SHANTALA: O que é, como fazer e os benefícios para o seu bebê!

17/06

Você já ouviu falar em Shantala? Esta é uma técnica de massagem para bebês que surgiu na Índia, mas seus inúmeros benefícios logo fizeram com que este conhecimento chegasse ao Ocidente. Apesar de o ensinamento hindu sugerir que a massagem seja feita a partir do primeiro mês de vida do bebê, muitos pediatras a recomendam desde os primeiros dias do recém-nascido.

Eu já conhecia alguns benefícios da massagem para bebês, mas foi nos vídeos do Kinedu, um aplicativo que uso desde pouco antes de a Anne Liv nascer, que pude aprender técnicas diferentes e adequadas às necessidades dela (como massagens para cólica ou para relaxamento).

Esta atividade do Kinedu mostra uma massagem mais rápida, que tem como objetivos relaxar o bebê e melhorar o tato e a consciência corporal:

Atividade: Massagem expressa

shantala - atividade Kinedu massagem expressa

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo! 

Benefícios da Shantala

A Shantala, especificamente, ajuda a acalmar o bebê, alivia as cólicas, melhora o sono, a respiração e a digestão. Além disso, estimula o desenvolvimento dos músculos, melhora a consciência corporal e fortalece os laços afetivos entre os pais e o bebê, contribuindo para um desenvolvimento socioafetivo saudável. Ainda por cima, é especialmente benéfica para bebês que nasceram de cesárea, e não receberam a “massagem natural” do canal vaginal.

Como fazer a Shantala

Comece o ritual preparando o ambiente. Você pode usar um colchão ou o trocador, por exemplo – apenas se certifique de que a superfície seja segura para o seu bebê. Tire anéis e pulseiras, ajuste a iluminação, coloque uma música tranquila e confira se a temperatura está confortável para o seu bebê. Evite fazer qualquer tipo de massagem antes ou depois das refeições ou se ele estiver com muito sono.

Para fazer a Shantala, você irá usar um óleo corporal para bebês a partir do segundo passo – o primeiro passo é o rostinho, e o óleo poderia causar irritações. Cada movimento descrito abaixo deverá ser feito de 4 a 10 vezes, dependendo do tempo que você tem e da aceitação do seu pituco:

  • Rosto: esfregue bem as mãos para esquentá-las e passe-as ao redor da cabeça do seu bebê, do topo ao queixo. Depois, faça movimentos circulares com os polegares nas têmporas dele. Em seguida, ainda com os polegares, faça movimentos circulares ao redor dos olhos. Depois, também com os polegares, faça um movimento de “8”, passando pela testa, pelo nariz e pelo queixo. Finalize fazendo uma massagem atrás das orelhas.
  • Tronco: junte e separe as mãos em um ângulo perpendicular ao peito do seu filho. Depois, expanda o movimento, alongando os bracinhos e terminando nas mãos dele. Em seguida, faça um movimento cruzado da costela até o ombro, passando a mão esquerda desde a costela esquerda até o ombro direito e a mão direita desde a costela direita até o ombro esquerdo. Mais uma vez, expanda o movimento, alongando os bracinhos e terminando nas mãos.
  • Braços: coloque o seu bebê de lado (perpendicular a você) e deslize a sua mão esquerda desde a axila até as mãozinhas dele, depois repita com a sua mão direita. Em seguida, deslize as suas duas mãos em movimentos cruzados desde a axila até a mãozinha dele. Depois, abra a mão do seu bebê e deslize os seus polegares entre elas, desde a palma até os dedos dele. Em seguida, puxe cada dedinho, e finalize esfregando a palma da sua mão contra a palma da mãozinha dele. Repita os movimentos com o outro braço do seu bebê.
  • Abdômen: os movimentos nesta área deverão ser feitos sempre no sentido horário. Deslize as suas mãos desde as costelas até a pelve do seu bebê, alternando-as. Depois, pressione delicadamente a barriguinha do seu bebê ao redor do umbigo, até que ela fique mais molinha. Em seguida, faça movimentos semicirculares alternando as mãos ao redor do umbigo, como se fosse um cata-vento. Depois, deslize a mão direita da costela até a pelve do seu bebê, seguida pelo antebraço esquerdo, e finalizando com a mão.
  • Pernas: aqui, os movimentos serão iguais aos dos braços – porém, eles irão desde a virilha até os pés, e as palmas das mãos serão substituídas pelas solas dos pés.
  • Costas: coloque o seu bebê de bruços. Se ele ficar desconfortável nessa posição ou tiver refluxo, você pode colocar uma mantinha embaixo do peito dele, para deixar o tronco mais elevado. Comece deslizando as mãos alternadamente desde a nuca até o bumbum do seu bebê. Depois, segure os pezinhos dele com uma das mãos e faça o mesmo movimento desde a nuca até os pés. Em seguida, posicione uma mão perpendicularmente à nuca do seu filho, e a outra, perpendicularmente aos pés, e deslize-as em direção ao centro do corpo dele, unindo-as no final. Finalize deslizando as mãos perpendiculares ao tronco dele, alternadamente.

A Shantala pode ser feita diariamente. Lembre-se de conversar com o seu bebê sempre e verificar se ele está confortável – uma resistência no início é bastante comum, mas não continue se ele começar a chorar.

Embora a Shantala tenha muitos benefícios para o seu bebê, sei que nem sempre temos o tempo necessário para fazê-la. Por isso, dependendo do objetivo da sua massagem, você pode testar outras técnicas. Esta atividade do Kinedu mostra uma massagem com lavanda que ajuda o bebê a relaxar, especialmente se ele estiver muito agitado antes de dormir:

Atividade: Massagem com lavanda

shantala - atividade Kinedu massagem com lavanda

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

O Kinedu é um aplicativo gratuito, mas também tem uma versão premium, que permite que a família inteira acesse o catálogo completo de artigos e atividades – e o melhor de tudo é que você pode testá-la por 7 dias grátis para experimentar. Eu super recomendo!

Você também pode se interessar por:

O app que os pediatras recomendam

6 atividades sensoriais para estimular o desenvolvimento do tato dos bebês

Como fazer o bebê dormir? Conheça 4 truques infalíveis

Você já praticou a Shantala com o seu bebê ou costuma usar outras técnicas de massagem? Conta pra mim aqui nos comentários, vou adorar saber!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade