Ser criativo é um dom para poucos?

01/05

por Kalina Juzwiak

Um certo dia, em uma roda de conversas sobre o artista dentro de cada um de nós, uma mulher retrucou um argumento meu sobre o assunto e disse – “Eu não me considero artista – não sou criativa. Como podemos ser todos artistas?” A minha resposta a ela, que se vestia com estilo próprio e tinha um corte de cabelo inusitado: “Me corrija se eu estiver errada. Você construiu um estilo particular para se vestir. Você se mantém a esta identidade – que conversa com o seu corte de cabelo. Juntos eles me passam atitude! Você é uma mulher de personalidade forte. E você acorda todos os dias com esta mensagem na forma que se veste, caminha e fala. Isto é ser criativo. Você escolheu a sua roupa, você construiu uma identidade, e passa uma mensagem de força e do feminino ao mesmo tempo.”

Você gosta de deixar a sua casa arrumada – onde cada peça tem um lugar? Alinha os seus livros ou suas roupas por tamanhos e cores? Você gosta de unir ingredientes inusitados ou de cores diferentes ao cozinhar e compor um prato? Você gosta de escolher as suas roupas pela manhã? Ao contar uma história, você dramatiza ela de alguma forma? Quando você se depara com algum problema dentro da sua empresa – o no âmbito da sua casa – como você o soluciona? Você já acordou um dia e falou: “nossa, tive uma idéia – e se nós dermos um presente especial para a nossa amiga?”

E quando passa por estas situações, já considerou a possibilidade de isto ser a sua criatividade?

A criatividade não é acidental. Ela é uma capacidade que pode ser desenvolvida a qualquer hora e em qualquer lugar. Se você tem a habilidade de pensar e projetar vontades e imagens, você imagina. E, se você imagina, você já tem a base da criatividade na sua essência. A criatividade é uma decisão pessoal. Um estilo de vida. É a curiosidade. Uma ferramenta para resolver problemas. A transformação do antigo em algo original. A criatividade é a capacidade de fazer novas conexões, entre diferentes assuntos e meios.

Diferente do que muitos acreditam, para mim a criatividade não é um dom divino. Algumas pessoas tem certas facilidades, mas é assim também com outras habilidades. O desenvolvimento da criatividade, assim como outras disciplinas, exige esforço, determinação e prática. A criatividade pode se tornar parte do seu cotidiano, através da sua presença, das suas escolhas, do seu entorno, dos desafios, da diversidade, versatilidade e conhecimento. O consciente e inconsciente. O construir e desconstruir. O errar e acertar. A criatividade faz parte de um olhar e de uma perspectiva perante a vida.

Para mim a criatividade surge como um reflexo do estilo de vida que levo. Ela faz parte de todos os meus dias. A diversidade e versatilidade das minhas escolhas. Arrumar a casa, cozinhar, escolher uma roupa que reflita o humor do dia. Os trabalhos, os projetos, as conversas. Me coloco o desafio pessoal diário de dar um toque criativo em tudo que toco.Cada dia em um lugar novo, novas ideias, novas superfícies, novos desafios. Hoje, com a constante prática e determinação, a inspiração e a criação funcionam assim, como um processo natural de inspirar e expirar. Para mim ser criativa significa estar aberta, me manter acordada, presente nos momentos, para absorver o meu entorno, para me interessar por tudo aquilo que se aproxima. Diariamente exercito a criatividade através de pesquisas externas em diferentes meios e disciplinas. Ler e estudar sobre os mais variados assuntos. Conversar com pessoas diferentes, me colocar em posições onde saio da zona de conforto. E, antes de mais nada, uma constante busca no interno. Um olhar para dentro constante, afinal, temos mais respostas dentro de nós do que imaginamos. Não existe uma fórmula para “ser criativo”, pois se trata sim, primeiramente, de um processo individual – quase que um jogo pessoal entre consciente e inconsciente – antes de se tornar coletivo

Todos somos criativos, é uma capacidade coletiva, que pode ser desenvolvida. Então, antes de mais nada, podemos nos perguntar como enxergamos a nossa vida – em todos seus detalhes: Em preto e branco, ou em cores?

Conheça meu trabalho:

kaju.ink

@bykaju

@artistakalinajuzwiak