UMBIGO DO BEBÊ: Saiba se você está cuidando bem dele

19/11

Você tem um bebê recém-nascido ou está nas últimas semanas de gestação? Então é importante saber como cuidar do umbigo do bebê direitinho para evitar infecções indesejadas, já que a área do coto do cordão umbilical exige alguns cuidados especiais até que ele caia e cicatrize completamente.

Eu já usava um aplicativo chamado Kinedu antes mesmo de a Anne Liv nascer, mas o app me deu uma super força com essa e outras dúvidas quando ela nasceu. Além de ter centenas de artigos incríveis baseados no que existe de mais atual na área científica, o Kinedu também possui atividades em vídeo para estimular o desenvolvimento dos bebês. Sou apaixonada por esse app!

Clique AQUI para baixar o Kinedu para iPhone ou Android!

Confesso que a pediatra da Liliu já tinha me ensinado como cuidar do umbigo do bebê, mas são tantas informações ao mesmo tempo, que a gente só vai lembrar mesmo na hora de colocar em prática. E, nesse momento, é importante ter algo para nos guiar – melhor ainda se for algo em que nós, como mães, possamos confiar! O Kinedu foi desenvolvido por especialistas em desenvolvimento infantil, então eu fico tranquila para usá-lo como fonte de informação sempre que preciso.

Enfim, quando chegou o momento de dar o primeiro banho na Anne Liv, me deu aquele branco! Recorri ao Kinedu e encontrei esta atividade, que pode ser muito útil para quem, como eu, é mãe de primeira viagem:

Atividade: Primeiro banho do meu bebê: banho de esponja

Além de mostrar o passo a passo para dar banhos de esponja e limpar o umbigo do bebê, essa atividade vai ajudar a fortalecer os laços afetivos entre vocês.

umbigo do bebê limpeza

Baixe o Kinedu para iPhone ou Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Como limpar o umbigo do bebê

Em primeiro lugar, lembre-se de lavar bem as mãos com água corrente e sabão neutro antes de manipular o umbigo do bebê para evitar infecções. Esfregue bem o punho, as unhas e entre os dedos.

O ideal é limpar o umbigo do bebê sempre que você trocar a fralda dele. Você pode usar algodão ou uma fraldinha de pano com água limpa ou álcool 70%. Para secá-lo, dê batidinhas bem suaves com uma gaze ou abane a região.

Outros cuidados com o umbigo do bebê

Para proteger o coto do umbigo do seu bebê do atrito das roupas e possíveis machucados, mantenha-o dentro da fralda.

Também é importante não deixar a fralda muito apertada para evitar lesões.

Como saber se há uma infecção no umbigo do bebê?

Normalmente, o coto do cordão umbilical cai sozinho antes de o seu bebê completar um mês de vida. As infecções não são tão comuns, mas você deve conversar com o pediatra se o seu pituco tiver algum desconforto quando você encostar na área ao redor do umbigo ou se apresentar vermelhidão ou uma secreção amarelada com mau cheiro. Estes podem ser sinais de infecção.

Conheça o Kinedu

O Kinedu é um aplicativo que tem como proposta ajudar os pais a impulsionarem o desenvolvimento dos seus filhos. Isso porque inúmeros estudos já provaram que as interações nos primeiros anos de vida são determinantes para o desenvolvimento e a aprendizagem futuros.

O app tem alguns conteúdos liberados na versão gratuita, mas a versão para assinantes, que é a que eu uso, amo e recomendo, dá acesso ilimitado às atividades e artigos, além de permitir que você acompanhe o progresso do seu bebê e adicione quantos cuidadores quiser, para que todo mundo saiba como interagir com o seu pituco da melhor forma!

Se você quiser experimentar a versão para assinantes (vale muito a pena!), tem um teste de 7 dias grátis! Aproveita!

Clique AQUI e baixe o Kinedu com 7 dias de teste grátis!

Você também pode se interessar por:

Como dar banho em recém-nascido

4 cuidados importantes com bebê recém-nascido

Recém-nascido não dorme

Agora que você já sabe como cuidar do umbigo do bebê, me conta: quais são as suas maiores dúvidas sobre a maternidade ou o desenvolvimento infantil? Deixa nos comentários – quem sabe eu não preparo um post com a sua dúvida!

Beijos com amor,

 

Ju e Kinedu