SAÚDE E SEGURANÇA NA VIAGEM | Como garantir um passeio seguro com as crianças

17/05

Vai tirar férias com a família? Como anda a organização para a viagem? Conhecer novos lugares com as crianças e sair um pouco da rotina é maravilhoso. Mas a pandemia ainda não acabou, e os cuidados, que já não eram poucos, precisam ser redobrados. 

Quem me acompanha, sabe bem que eu já tive a experiência de viajar com meus filhos durante a pandemia. E não foi nada fácil. Ter que lembrar de todas as demandas que os envolve, desde alimentação, vestimenta, documentação, por si só, já são questões que enlouquecem qualquer mãe. Mas a crise sanitária acendeu mais um alerta aqui em casa: manter a carteirinha de vacinação atualizada para protege-los contra todas as doenças, não só contra a Covid-19.

Além da saúde, é preciso garantir a segurança dos pequenos também. Seja em um passeio rápido para visitar um parente ou em uma viagem longa, com várias horas na estrada, as recomendações de viagem com as crianças precisam ser seguidas. E para trazer todas essas informações importantes e ajudar vocês com os preparativos, eu conversei com o Dr. Renato Kfouri, que é presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (www.sbp.com.br). Acompanhe as orientações do especialista!

As malas estão arrumadas, mas a carteirinha está atualizada?

Ao escolher o destino da viagem, é necessário também verificar se o local solicita vacinas obrigatórias, e a imunização deve ser feita com pelo menos duas semanas de antecedência¹. Também é importante pesquisar previamente se há surtos de doenças infectocontagiosas no local, sobretudo em áreas com menos infraestrutura¹.  Em caso de surto ou não, é importante que todas as vacinas estejam atualizadas, tanto das crianças quanto dos pais². Isso vai diminuir as chances de adoecimento² e promover uma viagem harmoniosa, de preferência, bem longe do hospital. 

Já vacinei contra a Covid-19, ainda preciso seguir protocolos de segurança?

A vacinação no Brasil segue avançando, e é claro que todos nós não vemos a hora de retornar à vida sem os protocolos de segurança. Mas eles ainda são necessários para garantir o controle da pandemia. Durante todo o trajeto da viagem, mantenha a máscara de proteção no rosto. Evite aglomerar e opte por locais abertos, com ampla circulação para passar bons momentos com a família. Ao escolher a hospedagem, opte por hoteis e pousadas que estejam seguindo os protocolos de segurança contra Covid-19³. E garanta que você e todos os membros da sua família, que já podem se proteger contra a doença, estejam com as duas doses (ou dose única) em dia!  

Existem recomendações para viagens ou passeios de carro?

Crianças dentro do carro, seja para fazer longas viagens ou apenas um passeio, precisam de dispositivos de segurança. E isso é determinado pela idade, peso e altura de cada um. 

  • Do nascimento até que a criança atinja o limite máximo de peso indicado pelo fabricante, os pais podem optar pelo bebê-conforto usado para trás; 
  • A cadeirinha voltada para frente, que é a mais conhecida entre as famílias, pode ser usada até os 7 anos, a depender da recomendação de peso indicada pelo fabricante; 
  • Até que o cinto de segurança se adapte perfeitamente ao corpo da criança, as famílias devem utilizar um assento de elevação (booster), que vai ajustar a altura do pequeno ao cinto; 
  • Quando a criança já tiver altura o suficiente para usar o cinto de segurança perfeitamente, ele deve ser usado em todos os passeios4 pg 9.

E os acidentes domésticos, como preveni-los?

Quem tem criança em casa, sabe que um segundo de distração pode coloca-las em risco. Por isso, fazer modificações no ambiente é essencial para prevenir acidentes. Ao chegar ao local de destino, faça uma varredura completa da área. Identifique possíveis riscos, como escadas, objetos afiados, fios elétricos, janelas e portas. Se possível, além de manter a criança longe desses perigos, cubra tomadas, trave gavetas e remova copos, facas, além de produtos de higiene e limpeza¹.

Aqui você encontra #MaisQueUmPalpite

Desde 2018, a campanha Mais Que Um Palpite fornece informações seguras sobre saúde e proteção das crianças. Uma iniciativa da Pfizer Brasil com a Sociedade Brasileira de Pediatria para empoderar e informar corretamente as famílias. 

Agora que você já sabe tudo o que precisa para proteger as crianças na viagem, é só preparar as malas e viver bons momentos em família!

Beijos com amor,

Ju 

Referências:

PP-NIM-BRA-0575