Você se sabota? | Domingo Zen

2267
25/12

Quantas vezes você deixou algo para depois, tentou fazer algo diferente sem conseguir ou até mesmo quebrar um padrão desagradável que se repete? Tudo isso pode ter suas raízes na auto sabotagem e trazendo consciência para essa questão que tanto nos paralisa é possível mudar! Esse Domingo Zen é uma reflexão sobre isso, então vem sem medo que juntos podemos mais!

Aquilo que pensamos e verbalizamos tem um poder muito grande sobre nossa realidade. É aquela velha frase de Henry Ford: ‘Se você pensa que pode ou pensa que não pode, você está certo’. Entende o que isso representa?! Nós criamos nossa própria realidade a cada dia, a cada pensamento e a cada crença, mas na maioria das vezes estamos presos ao papel de vítima e isso pode gerar grandes bloqueios e a incapacidade de assumir o controle da nossa própria vida. Pensei muito sobre isso depois que uma seguidora pediu para que eu abordasse a auto sabotagem ou auto boicote aqui no nosso Domingo Zen.

Confesso que reconheço em alguns comportamentos e pensamentos minha própria auto sabotagem e se você também sente isso, ótimo! Sim! É o que eu falo sobre trazer consciência, é se observar e fazer um diagnóstico das possíveis causas daquilo que te incomoda, sejam os comportamentos, sejam suas repetições. Claro que não é a coisa mais legal do mundo ficar mexendo na própria ferida, dói, eu sei. Só que para a gente crescer, é necessário sair da zona do conforto e assumir o papel da auto responsabilidade, sair do papel de vítima e responder por aquilo que se faz, se fala, se colhe. Entender que você é responsável pelo que acontece com você e com sua vida, não distorcendo a ponto de dizer ‘é tudo culpa minha’ – o que seria uma repetição do seu papel de vítima, sendo vítima de si mesmo – mas assumindo que ‘é minha responsabilidade’, similar a lei da causa e efeito, então se você está no controle, você tem total autonomia de mudar o que quiser na sua vida. Isso inclui quebrar algumas crenças também para poder seguir em frente e em direção ao que se deseja, já que a auto sabotagem acaba de levando no caminho contrário ao que seja deseja, é algo inconsciente, pode parecer mais forte que você, mas tem jeito sim! No vídeo eu levanto alguns questionamentos que podem te ajudar nisso!

Quando falo sobre crenças, falo sobre suas verdades, só que muitas vezes elas nem são suas. São heranças e aprendizados que você teve ao longo da vida. Especialmente na sua fase de formação, ainda quando criança. Talvez você tenha ouvido alguém dizer que dinheiro não traz felicidade e no seu sistema isso é uma grande verdade. O que acontece?! Você vive endividado ou simplesmente não ganha o quanto gostaria, insatisfeito com suas finanças, sem saber o porquê. Pois bem, sua crença, ou seja, um pensamento enraizado acaba refletindo em comportamentos que vão gerar um resultado e geralmente esse resultado sustenta sua crença. Ele alimenta sua verdade de forma com que ela permaneça existindo, afinal, se dinheiro não traz felicidade, porque você precisa ter?! Seu cérebro acredita no que você pensa e gera comportamentos que sejam condizentes. Isso também funciona com relacionamentos, há quem acredite que não tem sorte no amor… pensando assim, dificilmente vai se dar bem em um relacionamento, seu sistema foi programado por esse pensamento para sabotar sua felicidade no amor. Esse realmente é um assunto profundo, poderíamos debater por parágrafos e parágrafos todos os desdobramentos da auto sabotagem, mas citei alguns exemplos comuns e vale você investigar o que realmente se manifesta no seu caso para seguir as dicas que darei no vídeo!

VEJA MAIS DICAS NO VÍDEO 

Lembre-se da não identificação, seus comportamentos não são você e não representam sua totalidade, é como se eles viessem de uma parte de você, uma parte do seu ego que insiste em ter vontade própria, entende? Então não se dê por vencido, mesmo quando isso tudo parece ser mais forte do que você. Até a gente encarar isso tudo de frente, não tivemos oportunidade de saber que pode ser diferente, muitas vezes estamos acostumados a viver aquele padrão, por pior que seja. Então tenha coragem e saiba que você pode mudar, é possível se reinventar e transformar sua realidade para algo mais consciente, mais alinhado ao que você realmente busca e não baseado na atração daquilo que você evita.

Caso você tenha uma experiência a compartilhar, deixa nos comentários! Vamos nos unindo, nos ajudando sempre! Essa também é a proposta do Zen, disponibilizar reflexões, ferramentas para seu bem estar e seu despertar. Alegria em ter vocês comigo nessa jornada!

Já Baixou o Zen App?

Se você ainda não conhece o meu app Zen, baixe gratuitamente para iPhone e Android! Conheça as trilhas relaxantes, as reflexões diárias, o calendário de humor e também os planos de assinatura das meditações guiadas, afinal a meditação é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento, cura e equilíbrio, Se você também deseja isso para a sua vida, agora ficou mais fácil.

VEJA POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

Tudo Sobre o Zen

Como Perdoar de Verdade?

Beijos com amor,

Ju