Síndrome de Down e atividade física

20/03
por Edu Nogueira | Educador Físico

A síndrome de Down (SD), descrita pelo médico inglês John Langdon Down em 1866, é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo 21 extra (total ou parcial). É caracterizada pelo retardo mental, baixa estatura, alterações esqueléticas, imunológicas e variadas, em muitos sistemas e órgãos, e geralmente está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico.

As pessoas com SD têm uma evolução em ritmo um pouco mais lento que maioria das crianças, devido a uma falta de mielinização das fibras nervosas, indicando uma falta de maturidade do sistema nervoso central, levando não só a sua deficiência mental, como também as características físicas e fisiológicas próprias, porém nem todas apresentam as mesmas características.

Atualmente verifica-se que esse grupo especial está vivendo mais, trabalhando mais, praticando esportes e casando, portanto, a prática de qualquer atividade física é de imensa ajuda para a melhora da qualidade de vida.

Considera-se, então, que a atividade física tem vários objetivos: estimular o crescimento e o desenvolvimento motor, hipertrofia muscular, flexibilidade, melhoria na capacidade cardiorrespiratória, alegria, motivação e formação social do indivíduo.

No início de um programa de atividade física, é necessária uma avaliação médica, e o educador físico deve contemplar os diferentes componentes da aptidão física, incluindo exercícios aeróbios, de força muscular, de flexibilidade e de equilíbrio.

A atividade física para pessoas com SD deve ser adequada às suas características e necessidades, criando um ambiente favorável, prazeroso e estimulador.

Benefícios da atividade física para pessoas com Síndrome de Down

·         Maior interação social
·         Melhora da autoestima e autoconfiança
·         Melhora do equilíbrio emocional
·         Ajuda a prevenir doenças crônicas
·         Melhora da capacidade cognitiva
·         Melhora do raciocínio lógico
·         Aumento da atenção, concentração, antecipação e estratégia
·         Melhora do equilíbrio, ritmo, coordenação motora e musicalidade
·         Melhora da orientação espacial e propriocepção
·         Aumento da força e resistência muscular
·         Diminuição da gordura (emagrecimento)
·         Controle da pressão arterial
·         Melhora da resistência cardiorrespiratória
·         Melhor controle da glicemia
·         Menor dependência para a realização das atividades diárias

Foto: Reprodução

Conheça meu Curso de Maquiagem Online. São 21 vídeo aulas + um super Ebook por R$ 24,90!