LifestyleTummy Time: o que é e como praticar com o bebê
26/11
|
Se você acabou de entrar no mundo da maternidade, deve ter ouvido falar em “tummy time”. Tummy time (algo como “tempo de barriguinha”) nada mais é do que deixar o bebê de bruços. Mas você sabe por que ficar de bruços é tão importante para os pequenos – ou mesmo como conseguir fazer isso se o seu bebê odeia ficar nessa posição? Saiba tudo sobre o tummy time neste post!
Antes mesmo de a Anne Liv nascer, eu comecei a usar um aplicativo chamado Kinedu, que me traz informações valiosas sobre o desenvolvimento dos bebês e dicas de atividades para fazer com ela e ajudá-la a ter um desenvolvimento saudável em todas as áreas (física, cognitiva, linguística e socioafetiva).
Clique AQUI para baixar o Kinedu grátis para iPhone e Android!
Foi com esse app que eu entendi a real importância do tummy time e aprendi como incorporar essa atividade na nossa rotina. Hoje, vou dividir com você algumas dessas dicas preciosas!
Por que o “tummy time” é tão importante?
Deixar o seu bebê de bruços ajuda a desenvolver os músculos das costas, do abdômen, das pernas, dos braços, dos ombros e do pescoço, o que é superimportante para que ele consiga atingir certos marcos do desenvolvimento, como sustentar a cabeça, engatinhar e ficar de pé.
Atividade: Bolhinhas de bruços
Que tal passar um tempo com o seu bebê ao ar livre enquanto se diverte e pratica o tummy time? Esta atividade do Kinedu é ótima para isso!
Baixe o Kinedu para iPhone ou Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!
Quando o seu pituco está nesta posição, ele precisa fazer força para empurrar o corpo para cima, virar o pescoço e se movimentar para ver o que está acontecendo ao redor dele, e isso o ajuda a fortalecer todos esses músculos. Ficar de bruços também ajuda a prevenir atrasos no desenvolvimento motor e condições como o pescoço torto e o achatamento da cabeça.
Apenas tenha em mente que, apesar de essa posição ser ótima para o seu bebê, ela não é recomendada para o sono, ok? Quando for colocar o seu pituco para dormir, deixe-o de barriga para cima, para evitar riscos de sufocamento e de morte súbita infantil (SMSI) – pelo menos até que ele aprenda a rolar, o que costuma acontecer por volta dos 6 meses de vida.
Quando começar a deixar o bebê de bruços?
Você já pode praticar o tummy time logo após o nascimento do seu bebê. Comece deixando-o de bruços no seu colo duas ou três vezes por dia durante alguns minutos. Pode ser que o seu pituco não goste, mas é importante que ele fique nessa posição por pelo menos um minutinho.
Com o tempo, seu bebê irá se acostumar e você vai poder deixá-lo de bruços com uma frequência maior e por mais tempo. Quando ele estiver mais forte, coloque-o no chão sobre um cobertor ou um tapete de atividades com alguns brinquedos ao redor, para que ele possa se distrair e aceitar melhor o tummy time.
Lembre-se de sempre supervisionar o seu bebê quando ele estiver de bruços. Se ele estiver muito agitado, tente novamente mais tarde.
Meu bebê odeia ficar de bruços!
Essa é uma queixa frequente das mães, pois muitos bebês têm algum desconforto com o tummy time. No entanto, é possível driblar essa situação com essas dicas do Kinedu (que funcionaram muito bem com a Liliu!).
Dicas para facilitar o tummy time:
- É importante que o seu bebê esteja se sentindo confortável antes de colocá-lo de bruços. Portanto, verifique se a fralda dele está limpa e se ele não está com sono ou com fome. Deixá-lo de bruços logo depois de mamar ou comer também não é muito bom, pois ficar nesta posição de estômago cheio poderá deixar o seu filho irritado.
- Coloque brinquedos ao redor do seu pequeno, para que ele possa se entreter com eles e ter um incentivo extra para se movimentar.
Atividade: Olhe para trás!
Além de trabalhar a coordenação motora durante o tummy time, essa atividade do Kinedu irá estimular a audição do seu bebê!
Baixe o Kinedu para iPhone ou Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!
- Colocar um espelho de plástico no chão também pode ser interessante, pois os bebês geralmente ficam muito curiosos com o próprio reflexo.
- Deite ao lado do seu filho. A sua presença faz com que ele se sinta mais seguro para explorar. Você pode conversar com ele, cantar ou até mesmo fazer caretas para tornar esse momento mais gostoso e menos desconfortável para ele.
- Se nada disso estiver funcionando, experimente mudar um pouquinho a posição do seu filho até perceber que ele está mais confortável. Por exemplo, você pode colocar um travesseiro ou uma toalha enrolada sob o peito dele e ver como ele reage.
Quanto mais você deixar o seu bebê de bruços, mais cedo ele irá conseguir rolar, ficar sentado sem apoio e engatinhar – e isso tudo será fundamental para que ele possa explorar melhor o ambiente e ter um desenvolvimento saudável!
Conheça o Kinedu
Sou suspeita para falar do Kinedu, porque uso muito o app com a Anne Liv e amo ler os artigos e fazer as atividades com ela todos os dias!
O Kinedu foi criado por especialistas em desenvolvimento infantil para ajudar os pais a impulsionarem o desenvolvimento dos seus filhos com artigos e atividades baseados no que há de melhor e mais atual na ciência. O plano de atividades é personalizado de acordo com as necessidades únicas do seu bebê, que o app conhece graças aos marcos do desenvolvimento que você preenche.
Existe um plano gratuito, que é o que vem com o app quando você faz o download, e que dá acesso a algumas atividades por semana; e o plano premium, que dá acesso ilimitado ao conteúdo e permite que você acompanhe o progresso do seu bebê e adicione quantos cuidadores quiser à conta.
Eu uso o plano premium e recomendo demais! Se você está em dúvida sobre fazer a assinatura, aproveita que tem 7 dias de teste grátis do plano premium e experimenta com o seu pituco!
Clique AQUI e baixe o Kinedu com 7 dias de teste grátis!
Você também pode se interessar por:
Com quantos meses o bebê senta?
Com quantos meses o bebê começa a engatinhar?
Marcos do desenvolvimento infantil: o que é e qual a sua importância
Me conta: você já sabia que o tummy time era tão importante assim? Seu bebê fica de bruços numa boa ou reclama? Deixa seu depoimento nos comentários!
Beijos com amor,
Ju e Kinedu
