Yoga como ferramenta para controlar a ansiedade

14/01

Você sofre com ansiedade? Nesse vídeo eu tive uma conversa leve sobre como os ensinamentos do yoga podem servir como ferramenta para controlar a ansiedade. Vem ver!

Na minha história, a prática do yoga representa um verdadeiro alívio para inúmeros dilemas da vida, incluindo questões emocionais e psicológicas. Então, eu acredito verdadeiramente que o yoga pode ajudar muito quem sofre com ansiedade e na conversa com a professora Nathalia, trouxemos três dicas de exercícios simples para você utilizar sempre que sentir a ansiedade tomando conta!

Conforme a professora Nathalia conta no vídeo, ela própria teve experiência com situações de alerta onde a ansiedade estava prestes a retirar seu equilíbrio e tranquilidade. Além disso, o quanto o yoga a ajudou a melhorar fisicamente, com questões de saúde que até então a faziam precisar de acompanhamento médico.

Exercícios do yoga no combate à ansiedade

Por definição, o yoga é uma filosofia de vida e os asanas, que constituem a parte física da prática, são apenas uma parte. Há muito mais a ser praticado além da parte física e que pode fazer muita diferença positiva no combate à ansiedade.

1º Exercício – Pranayamas

Para começar, temos os pranayamas, que são exercícios de respiração intencionados. Em primeiro lugar, o processo de respirar consciente por si só traz um foco mental e já é uma forma de meditação. Em segundo, a fisiologia de uma respiração lenta bem executada é suficiente para acalmar a mente e desacelerar os batimentos cardíacos, pontos cruciais de quem sofre com ansiedade.

No vídeo, Nathalia demonstra um exercício simples, mas poderoso, que é inspirar em 4 segundos e soltar o ar lentamente em 8 segundos. Busque sentir os efeitos que essa respiração provoca no seu corpo.

2º Exercício- Visualização

Nosso segundo exercício é uma visualização, que ajuda a retomar o foco e a sair do estado de ansiedade. Pode ser realizada de forma mental, de olhos fechados e usando a imaginação. Nesse caso, você pode imaginar uma figura simples, como um círculo, buscando manter o foco na figura.

Além disso, podemos fazer uma visualização de olhos abertos. No vídeo utilizamos a observação da chama de uma vela, que é especialmente interessante para quem deseja focar no micro e dar atenção aos detalhes. Já para quem precisa sair do excesso de detalhamento e focar no macro, olhar para o céu, contemplar a amplitude ou simplesmente não focar em nada em específico pode ser mais interessante. Experimente e sinta o que acontece.

3º Exercício – Um ritual diário de

Assim como o nosso corpo a mente pode ser treinada. Com disciplina e prática podemos incluir em nossa rotina um exercício que nos auxilie a afastar a ansiedade.

Nosso terceiro exercício é criar um ritual diário que traga a sensação de paz e aconchego para a rotina. Pode ser ao acordar, no momento do banho ou quando você quiser. Pode incluir um aroma, uma música relaxante ou um exercício de respiração.

O importante é se treinar para que a prática seja incluída em sua rotina e que você tenha um momento de autocuidado com você. Se conecte com você para lidar melhor com os desafios da vida diária. Pratique, experimente, treine sua mente e seja gentil com você!

Yoga como ferramenta para controlar a ansiedade

Para quem quer se aprofundar no tema, nós teremos a Semana do Yoga para Ansiedade, totalmente gratuita, online e com vagas limitadas, um projeto muito especial que te ajudará a descobrir como o yoga pode ajudar a combater essa condição e trazer mais equilíbrio para sua vida.

A Semana do Yoga para Ansiedade acontecerá de 26 a 29 de janeiro de 2021 e terá conteúdos teóricos e práticos que podem ser feitos por qualquer pessoa, de qualquer lugar. Então, avise a família e os amigos e venha praticar.

Se inscreva gratuitamente e participe!

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