TUDO SOBRE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO

11/03

Se você tem um bebê pequeno, deve ter visto esta cena incontáveis vezes: seu filho está tranquilo, talvez até pegando no sono – mas é só você sair de perto, que a choradeira começa. Isso se chama ansiedade de separação e é muito natural, especialmente nos primeiros meses de vida, já que o seu bebê ainda não compreende o conceito de permanência do objeto – ou seja, quando algo some do campo de visão dele, ele ainda não sabe que essa coisa (ou pessoa) ainda existe.

Por sorte, eu já usava o Kinedu desde antes de a Anne Liv nascer, então estava bem informada desde cedo. O Kinedu é um aplicativo com atividades para estimularmos o desenvolvimento dos nossos bebês, mas que tem centenas de artigos com informação de qualidade, embasados cientificamente. Por que estou contando isso? Porque, quando a Liliu era um joelhinho e abria o berreiro quando eu saía de perto dela, o que eu mais ouvia era que pegá-la no colo a deixaria mimada. Graças ao Kinedu, eu já sabia que essa crença popular era furada, que bebês pequenos não ficam mimados e que eles precisam, sim, ter seu choro atendido para criar um apego seguro e ter um desenvolvimento socioafetivo saudável.

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Voltando à ansiedade de separação: a questão é que a compreensão do conceito de permanência do objeto começa a ser desenvolvida lá pelos 6 meses de idade, mas precisa ser estimulada e reforçada sempre, para que o seu pituco entenda que você não o abandonou ou deixou de existir só porque foi até o banheiro.

Para ajudar o seu bebê a lidar com a ansiedade de separação, você pode apresentar outros cuidadores a ele (não só o papai, mas a vovó, a titia, aquela sua amiga ponta firme, etc.), para que ele se habitue à presença de outras pessoas. Se despedir do seu filho quando for deixá-lo sozinho também pode ser útil e ajudar a criar uma rotina – ele logo vai entender o ritual: você se despede, sai, e depois volta.

Além dessas dicas, o Kinedu tem uma série de atividades pensadas para ajudar o seu pituco com a ansiedade de separação:

Atividade: Esconde-esconde II

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Esconderijo

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Brincando de esconde-esconde

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Neste post, falo mais sobre a importância das brincadeiras de “Cadê? Achou!” para o desenvolvimento socioafetivo dos bebês, e tem vídeo meu da Liliu brincando comigo! <3

O Kinedu é um aplicativo gratuito, mas tem uma versão premium que eu uso e recomendo, pois ela dá acesso ao catálogo completo de atividades e artigos para toda a família. O legal é que a versão premium tem um teste de 7 dias grátis, então dá para experimentar sem compromisso!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Você também pode se interessar por:

Ansiedade de separação: brincadeiras que ajudam o seu bebê nesta fase!

Teoria do apego: o que é, e como se relaciona com o desenvolvimento do bebê

Dica de ouro para mãe de primeira viagem

Você tem outras dicas ou brincadeiras para ajudar os bebês a lidar com a ansiedade de separação? Deixa nos comentários, vamos trocar experiências!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade