SLOW FOOD | Alimentação mais consciente

12/09

por Melissa Volk

Com a conscientização sobre alimentação e saúde e o glamour e status que os chefs conquistaram nos últimos anos, um boom de programas de culinária e gastronomia pipocaram na TV e internet. São diversos temas, estilos, focos e linguagens para conquistar um público que busca informação, inspiração, ou simplesmente diversão. Tem literalmente para todos os gostos.

Mas falando de slow food, escolhi 4 deles, com abordagem e tom bem distintos mas que nos fazem pensar e repensar nossas escolhas e que nos liberta rumo a um estilo de vida mais saudável, consciente e muito mais colorido, feliz e saboroso.

Vou começar com dois documentários do Netflix que discutem seriamente as questões alimentares, as interferências políticas e suas consequências à saúde e ao planeta: “What the Heath” e “Food Choices”. Se você ainda não viu, se prepare, são um chacoalhão necessário para vivermos livre e plenamente.

E para elevar a alma e encher os olhos, assistam pelo menos esses 2 episódios da série “Chef’s Table”, também no Netflix, que levam o slow food em seu DNA: Jeong Kwan, uma freira budista da Coreia do Sul que abre a terceira temporada da série mostrando que cozinhar é uma verdadeira prática espiritual. Lindíssimo. E o chef Alaine Passard, que inaugura

O “Chef’s Table França” mostrando ao mundo o que é capaz de fazer apenas com legumes e verduras colhidos de suas hortas.

Além da fotografia, do roteiro e da trilha que são maravilhosos, as histórias de superação, dedicação e paixão servem de inspiração a todos nós.

Depois conta pra gente o que achou e conta também que filme, documentário, série ou programa que assiste pra gente se inspirar também.

Sobre o Slow Market e a Melissa

Motivada por fatores pessoais e questionamentos sobre qualidade de vida, a ex-publicitária Melissa Volk criou em 2016 o Slow Market, a princípio uma feira/mercado de marcas conscientes e sustentáveis de moda, beleza, decoração, pet, gastronomia e infantil. Desse primeiro projeto, Melissa vislumbrou uma oportunidade para criar eventos temáticos e setorizados, a fim de aprofundar questões sobre a sustentabilidade e conscientização por segmento, e foi ai que criou três projetos que são atualmente a base do Slow Market, que tem como filosofia o desenvolvimento de uma sociedade mais equilibrada, saudável, amorosa e unidaVirada Zen Market feita em parceria com a Virada Zen e foco em saúde e bem-estar, meditação, yoga; Slow Market.Kids, realizado em parceria com Oficina Cantada, com mercado, informação e atividades lúdicas e de conscientização para crianças e seus pais e por fim o Slow Market.Beauty, o primeiro evento totalmente focado na indústria de cosméticos naturais, orgânicos, veganos e artesanais do Brasil.

Site: www.slowmarketbr.com

Instagram @slowmarket_br

Facebook @slowmarketbr

YouTube Slow Market Br