu já sou mãe de segunda viagem, e aprendi muito com o Kinedu – o app me deixou muito mais tranquila, muito mais segura. Até o meu puerpério está sendo mais leve dessa vez, até porque fomos nos munindo de informação de qualidade, e isso reflete na forma como eu ajo e reajo àquilo que acontece.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Recém-nascido chorando muito: o que pode ser?

7 dicas para mães de recém-nascido

O app que os pediatras recomendam

Resumindo minhas dicas para essa rotina com o recém-nascido: pegue leve com você, não se cobre demais, faça o seu possível, se respeite, evite comparações, saiba pedir ajuda – e não deixe de baixar o Kinedu!

Tem algum tema sobre o desenvolvimento dos bebês que você gostaria de ver aqui no blog ou no meu canal? Deixa aqui nos comentários!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu.

publicidade