ROTINA DE SONO + HORA DE DORMIR

15/06

publicidade

Uma das perguntas mais frequentes que recebo sobre a maternidade é justamente sobre a rotina, mais especificamente sobre a hora de dormir e o sono do bebê.  To aqui a convite da Tricae para compartilhar um pouco do que nos ajuda por aqui e quero saber de vocês também!

Por aqui, Anne Liv tá com 5 meses e meio, posso te dizer que uma das coisas em que mais me empenhei foi em estabelecer uma rotina noturna. Já que os bebês quando nascem não tem ainda o ciclo circadiano definido, que é a distinção de dia e noite. E a gente bem sabe que muitas vezes eles trocam o dia pela noite. E isso pode ser uma dor de cabeça pra todo mundo na casa.

Um dos primeiros conselhos da pediatra que seguimos foi deixar bastante claridade na casa durante o dia e durante a noite tudo apagado. Já até comentei com vocês que no começo eu tinha insegurança em dormir com tudo escuro então usava luminárias como essa de cachorrinho num cantinho do ambiente do quarto. Já que optamos por fazer quarto compartilhado até ela completar 6 meses. Antes mesmo do segundo mês eu já me sentia confortável em deixar o quarto todo escuro, então a luminária ficava ali ao lado para durante as manadas e as trocas ao longo da noite.

Um hábito que criamos foi o do banho antes de dormir. Buscamos manter o mesmo horário, mas não somos rígidos também. Tem dias em que o banho acontece uma horinha antes ou depois. Não sinto que isso afete negativamente. É lindo de ver como ela relaxa depois do banho, já sabe que vai dormir! Outras atividades que você pode incluir na hora de colocar o bebê para dormir são a leitura, músicas de ninar. São formas de o bebê entender que é hora de deitar e a rotina acaba trazendo segurança para os pequenos, especialmente segurança emocional.

Uma dica que usamos aqui é usar luzes amarelas em ambientes de recolhimento como quarto e sala. A luz amarela oi a branca morna é como um estímulo de relaxamento para o cérebro. Diferente da branca, usada em escritórios, hospitais, shoppings e ambientes de trabalho, que estimula que fiquemos despertos e acordados. Então quando cai a luz lá fora, vai escurecendo e anoitecendo. A casa entra em modo relax rs. Deixamos meia luz, criamos um ambiente aconchegante e sinto que a bebê acaba dormindo muito melhor quando vamos desacelerando nosso ritmo também.

Roupinhas confortáveis, pijaminhas, macacões. Prefiro as peças que já tem pezinhos porque agora que ela se mexe mais, acaba perdendo as meinhas no meio da noite! E depois dos 3 meses também demos uma naninha pra ela. Antes disso não colocávamos nada no berço, orientações da pediatra por conta de risco de sufocamento. Agora tudo bem, mas deixamos só a naninha mesmo é um cobertor leve que ela consegue pegar, tirar do rosto se precisar. E a naninha parece que ajuda a embalar no sono e caso ela acorde fica brincando, até dormir novamente.

Já viajamos com ela, já fomos a aniversários e jantares. As vezes vai acontecer de sair da rotina, e optamos por ser flexíveis quando necessário. Mas o que sentimos é que quanto mais a gente se dedica a esses pequenos rituais, mais conseguimos de fato ganhar tranquilidade e qualidade do sono. Não só do bebê, como da família toda!

Como é por aí?! Sabemos que cada família tem seus rituais e suas formas de cuidar dos bebês! Sempre bom trocar ideias, ter novas dicas e sempre que fizer sentido pra cada um de nós, aplicar ao novo a rotina para ela ficar cada vez melhor!

E se você gostou de alguma dica que eu falei, não deixa de conferir a seleção de produtos que a Tricae fez, é só clicar aqui.

Não esquece de se inscrever lá no canal da Tricae e acompanhar todas as novidades pelas redes sociais dele!

Grande beijo!

Ju